TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Comercial

Exames: Gestão Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Nos dias de hoje, diante de uma competitividade crescente no mercado, as empresas cada vez necessitam de destaque em seus mercados, diferenciando de forma perceptível seus produtos e serviços. As empresas precisam estar bem preparadas em relação a uma ótima gestão de um ponto de venda, pressupondo a elaboração de uma estratégia que faça aumentar as vendas e a credibilidade do ponto de venda. O consumidor hoje procura muito mais do que preço, produto ou conveniência. A ida ao estabelecimento precisa ser prazerosa, provocar interação e diversão. Para Geary (2001) os varejistas bem sucedidos são aqueles que “transformarão suas lojas em miniteatros onde os clientes possam não apenas tocar e sentir a mercadoria, mas também entreter-se e educar-se”. Certas atividades são uma forma elegante e sutil de transmitir informações sobre a mercadoria. Promover demonstrações do produto ou promover atividades de caráter instrutivo são ações que impulsionam as vendas, porque levam o consumidor a conhecer melhor o produto, afirma Bernardino(2006). Cada vez mais o mercado cria novas empresas, que por si, criam novos produtos em vários segmentos. A concorrência é o fato de possuir várias empresas com os mesmos tipos de produtos e/ou serviços que competem entre si para atrair o consumidor e conquistar a maior parcela do mercado.

Para Blessa (2005, p. 42) “um layout de loja é uma planta baixa com localização dos equipamentos (gôndolas, checkouts, seções etc.) necessários para o planejamento de seu bom funcionamento e de circulação de público”. Segundo Bernardino et al. (2006) “layout da loja é a disposição de divisórias, pilares, caixas, provadores ou qualquer outro elemento fixo que interfira na circulação”.

Passeando em um dos Shoppings de Salvador, passei a observar a diversidade de situações de consumo que vão além da procura e da compra de produto, pois oferecem no mesmo ambiente entretenimento e serviços diversos, como cinema, praças de alimentação, banheiros, farmácias, dispondo de comodidade e conforto. Pude verificar dois pontos de venda que me chamaram atenção pelo fato das vitrines serem bem decoradas chamando a atenção dos consumidores. Segundo Mason (apud PARENTE, 2000) as decisões sobre layout e apresentação devem ter como objetivo alcançar uma maior produtividade do espaço da loja. As vitrines apresentam produtos diferentes, mas são semelhantes no que diz respeito a merchandising visual. O merchandising visual consiste em um conjunto de maneiras aplicadas no ambiente físico para ajudar a vender um determinado produto através dos sentidos humanos - visão, audição, olfato, paladar, tato e é responsável pelo comportamento de compra do consumidor. Percebi que o ambiente das lojas influencia o estado emocional dos clientes, fazendo com que eles passem mais tempo no interior das mesmas, isso acontece porque a preocupação dos lojistas em não perder seus clientes para a concorrência utiliza seus espaços, de maneira adequada como, layout da loja, exposição de mercadorias, iluminação, cores, sons, aromas, limpeza, arquitetura, temperatura, entre outros, fatos que enobrece tanta O Boticário quanto a Cacau Show, sem duvida não podemos dizer o mesmo da terceira vitrine, pois não apresenta nenhum atrativo ao consumidor devido seu layout de apresentação sem nenhuma organização, iluminação inadequada e cores desajustadas que faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com