TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental - Faber Castell

Exames: Gestão Ambiental - Faber Castell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  7.537 Visualizações

Página 1 de 12

Natureza da empresa (Ramo) e tamanho da Empresa / Indústria

A Faber Castell é um grupo de empresas especializadas no ramo de material para escritório, oferecendo, dentre outros, produtos para escrita, desenho e pintura. Segundo os ditames estratégicos da organização, a inovação constituiu um importante meio de garantir a perpetuação da empresa, fornecendo produtos diferenciados e de maior qualidade aos seus consumidores. Abriram sua primeira filial em Nova York em 1849 e assim estabeleceu as bases para negócios mundiais. Hoje, produzem em 16 fábricas e comercializa produtos em 19 empresas em mais de 100 países e a principal subsidiária do grupo está localizada no Brasil, com cerca de 2.700 colaboradores, formada por duas unidades de produção em São Carlos, no interior de São Paulo, uma unidade de produção de mudas e operações florestais com industrialização da madeira em Prata, Minas Gerais, uma área de plantio, uma área de preservação em Morretes no Paraná, além da unidade de fabricação de produtos plásticos estabelecido no município de Manaus.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa Faber Castell

A Faber Castell possui um sistema de gestão ambiental constantemente monitorada em toda sua cadeia produtiva. Suas iniciativas são voltadas para a ecoeficiência e buscam maior aproveitamento das matérias-primas para a fabricação dos produtos finais, gerando menor quantidade de resíduos e menor consumo de recursos naturais. Sua Política Ambiental Florestal apresenta compromissos permanentes com o meio ambiente que superam as exigências da legislação. Seus compromissos são: - Prevenir e minimizar os riscos ambientais, adotando iniciativas e práticas amigáveis ao meio ambiente e buscando a melhoria contínua dos processos.

- Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e comunidade o Sistema de Gestão Ambiental.

- Tomar decisões sempre no equilíbrio entre aspectos ambiental, social e sustentável. Consciente da necessidade de busca de uma fonte de suprimento sustentável de madeira que não pressionasse os ecossistemas naturais, a empresa realiza pesquisas desde a década de 50, época em que as ações ambientais eram praticamente inexistentes no Brasil. Esta iniciativa pioneira, coerente com suas crenças e valores, procurava identificar as espécies de árvores capazes de produzir madeira de qualidade para a produção de lápis, sem agredir o meio ambiente.

Responsabilidade pelo seu Sistema de Gestão e seus certificados

A Faber-Castell tem foco permanente na qualidade e produtividade, e seus negócios estão estruturados de forma a promover o desenvolvimento individual e socioambiental, envolvendo todas as partes interessadas neste processo.

Para isso, a empresa desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão para a Qualidade, Meio Ambiente e Normas Sociais – FABIQUS que, em 2001, recebeu o certificado ISO 9001: 2000 pelo LGA InterCert, entidade alemã responsável pelas certificações dos sistemas de gestão de todas as empresas do Grupo Faber-Castell. Por meio desse sistema, a Faber-Castell planeja e organiza os recursos e procedimentos necessários para administrar e controlar suas atividades com o objetivo de garantir a qualidade, aliando o respeito ao meio ambiente e às normas sociais. Desde a década de 1980, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada, tendo estabelecido seu maior projeto na região do município de Prata (MG). Em 1999 este projeto foi certificado pelo Forest Stewardship Council - FSC (Conselho de Manejo Florestal), órgão mundialmente reconhecido que atesta que o trabalho da empresa é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Em 2004, recebeu o certificado ISO 14001.

Participação dos Setores da empresa em seu sistema de Gestão

A Faber-Castell preocupa-se permanentemente com a qualidade ética nas relações da empresa com as partes interessadas (stakeholders), principalmente no que tange aos acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e Poder Público. Incorpora este conceito na missão da empresa, compreendendo e praticando estes valores no cotidiano da gestão. Divulga-os entre todos os interessados, buscando alcançar um desenvolvimento socialmente responsável, econômico e ambientalmente sustentável. Este é um processo aberto e contínuo que se reflete em um ambiente de trabalho produtivo, moderno e participativo que está contemplado em seu Sistema de Gestão Integrado (SIG).

Política Ambiental Faber Castell

Desde a década de 50, quando as ações ambientais eram praticamente inexistentes no país, a Faber-Castell já buscava fonte de suprimento sustentável que não pressionasse o ecossistema.

Consciente da necessidade de buscar fonte de suprimento sustentável de madeira que não pressionasse os ecossistemas naturais, a Faber-Castell realiza pesquisas desde a década de 50, época em que as ações ambientais eram praticamente inexistentes no Brasil. Esta iniciativa pioneira, coerente com suas crenças e valores, procurava identificar as espécies de árvores capazes de produzir madeira de qualidade para a produção de lápis, sem agredir o meio ambiente.

Política Ambiental Florestal

Atualmente, a Política Ambiental Florestal da Faber-Castell apresenta compromissos permanentes da empresa com o meio ambiente e que acabam por superar as exigências da legislação existente. São eles:

1. Prevenir e minimizar os riscos ambientais, adotando iniciativas e práticas amigáveis ao meio ambiente e buscando a melhoria contínua dos processos.

2. Envolver e difundir entre os colaboradores, parceiros e comunidade o Sistema de Gestão Ambiental.

3. Tomar decisões sempre baseadas no equilíbrio entre os aspectos ambiental, social e econômico.

Nesse sentido, as primeiras plantações foram realizadas no município de São Carlos (SP) e, posteriormente, no interior do Paraná. Para se ter idéia, desde a década de 80, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada, tendo estabelecido seu maior projeto na região do município de Prata (MG). Já em 1999, este projeto foi certificado pelo Forest StewardshipCouncil - FSC (Conselho de Manejo Florestal), órgão mundialmente reconhecido que atesta que o trabalho da empresa é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Posteriormente, em 2004, recebeu o certificado ISO 14001. Em 1992, o lápis da Faber-Castell, produzido com madeira reflorestada, foi o Lápis Oficial da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, e, em 2002, esteve também presente, já com seus lápis de madeira certificada, na Convenção do Desenvolvimento Sustentável – Rio +10, em Johannesburg, sendo a única empresa de porte médio mundial a marcar presença na convenção.

Filosofia ecológica

Para a implantação de seus projetos florestais, a Faber-Castell estabeleceu uma filosofia de trabalho, baseada em anos de pesquisa e experiência e em seus compromissos com o meio ambiente e a sociedade:

1. Jamais substituir vegetação nativa relevante por um cultivo florestal, ocupando apenas terras degradadas ou já utilizadas para projetos florestais.

2. Evitar plantios concentrados, diluindo-os em várias áreas, integrando-os da melhor forma possível com as reservas naturais e as atividades econômicas existentes.

3. Evitar utilização de fogo nas operações florestais, tanto de preparo de solo quanto de limpeza e proteção contra incêndios.

4. Desenvolver e utilizar apenas sementes de alta qualidade genética, assegurando o alto potencial da floresta, minimizando a área necessária para plantio pela maior produtividade das mesmas.

5. Conservar a integridade dos solos, dos rios e riachos, aumentando os estoques de água nos lençóis subterrâneos, beneficiando a população e os próprios plantios.

6. Usar somente produtos químicos de alta qualidade, recomendados e aprovados para o ambiente florestal.

7. Desenvolver e adotar estratégias para aprimorar constantemente a qualidade e produtividade da madeira, minimizando a necessidade de área.

8. Melhorar continuamente as relações entre os plantios, o ser humano e o meio ambiente, a própria síntese dos valores da empresa.

PLANOS E MELHORIAS CONTINUAS

Existem planos e melhorias continuas na empresa, uma em cada setor

Projeto Qualidade das Águas

Cuidar da água é um importante item na produção responsável e sustentável. Por isso, a Faber-Castell investe firme em diversas áreas, no consumo e no tratamento dos efluentes de sua atividade industrial.

O monitoramento das águas que passam pelos rios e córregos dos parques florestais da Faber-Castell tem como objetivo avaliar os efeitos gerados pelas plantações de pinus. Desta forma, são avaliados a temperatura, cor, níveis de sólidos, presença de minerais, além de serem realizadas outros 54 tipos de análises.

Projeto Qualidade das Águas

Tratamento da água utilizada nas unidades

Embora cerca de dois terços do planeta seja composto por água, apenas 2,75% dela é doce. E apenas 1% serve ao consumo humano. Ciente da importância da água, tanto para a espécie humana como para todas as outras formas de vida, a Faber-Castell se preocupa em tratar toda a água que sai de sua fábrica e que é devolvida ao meio ambiente por intermédio da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

Aliás, todo efluente sanitário e industrial gerado pela unidade é 100% tratado pela ETE, que teve o início de suas operações em 1980. A estação possui dois tanques para tratamento físico-químico, com capacidade de 16 m3 cada, e dois tanques para tratamento biológico de 50 m3 cada. A capacidade total de tratamento atinge 200 m3/dia.

Tratamento físico-químico

Previamente analisados, os efluentes químicos são adicionados para que ocorra a decantação de todo material sedimentável e gerando apenas o sobrenadante límpido que será encaminhado para aeração nos tanques biológicos. O lodo gerado pela retirada do material sedimentável é prensado em filtro-prensa e destinado para co-processamento em fornos de cimenteiras.

Tratamento biológico

Pelo processo de lodos ativados – empregado em todo o mundo devido à alta eficiência associada à pequena área de implantação – este tratamento baseia-se na oxidação bioquímica dos compostos orgânicos e inorgânicos presentes nos efluentes sanitários, mediada por uma população microbiana diversificada.

A qualidade do efluente é refletida pelas espécies constituintes do lodo e do nível de matéria orgânica em decomposição de um certo meio expressas nos resultados das análises de DBO. O efluente sanitário sofre aeração por intermédio de dispersores elétricos. Como o processo de degradação da matéria orgânica consome oxigênio, o tanque é equipado com sistema de aeração que fornece oxigênio para estas reações. O aerador é capaz de transferir a quantidade de oxigênio necessário para a sobrevivência e ao crescimento da microfauna no tanque.

SELOS DE CERTIFICAÇÃO.

A faber castel tem o celo isso 14001

Empresa associada ao Akatu investe em programas de reciclagem e tratamento de resíduos, tendo as certificações FSC e ISO 14001.

Consciente de seu papel social, a Faber-Castell empenha-se na conservação ambiental produzindo seus lápis apenas com madeira plantada e nos vários programas de reciclagem e tratamento de resíduos mantidos nas suas fábricas e escritórios. Nas áreas onde mantém seus plantios, realiza um extenso trabalho de monitoramento e preservação da flora e fauna nativas.

A promoção de encontros com a comunidade local é uma das formas de propagar a defesa da natureza. As plantações são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC), que atestam que elas são manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. E seu compromisso em manter seus processos produtivos em harmonia com o meio ambiente é certificado pela norma ISO 14001.

Inovações tecnológicas e alta qualidade de seus produtos são cuidados e preocupações constantes da empresa. Respeitando estes atributos, todos os produtos são atóxicos, totalmente seguros para o uso infantil, aprovados pelo Inmetro, além de atenderem à legislação da União Européia e às especificações dos órgãos competentes dos Estados Unidos. Atitudes como estas contribuem para a disseminação do consumo consciente. Conscientizar as crianças é uma tarefa fundamental neste processo, rumo a um futuro melhor e sem desperdícios.

O respeito ao consumidor é outra bandeira que a Faber-Castell sempre levantou. Para isso, a empresa desenvolve e oferece produtos de qualidade, duráveis, práticos, que estimulam a criatividade e o desenvolvimento infantil, acompanhando crianças, jovens e adultos no seu dia-a-dia.

Hoje, a Faber-Castell utiliza em suas fábricas 100% de matéria-prima plantada, havendo total aproveitamento, pois a madeira e seus subprodutos não utilizados na produção de lápis são utilizados na geração de energia, como substrato orgânico para plantas ou na fabricação de chapas de aglomerado. Mesmo as cinzas geradas pela queima de serragem e casca para produção de energia são reutilizadas como fertilizante por empresas de paisagismo. A água utilizada na indústria é tratada e devolvida à natureza completamente livre de impurezas. Resíduos industriais também são tratados e parte deles são encaminhados à indústria de cimento. Além disso, papéis e copos plásticos utilizados na indústria e escritórios são encaminhados para reciclagem.

Para tratar da água utilizada em seus processos industriais, a Faber-Castell possui desde 1992 uma Estação de Tratamento de Efluentes, que purifica toda a água utilizada antes de devolvê-la ao ambiente. A água tratada passa por aquário de peixes que atestam sua pureza antes da devolução aos rios.

Estas iniciativas têm garantido à Faber-Castell estar entre o grupo de empresas que se destacam por sua política ambiental, principalmente na conservação dos recursos naturais. No Brasil já existe em torno de 1,4 milhão de hectares de florestas certificadas pelo FSC, distribuídas em 29 florestas naturais pertencentes a 17 empresas, seis florestas nativas manejadas e 23 plantações, dentre as quais está a da Faber-Castell, em Prata/MG, com quase 9 mil hectares de área, ocupados em 74% pelas plantações para a fabricação de lápis e em 26% por mata nativa, que é preservada pela empresa.

Ainda no país estão certificadas mais de 150 Cadeias de Custódia, e estes números crescem a cada ano, demonstrando o interesse do setor florestal em adequar-se aos princípios e critérios do bom manejo florestal. O setor florestal gera 4% do PIB do País e responde por cerca de 8% das exportações, evidenciando a sua importância socioeconômica.

Envolver o consumidor e a comunidade na tarefa de proteger o meio ambiente tem sido um dos desafios da Faber-Castell, que além de incentivar o consumo responsável tem desenvolvido projetos de educação ambiental na cidade de Prata/MG, onde estão localizados seus parques florestais.

Atualmente, a empresa mantém os projetos ambientais Animalis, Arboris e ECOmunidade além de promover a conservação dos solos e da qualidade das águas que cortam suas terras, atuando também na proteção contra os incêndios florestais.

Impactos Ambientais

Não foi localizado um impacto ambiental satisfatório da empresa, encontramos medidas para que o impacto seja diminuído em cada produto.

“Atenta ao crescimento do consumo de produtos ecológicos e já de olho na volta às aulas, a Faber-Castell lança no mercado o EcoEstojo, feito de polietileno verde da Braskem. O plástico verde, produzido a partir do etanol da cana de açúcar, tem como diferencial colaborar na redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Cada quilo de polietileno verde produzido captura e fixa até 2,5 kg de CO2 da atmosfera. Além das características de sustentabilidade, o EcoEstojo possui design moderno, podendo servir tanto de estojo fechado quanto como porta-lápis de mesa e pode ser encontrado nas cores azul e rosa. Esta ação tem abrangência nacional e mostra o comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável. O produto pode ser encontrado em papelarias e lojas atacadistas.”

A Faber-Castell acaba de divulgar seu inventário de GEE Gases de Efeito Estufa e o resultado é positivo. No ano de 2010, a empresa capturou 8,10 vezes a quantidade de CO2 emitida em todas as operações controladas pela matriz brasileira. A empresa aumentou em 6,3% a captura de gases de 2008 para 2010.

O relatório, finalizado recentemente, tem como base o ano de 2010 e aponta um incremento de 6,3% em relação ao resultado obtido em 2008, quando foi feito o primeiro inventário e a captação de gases nocivos ao meio ambiente chegou a 7,23 vezes a quantidade de gases emitidos. Com isto, a quantidade de gases capturados pela empresa, desde o ano de 2008, alcança volume suficiente para cobrir 21 anos de operação, se mantidas as emissões atuais.

A empresa possui áreas de reflorestamento e reservas nativas, que impactam na captação, além de uma matriz de emissões fortemente baseada em fontes renováveis, já que 81% das emissões da empresa são oriundas de fontes renováveis.

O levantamento, realizado pela ATA – Ativos Técnicos Ambientais, analisou o impacto em três níveis de emissão: Diretas – emissões que ocorrem diretamente nos processos e instalações próprias da empresa; Indiretas da energia adquirida – aquelas que ocorrem fora da empresa para a geração da energia elétrica ou térmica adquiridas pela empresa; e Outras Emissões Indiretas – emissões que ocorrem fora da empresa, relacionadas com a sua atividade.

Na região de Prata (MG), a Faber-Castell mantém cerca de 9,6 mil hectares divididos em 11 parques florestais, sendo que cerca de 2,6 mil hectares são áreas de preservação permanente e 6,7 mil ha de áreas plantadas com Pinus Caribaea. “O Pinus é a espécie apropriada para a fabricação de lápis e o nosso projeto está trazendo impactos positivos tanto à questão do clima e quanto à manutenção da biodiversidade, atendendo duas das maiores questões ambientais do planeta”, conta Jairo Cantarelli, gerente da Divisão Madeira da Faber-Castell.

O projeto de plantio iniciado pela fábrica em Prata, no final da década de 80, foi o primeiro projeto do segmento no mundo e atualmente a empresa é a maior produtora mundial de EcoLápis.

Tanto o plantio quanto os EcoLápis da empresa são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), sendo que 95% dos lápis produzidos pela empresa são fabricados com madeira certificada por este selo. Os demais, são igualmente provenientes de florestas manejadas.

Para o presidente da Faber-Castell no Brasil, Marcelo Tabacchi, o resultado positivo do relatório GEE é fruto da constante preocupação com a sustentabilidade. “A responsabilidade socioambiental é um dos pilares da marca Faber-Castell e faz parte da história da empresa desde a sua fundação”, afirma”

REFERÊNCIAS

http://www.ecomunidade.com.br/projetos-ambientais/politica-ambiental-florestal/

http://www.akatu.org.br/Apoiadores/AcoesDeApoiadores/Acoes/Faber-Castell-usa-100-de-madeira-plantada-para-fabricar-lapis http://www.ecomunidade.com.br/projetos-ambientais/politica-ambiental-florestal/ http://www.fdc.org.br/pt/pesquisa/inovacao/Documents/Casos/Caso08.pdf http://www.ecomunidade.com.br/programa-ecomunidade/10-principios-guias/ http://www.faber-castell.com.br/54517/Faber-Castell-Brasil/fcv2_index.aspx http://www.ecomunidade.com.br/relatorio_socioambiental_2007.pdf http://www.tecnologiademateriais.com.br/noticias/2012/plastico_engenharia/fevereiro/Faber_Castell.html

...

Baixar como  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »