TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Escolar E As Novas Tecnologias

Dissertações: Gestor Escolar E As Novas Tecnologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 8

O Gestor Escolar e as Novas Tecnologias

Em nosso meio pensamos por tecnologias em computadores, vídeo, softwares e internet. Mas esquecemos de lembrar que as tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que são utilizadas para que os alunos aprendam. A forma de como os alunos são organizados em outros espaços também é tecnologia.

Os educadores ainda sentem medo em desenvolver atividades com a tecnologia. Na sociedade atual a tecnologia se desenvolveu com muita rapidez, causando na escola uma desconfiança em sua incorporação. A infraestrutura nas escolas públicas faz com que os equipamentos fiquem trancados sem uso. Mas é necessária também a capacitação dos docentes e gestores para a qualificação no uso das novas tecnologias, para que eles possam incentivar a tecnologia administrativa e pedagógica na escola.

O principal objetivo da implantação das novas tecnologias nas escolas é para a originar-se um novo pedagogicamente importante, que não se pode realizar de outras maneiras. A escola deve passar a ser um lugar mais interessante para o aluno, que prepararia ele para o futuro; tornando-o um usuário independente da informação, capaz de utilizar várias fontes de informação e meios de comunicação.

Os passos para a implantação da tecnologia no ambiente escolar são:

O primeiro passo para a implantação das tecnologias na escola é garantir o acesso para que as mesmas cheguem a escola, e que estejam fisicamente presentes e que professores, alunos e comunidade possam estar conectados.

O segundo passo é o domínio técnico. O professor precisa de um computador a sua disposição para adquirir a prática e domina-lo.

O terceiro passo é o domínio pedagógico e gerencial com as tecnologias, para facilitar o processo de aprendizagem.

A formação continuada ganha progressiva importância, como sinal de que o aprendizado deve assumir caráter permanente e dinâmico na vida dos profissionais de qualquer organização humana. A formação passa a ser vista como um instrumento fundamental para o desenvolvimento de competências, envolvendo valores, conhecimentos e habilidades para lidar com as mudanças aceleradas, com contextos complexos, diversos e desiguais, para aprender a compartilhar decisões, lidar com processor de participação e adaptar-se permanentemente às novas circunstancias e demandas institucionais (MACHADO, 1999)

De acordo com os estudos da matéria Tecnologias da Educação: Pensar os objetivos educacionais na sociedade contemporânea exige refletir sobre os desafios da escola na formação de cidadãos críticos e participativos para serem inseridos na vida política e produtiva da sociedade. Sendo assim, a transformação da sociedade influi na educação, nas escolas, no trabalho e no trabalho dos professores. Faz se necessária a adoção de novas metodologias de ensino. Nesse sentido a adoção de novas tecnologias envolve a aplicação das TICs. Estas têm grande influencia na sociedade contemporânea.

Estudando o Currículo escolar e os Fundamentos da Gestão Educacional podemos afirmar que: Gestão da educação é um termo que, historicamente, vem se afirmando no âmbito da administração da educação. É empregado para exprimir a responsabilidade pela direção e pela garantia de qualidade da educação e do processo educacional em todos os níveis de ensino e da escola. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desempenhar seu papel. Ela acontece e se desenvolve em todos os âmbitos da escola, se realiza a cada momento da vida escolar e traz, no seu bojo, propostas de melhoria da qualidade do ensino, oferecido via autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola e fortalecimento das normas coletivas de definição de um projeto pedagógico capaz de conferir identidade própria ao estabelecimento de ensino.

Integrada a essa ideia, e na de uma sociedade democrática, a Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/96, redireciona as formas de organização e gestão, os padrões de financiamento, a estrutura curricular, requerendo, entre outros, a implementação de processos de participação e gestão democrática nas unidades escolares públicas. Assim, baseada na lei e para que essa se efetive, entende-se por gestão democrática a garantia de mecanismos e condições para que espaços de participação e descentralização do poder ocorram, envolvendo a participação da comunidade escolar e local.

A gestão democrática se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação comprometida de todos: pais, professores, funcionários, alunos. Ela constrói-se coletivamente e, por isso, aos poucos. Exige o cultivo da cultura da participação, do trabalho coletivo, da realização para o bem comum.

Saber chamar e envolver a família e a comunidade, respeitando suas opiniões, discutindo democraticamente suas ideias e aspirações e promovendo a realização de um trabalho integrado, deve ser o objetivo da equipe técnica e da direção do estabelecimento de ensino, solidificando, com isto, um grande compromisso com as famílias e comunidade envolvida.

Na escola pesquisada percebeu-se a preocupação de toda a equipe escolar, em garantir o acesso ás mais variadas tecnologias. Notou-se que a escola possui uma ótima estrutura e que são muitos os recursos utilizados, dentre eles, os mais disputados pelos alunos é claro que são os computadores. Semanalmente os alunos participam da aula de informática, através do projeto “Informática Pedagógica”. Todos esperam ansiosos por este momento. Os aplicativos utilizados vem de encontro ao trabalho do professor contribuindo para que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa.

Busca-se também na medida do possível, incluir nos planejamentos, atividades que contemplem os mais diversos recursos tecnológicos: Projetor, Data show, caixa amplificadora, Microfone, Aparelho de som, TV, DVD, Câmera fotográfica, softwares, internet, dente outros.

Para incrementar o processo de ensino aprendizagem, a escola dispõe também de outros recursos: plastificadora, impressoras, scanner, encadernadora, jogos pedagógicos, fax, telefone e tantos outros que vem de encontro às necessidades e ao desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas.

A diretora enfatizou ainda que, a escola, num sentido mais amplo, ainda esta longe de acompanhar os avanços da tecnologia. Os recursos existem, a gestão é democrática e preocupa-se em implementá-los, porem, ainda estamos com os alunos todos sentados na maioria das vezes em fileiras, m frente a um quadro negro cheio de lições a serem copiadas. Faz-se necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com