TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Cadeia De Suprimentos

Monografias: Gestão Da Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Cada vez mais o acirramento da competição provocado pela globalização das economias, pelas fusões de empresas e pelo maior grau de exigência dos consumidores, está cevando as empresas a buscarem novas alternativas para assegurar ou ampliar suas vantagens competitivas.

Uma das principais soluções é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimento – Supply Chain Management (SCM), "um conjunto de atividades que integram as funções das empresas de uma cadeia, desde o pedido da matéria prima até o consumidor final" (Fox et al, 1999).

Este trabalho visa mostrar as vantagens da utilização do SCM, assim como seus objetivos, sua funcionalidade e os programas que o utilizam.

O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)?

É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita a empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. Envolve os processos de controle, coordenação e integração do fluxo de informações financeiras e logísticas, desde a produção da matéria prima até a entrega do produto ao cliente final.

Supply Chain Management (SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes, e não apenas a relação com os seus fornecedores.

SCM também introduz uma importante mudança no paradigma competitivo, na medida em que considera que a competição no mercado ocorre, de fato, no nível das cadeias produtivas e não apenas no nível das unidades de negócios (isoladas), como estabelece o tradicional trabalho de PORTER (1980). Essa mudança resulta num modelo competitivo baseado no fundamento de que atualmente a competição se dá, realmente, entre "virtuais unidades de negócios", ou seja, entre cadeias produtivas. Atualmente, as mais efetivas práticas na SCM visam obter uma "virtual unidade de negócio", providenciando assim muito dos benefícios da tradicional integração vertical, sem as comuns desvantagens em termos de custo e perda de flexibilidade inerente à mesma.

Funcionalidade

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final , envolvendo aí o relacionamento entre documentos , matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.

As principais funções do SCM são:

• Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por ex: a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.

• Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.

• Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.

• Racionalizar os recursos e obter melhores resultados para a cadeia, por meio da elaboração de estratégias unificadas e da discrição dos meios para alcançar as metas estabelecidas.

• Fornecer informações para gestores avaliarem as ações executadas, confirmando ou não sua eficiência. Dessa forma, os gestores podem modificar a fase inicial as ações e as alternativas que se mostraram ineficazes.

Objetivos

Um objetivo básico na SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, tanto através da redução dos custos, como através da adição de mais valor aos produtos finais (VOLLMANN & CORDON, 1996).

Uma das maiores vantagens do SCM é a variabilidade, ou seja, a habilidade de gerenciar mudanças, as empresas precisam e devem entender que mudanças são inevitáveis, e o SCM pode ser mais adaptável e ágil em face de mudanças nos negócios.

O SCM agrega vantagens competitivas às empresas que fazem parte da cadeia de fornecimento, pois, além de encontrar os melhores parceiros para cada fase do processo produtivo todos estarão focados no mesmo objetivo: encantar e atingir a excelência de atendimento ao cliente. Por outro lado isso só será possível se todos estiverem interagindo neste mesmo objetivo (O Cliente).

Diante do exposto até aqui, pode-se inferir o papel e importância do SCM. Porém, resta compreender seus três objetivos principais:

1º) Redução de Custos – busca-se, através de um melhor gerenciamento da cadeia logística como um todo (integrando todos os elos da cadeia produtiva), conseguir reduzir custos através da eliminação de atividades desnecessárias, evitando-se desperdícios.;

2º) Agregar Valor – embora o cliente final possa não perceber a integração existente na cadeia produtiva, cada elo da mesma está sempre buscando níveis de qualidade e eficiência que possibilitem ofertar um produto em que o cliente perceba um valor agregado maior, seja em função da maior qualidade resultante, seja através da disponibilização mais rápida do produto aos mesmos (atendendo aos requisitos de espacialidade e temporalidade);

3º) Vantagem Estratégica – operando-se numa visão integrada por toda a cadeia produtiva, consegue-se obter um diferencial competitivo importante, seja através de uma estratégia de redução de custos, seja através de uma estratégia de diferenciação.

Flexibilidade gerencial

A SCM possui uma alta flexibilidade gerencial, como sendo a habilidade para mudar decisões estratégicas em respostas às mudanças externas e internas do ambiente competitivo. Ela pode propiciar às empresas a capacidade de reverter, modificar ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com