TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Contemporânea

Exames: Gestão Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que é uma organização?

uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações

2. Que tipos de recursos são utilizados em uma organização?

Os Recursos Organizacionais são os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais. Quando se fala em recursos não estamos nos referido apenas em dinheiro, mas nos referimos às matérias primas utilizadas nas produções, nos serviços prestados pelas organizações, matérias, equipamentos e colaboradores.

De modo geral, os recursos podem se divididos em cinco grupos:

• RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS,

• RECURSOS FINANCEIROS,

• RECURSOS HUMANOS,

• RECURSOS MERCADOLOGICOS, E

• RECURSOS ADMINISTRATIVOS.

3. Por que é importante estudar administração?

é o interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas a interação de todos dentro das organizações. Empresas bem administradas crescem e prosperam, as más declinam ou vão à falência, e só é possível a recuperação com uma boa administração, embora esteja cada vez mais difícil recuperar-se de um declíni

4. O que é administrar?

5. Qual a diferença entre eficiência e eficácia nas organizações?

A eficácia mede o grau de satisfação e o alcance dos objectivos, face aos resultados obtidos. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível dos resultados e maior a satisfação. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivo pré-estabelecidos.

Por exemplo, produzir quinhentas mesas por dia com o mínimo de desperdício de madeira. Aqui o objetivo é produzir quinhentas mesas. Ao ser atingido a eficácia é máxima. No entanto, a eficiência só será máxima se for realmente desperdiçado o mínimo de madeira

Em prática, a eficácia é sensivelmente simples a medir. Já a eficiência é mais complicada mas advém sobretudo da instauração de novos métodos de produção, da automatização de procedimentos e da tecnologia presente. Assim, ganhos de eficiência traduzem-se geralmente por diminuições de custos.

6. Quais as habilidades necessárias ao administrador e o que elas significam?

O Administrador é um solucionador de problemas, pois se encontra em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções, portanto um Solucionador de Problemas.

Habilidades

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Percebe-se que para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3):

Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."

As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.

7. Diga qual habilidade do administrador que se destaca de acordo com os três níveis que compõem a administração, ou seja, nível institucional, nível intermediário e nível operacional.

As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo (nível institucional).

Habilidades humanas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com