TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental. Teoria da gestão

Tese: Gestão Ambiental. Teoria da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Tese  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

ntrodução:

Nesse trabalho vamos aborda um pouco do conteúdo da apostila Teoria da Administração I, onde se tem um pouco da visão neoclássica da Administração. Muito dessa visão teve origem com a da Escola Clássica de administração, mais particularmente com Taylor e Ford. Porém, a abordagem clássica também possui outras contribuições relevantes sobre como organizar os fluxos de conhecimento no interior das fábricas, o que era inédito para as empresas que entravam na II revolução Industrial. Também veremos que o século XX foi marcado pelo crescimento da inovação (energia elétrica, indústria automobilística, siderurgia, indústria elétrica, química e outras). As empresas passaram a ser intensivas em capital, com grandes dimensões físicas e máquinas complexas. O trabalho deixava de ser feito em pequenas unidades para igualmente atingir elevado nível de complexidade e integração. Nesse ponto, a administração se fez necessária para integrar esforços não apenas no plano da força física do operário sobre a matéria prima, mas no entendimento das tarefas. Cabe destacar que os fluxos de conhecimento foram mediados por um novo tipo de profissional: o gerente. Esse passou a ser responsável por estabelecer como cada tarefa deveria ser feita, melhorar a produtividade, respeitar a integridade física do trabalhador e contribuir para o aumento dos mercados ao repassar a produtividade para os salários. Dito de outra forma: encontra-se em Taylor várias referências esparsas à necessidade de melhor conhecer, aprimorar, elevar a produtividade de trabalho que podem ser consideradas as bases da gestão do conhecimento. Ao mesmo tempo, tais referências tiveram que evoluir ao longo do século XX para chegar ao que denominamos atualmente de gestão do conhecimento. Essa evolução aparentemente lenta explica-se pelo fato da Escola Clássica ser uma ruptura como o modelo da I Revolução Industrial que tinha por base os baixos salários, a discriminação social do trabalho e a pobreza. A produção era fiscalizada pelo foreman (capataz) nas primeiras fábricas com o objetivo de reprimir qualquer desvio de conduta.

Os Fundamentos da Administração: Vimos que a História do pensamento da administrativo será o nosso primeiro contato com a ciência da administração, onde vamos adquirir informações do aprofundamento da administração, como o bem estar do profissional do futuro, as bases que sustenta a teoria administrativas e seus padrões éticos e morais na constante evolução do mundo.

O pensamento administrativo é algo tão complexo que nos induz a fazer uma análise prévia dos conceitos da administração e organização, já que teóricos e seus seguidores em escolas resolveram que analisariam os diferentes aspectos do pensamento e da pratica da administração.

A administração e organização desde os primórdios da humanidade, o homem já administrava regulando ações e práticas da família. A partir do momento que o homem precisou viver em sociedade, viu-se a necessidade da administração em vilas, tribos, cidades, estados e países. Para isso foram criadas as organizações que reuniam pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, instalações e informações.

Quando o planejamento, organização, direção, coordenação e controle eram definidas como regras na administração por Henri Fayol nos anos de 1841- 1925, surgia para o mundo a ciência da administração. Já praticada em todas as etapas da história por todos os povos, semente no início do século XX foi reconhecida como ciência.

História da Administração: Administrar é ação, organizar é objeto, onde ambos se complementam, onde uma organização somente atinge seus objetivos se for bem administrada.

Organização: Organização é uma entidade social que é direcionada ao objeto e deliberadamente estruturada, onde entidade social quer dizer constituída por duas ou mais pessoas, direcionada para única e exclusivamente para alcançar resultados e lucros. Estrutura quer dizer quer que as tarefas são divididas e as responsabilidades para o seu desempenho são atribuídas aos membros da organização. para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas atuem com vista a atingir um objetivo comum; é necessário também que essas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenação e controlo é geralmente efetuada por um líder mas encontram-se muitas vezes organizações em que estas tarefas são efetuadas por todos os membro em conjunto através, por exemplo, de um órgão colegial.

Os recursos representam todos os meios colocados à disposição da organização e necessários à realização das suas atividades tarefas. Neste recursos incluem-se os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos tecnológicos, os recursos financeiros, a imagem de mercado e credibilidade perante o exterior.

Objetivos representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propósito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização. Naturalmente, todas as organizações devem determinar não apenas os seus objetivos, mas também definir as medidas e formas de atuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequadas para os atingir.

A Importância das Organizações: Administrar é tão importante quanto organizar. Na sociedade moderna as organizações reúnem conhecimentos, pessoas e matérias-primas para realização de tarefas que ninguém conseguiria realizar por si só.

Quando uma pessoa está ainda no ventre da sua mãe, ela está interagindo com as organizações. Quando uma gestante, vai no consultório médico, geralmente localizado em uma clínica ou em um hospital, que são organizações, sem ou com fins lucrativos, realizar os seus exames pré-natal, ela passa a consumir produtos e/ou serviços dessas organizações, ou seja, para a criança. E esse processo é constante, e passa a acompanhar o indivíduo durante toda sua vida.

Nos primeiros dias de uma pessoa, ela já passa a interferir na relação entre os demais, com as organizações. Em alguns casos de maneira positiva, porque quando uma criança nasce, a família passa a consumir uma série de novos produtos, e serviços, que antes não faziam parte do seu cotidiano. Como por exemplo, a família passa a adquirir fraldas, papinhas, roupas dentre outros itens. Também exerce-se um impacto negativo, porque quando um casal toma a decisão de ter um bebe, eles em grande parte, tende a diminuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com