TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestäo Da Qualidade Total

Artigos Científicos: Gestäo Da Qualidade Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

É concretizada na industria e nos serviços através de adoção de um conjunto de princípios. A implementação desses princípios orienta e guia as organizações para a melhoria da qualidade.

No intuito de minimizar inerentes ao processos de implementação de tais princípios é necessário adequá-los á cultura é a filosofia da instituição. Assim também uma instituição de ensino poderá implementar um dos processos de melhoria da qualidade,quer seja outra filosofia.

A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como”total” uma vez que seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida,ou seja,seus fornecedores,distribuidores e demais parceiros de negócios.compõe-se de diversos estágios,como por exemplo,o planejamento a organização o controle e a liderança. A Toyota,no Japão,foi a primeira organização a empregar o conceito de “TQM”(ver toyotismo),superando a etapa do fordismo,onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão.No “TQM” os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização.Desse modo,a comunicação organizacional,em todos os níveis,torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização tem sido amplamente utilizada,na atualidade por organizações públicas e privadas,de qualquer porte, materiais,a produtos,processos ou serviços.A conscientização e busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância,tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que:

*aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;

*aumenta a produtividade;

*reduz os custos internos ;

*melhora a imagem e os processos de modo continuo;

*possibilita acesso mais fácil a novos mercados

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material,processo,produto ou serviço concebido conforme padrões procedimentos e normas.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para “qualidade total” tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.

O objetivo último das organizações humanas e assegurar a sobrevivência da espécie. por analogia,a finalidade ultima de qualquer organização,nomeadamente de uma do tipo empresarial é sobreviver.A condição “sne qua non”para que uma empresa possa executar os objetivos pretendidos pelos seus proprietários,administradores ou accionistas é que ela exista,que esteja viva.caso esta condição não se verifique,nenhum dos objetivos pode ser perseguido,muito menos alcançado.A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor o que aumenta a produtividade,levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas.podemos definir qualidade de inúmeras formas podemos considerar que e um atributo essencial e diferenciador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com