TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Cadeia De Suprimentos

Trabalho Universitário: Gestão Da Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENRO: CASO TOYOTA

Jaqueline Wilie de Paiva Ribeiro 1, Patricia Jacomini Froio2

Silvio Ribeiro 3

1,2 Acadêmicos do Curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Lins Prof. Antônio Seabra – Fatec, Lins-SP, Brasil

3Docente do Curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Lins Prof. Antônio Seabra – Fatec, Lins-SP, Brasil

RESUMO:

A cadeia de suprimentos engloba todos os estágios que estão envolvidos direto ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e o próprio cliente. Este método de gestão tem atraído a atenção de acadêmicos e profissionais, e empresas têm investido na implementação deste conceito na busca de competitividade. Muitas empresas ainda não adotaram esta estratégia. O artigo apresenta um caso de uma empresa, que com a implementação do método, obteve benefícios não só para a competitividade, mas também, para a cadeia como um todo.

1 INTRODUÇÃO

A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência.

Uma cadeia de suprimentos consiste numa serie integrada de atividades, englobando desde o fornecimento das matérias- primas até a entrega do produto ao consumidor final. O gerenciamento do fluxo de mercadorias e produtos num sentido, e do fluxo de informações e recursos no outro, entre todos os membros da cadeia, tem sido reconhecido como uma das principais estratégias para obtenção de vantagens competitivas.

No entanto, o gerenciamento de uma cadeia de suprimentos não está limitado á gestão do fluxo de mercadorias e informações entre fornecedores e o cliente final, mas inclui também a gestão de todas as atividades que agregam valor em cada membro da cadeia, de forma a proporcionar maior valor ao consumidor final.

Uma cadeia de suprimentos consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, na realizaçãodo pedido de um cliente. Ela inclui não apenas o fabricante e os fornecedores, mas também transportadoras,armazéns, varejistas e até mesmo os próprios clientes. Dentro de cada organização, assim como em umfabricante, a cadeia de suprimentos inclui todas as funções envolvidas na recepção e na realização de umasolicitação do cliente. Essas funções incluem - mas não estão simplesmente limitadas a – desenvolvimentode produto, marketing, operações, distribuição, finanças e serviço ao cliente.Uma cadeia de suprimentos é dinâmica e envolve o fluxo constante de informações, produtos e fundosentre diferentes estágios.

2Conceitos

De fato, a finalidadeprincipal de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer às necessidades do cliente e, no processo, gerarlucro por si só. O termo cadeia de suprimentos traz à lembrança imagens de produto ou estoque movendo-sede fornecedores para fabricantes, distribuidores, comerciantes e para clientes ao longo de uma cadeia. Issocertamente faz parte da cadeia de suprimentos, mas também é importante visualizar informações, fundos e fluxos de produtos pelas duas direções dessa cadeia. O termo cadeia de suprimentos também pode implicar quesomente um participante esteja envolvido em cada estágio. Na realidade, um fabricante pode receber materialde vários fornecedores e depois abastecer vários distribuidores. Assim, muitas das cadeias de suprimentossão, de fato, redes. Pode ser mais exato utilizar o termo rede de suprimentos ou teia de suprimentos para descrevera estrutura da maioria das cadeias de suprimentos.

Uma cadeia de suprimentos típica pode envolver uma série de estágios, que incluem:

• clientes;

• varejistas;

• atacadistas/ distribuidores;

• fabricantes;

• fornecedores de componentes/matéria-prima.

Cada estágio em uma cadeia de suprimentos está conectado pelo fluxo de produtos, informação e fundos.Esses fluxos normalmente ocorrem em duas direções e podem ser gerenciados por um dos estágios ou porum intermediário. Nem todo estágio precisa estar presente em uma cadeia de suprimentos.

O projeto apropriado da cadeia de suprimentos depende das necessidadesdo cliente e das funções desempenhadas pelos estágios envolvidos.

2.1 O objetivo de uma cadeia de suprimentos

O objetivo de cada cadeia de suprimentos deve ser maximizar o valor geral gerado. O valor (tambémconhecido como excedente de cadeia de suprimentos) que uma cadeia de suprimentos gera é a diferença entre oque o produto final vale para o cliente e os custos que incorrem a ela ao atender à solicitação do cliente. Paraa maioria das cadeias de suprimentos comerciais, seu excedente estará fortemente relacionado à lucratividadeda cadeia de suprimentos, a diferença entre a receita gerada do cliente e o custo total ao longo da cadeia desuprimentos que incorrem em custos para transportar informações, produzir componentes, armazená-los,transportá-los, transferir fundos e assim por diante.

Quanto maior a lucratividade da cadeia de suprimentos,mais bem-sucedida ela é. O sucesso dessa cadeia deve ser medido em termos de lucratividade, e não em termosdos lucros em um estágio individual. Tendo definido o sucesso de uma cadeia de suprimentos em termos de lucratividade, o próximo passológico é procurar por fontes de receita e de custo. Para qualquer cadeia de suprimentos, existe apenas umafonte de receita: o cliente.

Todos os fluxos de informações, produtos ou fundos geram custos dentroda cadeia de suprimentos. Assim, o gerenciamento apropriado desses fluxos é fundamental para o sucessoda cadeia de suprimentos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos eficaz envolve o gerenciamento de ativos eprodutos, informações e fluxo de fundos para maximizar o excedente total da cadeia.

2.2 A importância de decisões em cadeia de suprimentos

Existe uma conexão próxima entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com