TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Educação Corporativa - Projeto De Treinamentos E Capacitação Em Um Departamento De Empresa Automotiva

Exames: Gestão Da Educação Corporativa - Projeto De Treinamentos E Capacitação Em Um Departamento De Empresa Automotiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

Pólo de Apoio Presencial de Catalão - GO

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Professora EAD – Ma. Viviam Menezes

Tutor – Arley Gonçalves

Gestão da Educação Corporativa – Projeto de treinamentos e capacitação em um departamento de empresa automotiva

396125 – Anuchi Rodrigues

400495 – Franciane Tristão Aguiar Oliveira

390849 – Gabriela Caroline P. Da Silva

398100 – Liliane Dias Da Silva Souza

402033 – Lucilene Pereira Rodrigues Barra

399634 – Mirna Maria De Oliveira Souza

Catalão (GO)

2013

1. Empresa

A empresa onde será desenvolvida a ATPS (Atividade Pratica Supervisionada) é a MMC Automotores do Brasil Ltda., empresa que produz veículos da marca japonesa Mitsubishi, entre eles a L200 Triton e o ASX.

A empresa se localiza na cidade de Catalão, interior do estado de Goiás. Possui cerca de cinco mil funcionários, entre diretos, prestadores de serviço e terceirizadas. A produção gira em torno de trezentos veículos por dia dos mais variados modelos.

Entre vários setores, foi o escolhido o setor de Pós Vendas para o desenvolvimento desta ATPS. O setor é responsável por todos os serviços ao consumidor após a venda do veiculo, como garantia, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Peças de reposição, entre outros. Este setor conta com aproximadamente trezentos funcionários.

2. Levantamento de Demanda

O levantamento da demanda de cursos e capacitações dos funcionários no setor de pós venda da empresa foi realizado através de entrevista com dois gerentes e um quatro funcionários. O primeiro gerente é responsável pela parte de assistência técnica do setor, como auxilio as concessionárias, investigação de falhas, entre outros. O segundo gerente é responsável pelo atendimento às concessionárias autorizadas e pelo fornecimento de peças de reposição. Os funcionários fazem parte da equipe de trabalho gerida pelos gerentes entrevistados, sendo dois da parte técnica e dois do atendimento a concessionária.

 Assistência técnica

As principais necessidades levantadas pelo gerente se dizem respeito a capacitação técnica e falta de segundo idioma, preferencialmente o inglês. A falta de cursos superiores entre os funcionários da equipe também foi citada. Os pontos citados são:

 Falta de curso superior, principalmente em áreas automotivas;

 Capacitação técnica nos sistemas automotivos, como motores, transmissão, sistemas elétricos dos carros, etc.;

 Falta de inglês fluente para tratativas com Japão;

 Tomada de decisão, sem consulta do gerente ou supervisor;

 Manuseio das funções da ferramenta de Excel.

Para os funcionários entrevistados, a parte de treinamentos técnicos também é a principal necessidade. Questões como curso superior e fluência em outras línguas são vista como uma necessidade, mas não como prioridade, visto que falta apoio da empresa para tais investimentos. Os pontos citados são:

 Capacitação técnica constante em mecânica automotiva;

 Curso técnico em mecânica automotiva;

 Cursos de inglês;

 Cursos de informática para elaboração de relatório com maior qualidade.

 Atendimento

Para o gestor da área de atendimento, as principais necessidades estão na capacitação dos funcionários em gestão de estoques e atendimento ao cliente. A falta de um segundo idioma, especialmente o inglês, também foi apontada. Os pontos citados são:

 Capacitação em gestão de estoques;

 Capacitação em atendimento ao cliente;

 Falta de curso superior, principalmente nas áreas voltadas ao estoque, logística e áreas afins;

 Falta de segundo idioma, especialmente o inglês.

Para os funcionários, cursos voltados para gestão de estoques, logística e atendimento ao cliente iriam contribuir para suas atividades diárias. A falta de curso superior também foi citada, o que impede os funcionários de buscarem promoções ou cargos mais qualificados. Os pontos citados são os mesmos descritos pelo gerente.

3. Objetivos

O projeto visa atender as necessidades de capacitação e treinamentos levantadas através da entrevista com gestores e funcionários. Através do projeto, busca-se investir no funcionário, consequentemente melhorar sua capacitação e os serviços prestados por ele para a empresa.

4. Justificativa do Projeto

A capacitação dos funcionários irá trazer benefícios para a empresa e para eles próprios. Investir no funcionário está cada vez mais importante, pois são os recursos humanos responsáveis pela qualidade dos serviços prestados. No setor de pós venda, onde as pessoas trabalham diretamente com clientes, a capacitação é ainda mais importante.

Do lado dos funcionários, a capacitação irá aumentar suas aptidões, melhorar a qualidade dos serviços prestados e valorizar seus currículos. Além disso, funcionários capacitados ocupam os cargos mais altos da empresa, por isso, a capacitação serve de motivação para estes funcionários a buscarem promoções e subir na carreira.

Do lado da empresa, a capacitação dos funcionários irá trazer mais qualidade nos serviços prestados. Funcionário motivado e capacitado produz mais, com mais qualidade, diminui gastos, gera inovação, ou seja, traz muitos mais benefícios para a empresa.

5. Descrições das soluções de Educação Corporativa

O setor de pós vendas possui um departamento especifico de treinamento, denominado de IMT – Instituto Mitsubishi de Treinamento. Este departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com