TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao e economia

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

CANOAS

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................02

PROBLEMAS IDENTIFICADOS NA ORGANIZAÇÃO............................................03

ANÁLISE CRÍTICA DE TODOS OS PROBLEMAS ENCONTRADOS...................04

SUGESTÕES DE MELHORIAS...............................................................................05

CONCLUSÃO..........................................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................07

REFERÊNCIAS........................................................................................................08

INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é fazer um Diagnostico Organizacional, de uma empresa, avaliando dentro dos conceitos teóricos, o Comportamento, o Clima, a Cultura, a Psicologia Organizacional e a Gestão de Pessoas, e, a partir desta avaliação e dos resultados obtidos, propor sugestões de  melhorias.

ESTRUTURA EMPRESARIAL

A empresa Objeto deste trabalho é MOSCA CONTROLE DE PRAGAS E SERVIÇOS LTDA., tem como setor de atuação a prestação de serviços, ramo de atividade Controle de Pragas. Seu porte é considerado pequeno, com 23 funcionários, contando com o pessoal da administração, incluindo gerência, Supervisão e Diretoria.

Abaixo destacamos o organograma da empresa:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19]

[pic 20][pic 21]

HISTÓRICO DA EMPRESA

        A empresa foi fundada em 06/10/62, portanto com 51 anos, com dois sócios, em cotas de participação iguais, no ano de 1990, passou a integrar a esta sociedade mais um integrante com participação societária menor, ficando os dois primeiros com 45% cada e o novo integrante com 10%.

        Pioneira no ramo Prestação de Serviços no Controle de Pragas no Rio Grande do Sul começou com duas atividades Desinsetização (Controle de Insetos) e Desratização (Controle de Ratos), ao passar dos anos foi acrescendo, até por necessidade de mercado, a Descupinização (Tratamento contra Cupins), os Serviços de Limpeza de Caixas de Água e Impermeabilização de Caixas de Água e lajes entre outros.

        Há 15 anos um dos sócios iniciais saiu da empresa, montando outra com seus familiares em ramo semelhante e a participação societária ficou entre dois indivíduos novamente, um dos fundadores e o que iniciou em 1990.

MODOS DE GESTÃO

        O Diretor atua diretamente com a Gerência Comercial e a Gerência Financeira, e por ser responsável técnico, diretamente com a Supervisão Operacional.

        O Gerente Comercial tem como seus subordinados diretos a Supervisão comercial, os vendedores, a secretária e a recepcionista, este se reporta diretamente ao Diretor.

        A Gerência Financeira tem como subordinado direto e somente o auxiliar financeiro.

        O Setor de Recursos Humanos é terceirizado e infelizmente não atuante, age somente na burocracia da empresa.

        O modo de Gestão é do conhecimento, a socialização é utilizada pelos setores Financeiro e Diretoria, e a externalização pelo setor Operacional e Comercial, onde existe um relatório descritivo das atividades de cada função.        

PLANEJAMENTO E CONTROLE

        A diretoria faz planejamento juntamente com a Gerência financeira, sobre o que é necessário em termos de recursos, para pagamentos de compromissos já fixados e necessidades básicas.

        O Gerente Financeiro faz uma projeção de vendas de acordo com o faturamento necessário para cada mês, baseado no mês correspondente de 05 anos anteriores, acresce um percentual que julga necessário e transmite ao setor comercial como meta do mês.

        Ao Gerente comercial compete o planejamento e a coordenação do setor, chamado de “coração da empresa”, composto de 05 colaboradores, a fim de atingir a meta proposta, para subsistência da empresa e superação para provisionar investimentos.

        O Controle da Produção do Setor comercial se dá através de relatórios de vendas em duas etapas diárias, e uma com o resumo mensal.

        Ao setor operacional compete o planejamento diário com relação à execução de todos os serviços vendidos e projeção de gastos para os mesmos.

        Cabe ao supervisor do Setor Operacional organizar as escalas dos serviços, controlar as saídas, os locais visitados, produtos gastos, composição da equipe, etc. O banco de dados é abastecido com os registros do retorno de cada serviço para previsão futura, através de relatórios.

SETOR DE ATUAÇÃO DA EMPRESA

        A concorrência é bem grande, no Rio Grande do Sul, há em torno de120 empresas do mesmo ramo de atividade, a maioria delas localizadas em Porto Alegre, onde fica a sede da empresa que estamos retratando.

        O tipo de economia é baseado no mercado, pois depende da livre iniciativa das pessoas A influência da economia atual faz com que este setor se retraia, tendo que ter muita criatividade para se manter no mercado, necessitando agregar e diversificar serviços, pois no período do verão o serviço vem naturalmente devido à sazonalidade, no período de outono e inverno diminui, pois reduz a quantidade de pragas, em função da redução do calor e aumento das chuvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com