TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Inovação

Trabalho Escolar: Gestão Da Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

1)Uma inovação sempre resulta de criatividade, mas nem toda ideia criativa constitui uma inovação, porque inovação não é apenas a criação da ideia, mas a sua implementação no mercado ou nas organizações ( V )

Para Moreira e Queiroz apud Zaltman, Duncan e Holbek (1973) o termo inovação é usualmente empregado em três diferentes contextos. Em um deles, é sinônimo de invenção, isto é, refere-se a um processo criativo em que dois ou mais conceitos ou entidades existentes são conhecidos de alguma forma nova para produzir uma configuração não conhecida previamente pela pessoa envolvida. Às vezes, essa idéia é misturada com idéia de inovação como um processo (de inovação tecnológica) que parte da conceitualização de uma nova idéia para a solução de um problema e daí para a real utilização de um novo item de valor econômico ou social. Essa visão da inovação como um processo começando com o reconhecimento de uma demanda potencial para – e viabilidade técnica de – um item e finalizando com sua utilização generalizada é talvez o mais amplo uso do termo inovação na literatura existente. Ela mescla a idéia de inovação com a de adoção.

O termo inovação é também usado para descrever somente o processo em que uma inovação existente torna-se parte do estado cognitivo e repertório comportamental de um adotante. A inovação, nesse sentido, é a adoção de uma mudança que é nova para a organização e seu ambiente relevante. Trata-se da introdução em uma situação aplicada, com sucesso, de meios ou fins que são novos à situação. No primeiro sentido, a organização ou indivíduo podem ser inovadores sem adotar; no segundo, podem ser inovadores sem ser inventores.

Finalmente, o terceiro uso do termo refere-se àquela idéia, prática ou artefato material que foi inventado ou é visto como novo, independentemente de sua adoção ou não-adoção. A ênfase aqui está na descrição de por que alguma coisa é nova, enquanto a invenção e a adoção envolvem processos. Essa visão que descreve atributos e dimensões. (MOREIRA e QUEIROZ, 2007, p.6 e 7).

Ainda segundo Moreira e Queiroz apud Segundo Zaltman, Duncam e Holbek (1973) `` a inovação é qualquer idéia, prática ou artefato material percebido como novo pela unidade de adoção relevante, a qual pode ser uma pessoa, uma organização, um setor industrial, uma região etc´´. (MOREIRA & QUEIROZ, 2007, p.7)

A afirmação é verdadeira. Pois, não existe inovação sem criatividade, porque a inovação é a aplicação prática da criatividade. Mas a criatividade por si só não basta, é necessário implementá-la, transformá-la em uma inovação concerta, seja através de novos produtos, serviços ou formas de gestão. Ou seja, a inovação é a soma da idéia (criatividade) mais a implantação que é igual a resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com