TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Produção

Seminário: Gestão Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

Desde a criação de uma empresa até o seu auge de sucesso, a mesma passa por inúmeras etapas e processos que vão viabilizar e direcionar o melhor caminho a seguir. Em sua teoria de classificação destacamos como principais as empresas primárias ou extrativas que extraem seus recursos da natureza, empresas secundárias ou de transformação que transforma matéria prima em produtos acabados, empresa terciaria ou prestadores de serviço, que presta serviços, não vendem produtos, são intangíveis, e a Empresa de terceiro setor que são sem fins lucrativos , agrega recursos para promover inclusão social. Em suas ramificações são incluídos fatores de produção e recursos empresariais:

Natureza- De onde se extrai matéria-prima.

Capital- Fornece recursos para empresa, viabiliza todo tipo de investimento e aquisição.

Trabalho- Sem trabalho não tem produção.

A mudança que impactou o mercado e modernizou os recursos de produção foi através da Era Industrial x Era do conhecimento – A era industrial migrou para era da informação onde as organizações passam a depender do conhecimento adquirindo habilidades e competências, onde o homem também não dependeu somente da natureza (caça, pesca, agricultura, etc)

Capítulo 2.

Produtos e serviços são primordiais para definir e identificar a origem da sua empresa. Tendo sua diferença e características individuais.

Produtos: São de características tangíveis, pois se podem tocar, são fáceis de medir capacidade. Tem maior grau de investimento

Serviços: São intangíveis, pois não se mede capacidade, tem menor grau de investimento.Dentro de cada “produto” existe uma classificação em bens(mercadorias) e serviços:

Bens de consumo Duráveis e Não duráveis – Sua diferença se baseia no tempo.Bem de produção-Se baseia na produtividade, transformação e etapas.Bens de serviços-São de fator intangível, pois não se pode manipular com as mãos.Componentes que identificam produtos e serviços de maneira seletiva como embalagem, qualidade, e custo, tem com

Ciclo de vida de produtos e serviços:

Tempo de duração de um produto no mercado, quem decide a capacidade de tempo é o consumidor, cliente final, pois produtos não tem vida definida. Estão sempre em renovação a fim de agregar clientes.

Etapas e possibilidade de transição:Introdução=>Crescimento =>Maturidade =>Declínio.

CAP 3

As empresas são como um grande sistema. Cada parte e sub-parte tem a sua função; e alguém coordena essa função ou atividade.

Esse sistema está dentro de outros sistemas.

Os principais componentes desses sistemas (de uma empresa) são as entradas de alguma coisa, processamento, saídas e feedback de como está sendo "visto" este sistema.

Um exemplo dos componentes é a informação. Como a entrada dessa informação acontece? Como que foi processada? Como a informação vai "sair" ou chegar até a imprensa?

Eofeedback demonstra como a saída da informação vai repercurtir, seja positivamente ou negativamente.

Isto em um todo é um sistema aberto onde são classificados como probabilisticos, pois não tem certeza de entrada e saídas.

E o sistema fechado é deforma onde sabemos o que está saindo de uma empresa como por exemplo matéria prima e ao mesmo tempo entrada de máquinas para que esse processo seja realizado.

Cada empresa adota um sistema de produção que se refere três subsistemas; Produção em lotes, Produção contínua e produção por encomenda.

O que podemos dizer desses sistemas é o controle de cada produção e produtos a serem feitos com eficácia.

Algumas empresas adotam o sistema sob encomenda onde não teria risco de perda, pois a empresa só irá produzir somente depois do pedido ou encomenda.

Ex: Empresas que realizam festas, antes de fechar o contrato, solicitam "50%" do valor real para que não tenha perda total ao contrário do sistema em lote eles são realizados em grande quantidade para atender o volume de venda.

Já o sistema contínua são empresas que fazem produção que não terá mudanças ao um longo tempo.

Ex: Cimento, sempre será feito da mesma forma, sendo assim a empresa pode produzir antecipadamente.

CAP 4

O processo inicial de uma empresa é a localização das instalações (escolha proposital, fácil acesso, próximo do cliente, consumidor).O impacto da tecnologia direciona o mercado aproduzir coisas buscando cada vez mais criar insumos, (produzindo bem com custos reduzidos, preservando a qualidade). Através da

definição de capacidade instalada (equipamentos, maquinas, produto e volume) e capacidade de produção (numero que a empresa produz, quantitativo). A empresa estabelece um limite máximo, dificilmente atingido ou mínimo, que abaixo de certo ponto não produz.Uma ferramenta de maior utilidade para otimizar o espaço para ganho na produtividade, como arranjo físico e desenho físico do espaço. A melhor maneira para prevenir falhas no processo é a manutenção, um instrumento que garante a sobrevivência da Indústria e prestação de serviço, sendo ela, preventiva, que trabalha para evitar erros e a corretiva, que soluciona após acontecer o erro.

CAP 5 / 6

O Planejamento e controle da produção o (PCP) e um sistema que auxilia e aumenta a eficiência da empresa e ajuda no planejamento da função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve serfeito para atingi-los da melhor maneira possível.

O planejamento já vê as coisas no futuro e está voltado para a continuidade da empresa, ou seja, sem planejamento a empresa fica perdida, pois determina as prioridades da empresa e o que deve ser feito, como deve serfeito e por quem deve ser feito, por esta razão o planejamento construiu um conjunto integrado de planos.

O deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com