TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Produção 2

Artigo: Gestão Da Produção 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 14

UNIFACS - EAD

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

LEYSON MATOS DE SANTANA

ATIVIDADE VIRTUAL: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

Camaçari – BA

2014.2

LEYSON MATOS DE SANTANA

ATIVIDADE VIRTUAL: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II

Trabalho apresentado à disciplina de Administração da Produção ll, da Universidade Salvador, modalidade de Educação a Distância, como requisito de avaliação.

Professor: Lucas Cerqueira

Tutora: Juliana Cardoso de Araujo

Camaçari - BA

2014.2

Questões

Questão 01 - Considere que o aluguel do armazém que acomoda os estoques de certo materiais usados regularmente no processo produtivo de uma empresa aumentou significativamente. Que impacto isto pode ter no tamanho do LEC do referido material? Ao apresentar a sua resposta exponha os argumentos e o valide com base na teoria apresentada sobre LEC. (1,5 PONTO).

RESPOSTA:

Segundo Pascoal (2008, p. 21) o LEC pode ser definido como a “quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem, são mínimos para o período considerado”.

De acordo com Moura (2004), os modelos de Lote Econômico de Compra (LEC) podem se transformar numa poderosa ferramenta para o controle de custos envolvidos no estoque e sua manutenção. A partir de alguns dados coletados como demanda e custos de pedir e de manutenção pode-se chegar a uma quantidade de compra muito próxima da ideal. A quantidade calculada é chamada de Quantidade ótima (Q).

Partindo desse conceito, as organizações nos dias atuais têm procurado formas que diferencie de seus concorrentes, e é nesse contexto que LEC surge como forma de minimizar os custos fixos e muitas vezes indiretos, facilitando a vida do gestor.

Na questão acima, foi evidenciado que com o aumento do aluguel do armazém que incide diretamente no custo de manutenção de estoque que por sinal é um custo fixo, haverá uma significativa alteração nos cálculos do LEC, pois o custo de manutenção no período é obtido através da multiplicação entre a quantidade média do estoque disponível e o custo para se manter uma unidade durante o período. Portanto, quando mais custosa for a encomenda maior será a tendência de geração de estoques, pois a empresa deverá comprar menos vezes, com quantidades maiores, com isso, comprando quantidades maiores aumenta-se o estoque médio e consequentemente o custo de estocagem. Ou seja, o custo total com a reposição dos lotes aumenta.

Questão 02 - Para constatar que você entendeu a lógica das planilhas do MRP (aula04): tente construir uma planilha semelhante àquela apresentada para o recorte de vidro (aula 04), porém, com os dados relativos à “moldura” do espelho. A referida moldura é entregue, pelo fornecedor, em metros lineares. Cada espelho requer dois metros e meio (2,5m) de material de moldura, de maneira que as quantidades que você indicará na planilha estarão expressas em metros lineares. O lead time (prazo de entrega) do material de moldura, pelo fornecedor, é de uma (1) semana. (1,5 PONTO).

Tabela:

Semana 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Necessidade bruta 1.000 250 750 1.000

Recebimento programado 1.000 250 750 1.000

Colocação de pedido 1.000 250 750 1.000

Foi contatado através do estudo da aula 4 do modulo, que na semana 10 houve um pedido de 400 espelho, sabendo que a moldura equivale a 2,5 m linear, ou seja, 400 espelhos equivalem a 1.000 m linear. Sendo que o lead time do fornecedor é de uma semana e a produção será de duas semanas.

Portanto, para uma entrega dos produtos na semana 10, seria necessário fazer o pedido ao fornecedor na semana 7 e começa a produzir na semana 8 e 9, para que na 10 semana pudesse ser entregue os espelhos, e assim sucessivamente.

Questão 03 - Conforme foi dito, os programas “seis sigma” consistem, basicamente, no aprofundamento e ampliação do CEP, reduzindo-se, sistematicamente, a variabilidade dos processos, a fim de obter-se, como resultado, uma eliminação quase total de defeitos. Procure a maior quantidade possível de informações sobre o “seis sigma”, compare-o com o CEP e estabeleça as principais semelhanças e diferenças entre os dois tipos de programa. (1,5 PONTO).

RESPOSTA:

Na atual conjuntura em que se encontra o mercado, onde a qualidade dos produtos faz a diferença, as organizações procuram desenvolver processos mais robustos e que tenha respostas rápidas e precisas no que se refere à qualidade.

E é nesse contexto que o Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade por meio do aperfeiçoamento contínuo dos processos de produção e da eliminação sistemática dos defeitos, falhas e erros, considerando todos os aspectos importantes e diferenciadores junto aos clientes (MARASH, 2000).

Segundo Cabrera Junior apud Rotondaro (2006, p. 17) seis sigma e uma metodologia rigorosa que utiliza ferramentas e métodos estatísticos para definir problemas e situações a melhorar, medir para obter a informação e os dados, analisar a informação coletada, incorporar e empreender melhorias nos processos e controlar os processos ou produtos existentes com a finalidade de se alcançar a melhoria contínua.

Nesse sentido Harry (1998), o programa Seis Sigma tem se mostrado entre as empresas como uma campanha agressiva para levantar a lucratividade, aumentar a participação no mercado e melhorar a satisfação do cliente, e a filosofia do seis sigma reconhece que há uma correlação direta entre o número de defeitos dos produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com