TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Produção

Dissertações: Gestão Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

Respostas

.............................................................................................................

1 – Segundo Eliacy Cavalcanti Lélis – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, as principais razões para uma empresa criar estratégias globais são:

Melhoria das tecnologias de transporte e comunicação – Hoje em dia, produtos podem ser levados rapidamente de um continente a outro por avião, assim como voz e dados podem ser transmitidos em segundos via e-mail, fax e planos de telefonia sem tarifas. Assim, empresas podem apoiar suas filiais em todo o mundo e seus gerentes podem se comunicar facilmente. Regras mais branda para instituições financeiras - nos anos 1980, as agencias reguladoras de bancos nos Estados unidos retiraram o teto das taxas de juros e eles puderam atrair investidores de fora com taxas mais altas. O resultado foi que os sistemas financeiros globais se abriram e ficou mais fácil para as empresas encontrarem capital, suprimentos e recursos mais baratos. Aumento da procura por serviços e produtos importados – com menos barreiras para o comercio internacional, as empresas passaram a instalar fabricas em outros países, aumentando sua presença nos mercados estrangeiros e reduzindo a resistência dos consumidores a produtos de fora. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns clientes exigem o rótulo “made in USA”. Diminuição das barreiras no comércio internacional – além da instalação de linhas de produção nos países onde moram os clientes, blocos econômicos, como a União Europeia (EU), e acordos regionais, como o tratado de livre Comercio da América do Norte (Nafta), facilita o comercio entre nações, ditando regras e cortando tarifas. Menor custo comparativo – salários para os mesmos cargos variam muito de um país para outro. Países como China e Índia tornaram-se fontes de mão de obra qualificada e barata para nações ricas. Isso ocorre não só no nível da produção, mas nos de gerencia, e tanto em indústrias como em serviços. Entre 2000 e 2003, empresas estrangeiras instalaram 60 mil fabricas na China, produzindo principalmente telefones celulares, roupas e calçados. Na Índia concentraram-se industrias de serviços como programação, pesquisas e desenvolvimento, contabilidade e escrituração.

2 - Segundo Eliacy Cavalcanti Lélis – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012, cadeia de valor é uma series de processos inter-relacionados de uma empresa, produzindo produtos ou serviços para satisfazer os clientes. Além dos processos internos da empresa, a cadeia inclui os de seus clientes e fornecedores. São as necessidades dos clientes internos ou externos que dão inicio a cadeias de valor: solicitações de trabalho imediato – como a que é feita pelo EC da agência de propaganda ao diretor de criação – ou previsões de necessidades no futuro. Essas necessidades podem aparecer a qualquer momento e em qualquer parte do processo. As cadeias de valor podem assumir diferentes formas, classificadas segundo os tipos de processo.

3 – Processo essencial, ou core process, é uma cadeia que agrega valor aos clientes externos. Onde gerentes e funcionários trabalham gerando um relacionamento com os clientes e fornecedores facilitando a troca de informações sobre os produtos e o atendimento as 100% demandas. São quatro os principais tipos de processos essenciais:

Processo de relacionamento com o cliente: - também chamado de gestão de relacionamento com o cliente. Os funcionários identificam os clientes externos e constroem relacionamentos com eles, facilitando a elaboração de pedidos. A interface com o cliente na agencia de propaganda é um exemplo.

Processo de desenvolvimento de um novo serviço ou produto – os funcionários projetam e desenvolvem produtos ou serviços conforme especificações dos clientes ou informações do mercado em geral. Por exemplo, o processo de projeto e planejamento de propaganda.

Processo de execução de pedido – os funcionários produzem e entregam o serviço ou produto ao cliente. Na agencia, temos o processo de produção da campanha.

Processo de relacionamento com fornecedores – os funcionários escolhem os fornecedores de matéria-prima, serviços e informações e facilitam o fluxo desses insumos dentro da empresa. Na agencia de propaganda, um exemplo é negociar preços, agendar entregas ou obter feedback.

Processo de apoio fornece os recursos para que os processos essenciais ocorram. Conforme alguns exemplos. (PANDE; NEUMAN; CAVANAGH, 2000)

Aquisição de capital – providenciar recursos financeiros para que a empresa execute seu trabalho.

Orçamento – decidir como os fundos serão usados durante um período.

Recursos e contratação – selecionar pessoal para o trabalho.

Avaliação e compensação – avaliar e recompensar os funcionários por seu trabalho e pelo valor que agregam à empresa.

Apoio e desenvolvimento de recursos humanos – preparar os funcionários para as tarefas que devem cumprir e ajuda-los a desenvolver novas habilidades.

Conformidade com as normas – garantir que a empresa esteja cumprindo todas as leis.

Sistemas de informações – processar dados e informações para agilizar processos dentro da empresa.

Gerenciamento empresarial e funcional – fornecer orientação estratégica e garantir a execução dos trabalhos na empresa.

4 – Estratégia corporativa envolve três dimensões:

Investigação do ambiente – o ambiente empresarial externo muda o tempo todo, forçando as empresas a se adaptar. Para isso, os gerentes monitoram as tendências da indústria, do mercado e da sociedade, buscando oportunidades e ameaças. Possíveis ameaças são: concorrentes ampliando produtos ou serviços, melhorando sua qualidade e diminuindo custos; ou novos competidores trazendo substitutos ao produto ou serviço que sua empresa oferece. Mudanças econômicas, politicas, tecnológicas e sociais também devem ser consideradas, assim como a disponibilidade de recursos. Por exemplo, a redução das reservas de petróleo afeta a indústria automotiva, forçando-a a criar carros que empreguem combustíveis alternativos.

Competências essenciais – para ter sucesso, as empresas devem tirar vantagem de seus pontos fortes, do que as destaca da concorrência. Ao criar estratégias, a gerência considera esses pontos, ou seja, as competências essenciais da empresa, que incluem: 1) equipe de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com