TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente Teoria da Contabilidade

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Teoria da Contabilidade

Ciências Sociais

 

Aniuska Silva de Souza Cruz - RA: 121 837 9277

Renata Nascimento de Morais - RA: 124 349 3205

Romildo Pereira da Rocha - RA: 991 800 4938

Selma Souza da Silva – RA: 160 032 7740

L&CONSTRUÇÃO

Tutor: Marcelo Tonon

SÃO BERNARDO DO CAMPO, NOVEMBRO

2015

 [pic 3]

Aniuska Silva de Souza Cruz – RA: 121 837 9277

Renata Nascimento de Morais – RA: 124 349 3205

Romildo Pereira da Rocha - RA: 991 800 4938

Selma Souza da Silva – RA: 160 032 7740

L&CONSTRUÇÃO

Projeto interdisciplinar realizado em grupo para as disciplinas de Teoria da Contabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Ciências Sociais, sob a orientação do tutor do curso de Administração, como instrumento de avaliação do 2º bimestre.

Tutor: Marcelo Tonon

SÃO BERNARDO DO CAMPO, NOVEMBRO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE......................04

3. PROPOSTAS DE AÇÕES - SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA……….............06

4. PROPOSTAS DE AÇÕES - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL………..............09

5. PROPOSTAS DE AÇÕES - SUSTENTABILIDADE SOCIAL………………………12

6. CONCLUSÃO……..……….………….....................................................................14

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................16

  1.  INTRODUÇÃO

Um dos mais importantes setores da economia, a construção civil é essencial ao desenvolvimento no país, sendo responsável por mais de 2,327 milhões de empregos diretos e indiretos. Em contrapartida, o setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo das décadas. No Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente.

Devido as sérias e preocupantes previsões no que se refere à escassez dos bens naturais e aos impactos ambientais, apresentaremos à L&Contrução, um diagnóstico do impacto da construção civil no meio ambiente e iremos sugerir propostas para que a empresa em questão, possa atuar responsavelmente social, econômico e ambiental, que são os pilares da sustentabilidade, conciliando com seu crescimento econômico.

Apresentaremos um programa de sustentabilidade com uma estratégia eficaz para criar uma visão de futuro, trabalhando estrategicamente e progressivamente seus objetivos. Essa estratégia estará voltada para o que realmente é praticável pois uma empresa que preza pela sua imagem organizacional e que, respeita o meio ambiente e o capital humano, adota um desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto.

  1. IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Apresentamos para a L&Contrução um breve diagnóstico dos impactos da construção civil para o meio ambiente através de uma reunião com os gestores da empresa, incluindo o Sr. Manoel que é o gerente de negócios da L&Construção.

O setor da construção civil é essencial no desenvolvimento do país, por isso é também essencial que atendam os objetivos do desenvolvimento sustentável, por ser a atividade que mais consome os recursos naturais, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Dados revelam que o volume de resíduos gerado – entulho de construção e demolição -, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. O economista e mestre em tecnologia ambiental Elcio Carelli, da empresa Obra Limpa, afirma que 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil. “Em São Paulo, estima-se a geração de 17 mil toneladas/dia de resíduos, sendo que 30% vêm da construção formal e o restante da informal”, diz ele.

No Brasil estima-se que 25% dos resíduos são gerados pela contrução civil e além disso ela tem um grande peso nas emissões de carbono. As edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares.

A construção civil é responsável por exorbitante parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região.

Toda intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplanagens, entre outros.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos e outros.

Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual desde a fabricação dos insumos até o transporte.

  1. PROPOSTAS DE AÇÕES - SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

                         [pic 4]

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (357.6 Kb)   docx (197.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com