TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade Total

Dissertações: Gestão Da Qualidade Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

Qualidade Total (TQM)

A Qualidade hoje em dia é a condição básica para a empresa se manter competitiva no mercado, os clientes são mais exigentes e tem boas noções do que consideram de boa qualidade, as empresas se reinventam para que essa ferramenta esteja sempre alcançando a satisfação do consumidor. Como as concepções de qualidade são dinâmicas, adaptam-se ás épocas em que são utilizadas e estão relacionadas ás percepções de cada consumidor.

Paladini dividiu a qualidade em dois tempos, afirmar que a qualidade não tem um significado preciso, são eles: Espacial relacionado a qualidade ter abrangente escopo e o temporal onde a qualidade tem um processo em constante movimento.

Na visão de Lorenzetti (2002) A própria percepção de um único individuo pode variar com o tempo. Hoje em dia já não se gasta mais tempo discutindo o porquê da qualidade, mas sim, como obtê-la.

Dessa forma as empresas buscam estratégias, ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento de qualidade cada vez mais complexos e completos, que possam atender a realidade e necessidade do atual mercado competitivo globalizado.

Controle de Qualidade – Na década de 1930, surgiram os primeiros passos para a criação do Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), com as cartas de controle estatístico tornou- se possível prever quando e como um processo de produção sairia do controle, diagnosticando os defeitos, sendo assim possível preveni-los.

Os criadores dessas ferramentas de prevenção são o pioneiro que em 1924, desenvolveu a carta de controle Shewhart e seus colegas Dodge e Roming, que permitiram a realização da inspeção por amostragem. Nessa fase, os consumidores davam preferencia aos produtos duráveis, em função da escassez dos mesmos.

Já na visão de Feigenbaum 1951, as empresas deveriam dar mais ênfase na prevenção que na correção de defeitos, seu programa era dividido em 4 etapas sendo elas: estabelecer padrões, avaliar desempenho do produto, age quando necessário( corrigi quando os padrões não são atendidos), planeja aprimoramentos. A garantia da qualidade, entendida por um conjunto de atividades planejadas, assegura ao cliente a capacidade do fornecedor para atender todos os requisitos exigidos nas normas e contratos de fornecimento.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a contar de 1945, a “qualidade” ganhou nova dimensão. Por estudos foram detectados que 80% das falhas eram gerenciais e não técnicas, novas medidas de qualidade e normalização passaram a ser exigidas.

A evolução da garantia da qualidade envolvia de maneira sistêmica, todos os órgãos da empresa, marketing, projetos, desenvolvimento, aquisição, fabricação, inspeção e testes, expedição, instalação assistência técnica.

Historicamente, verifica-se que a qualidade vem evoluindo, se adaptando e criando ferramentas á medida que os cenários vão se modificando.

A Qualidade na visão de alguns estudiosos – Juran e Deming (considerados os pioneiros da qualidade): Abordavam as formas e os meios de planejar, organizar e controlar a produção. Ishikawa mostrou aos ocidentais a viabilidade da implantação, no Japão, disseminando a cultura da qualidade em todos os níveis hierárquicos.

Para Algarte e Quintanilha (2000), em razão da globalização da economia, tornou-se necessária a padronização dos requisitos de Sistemas da Qualidade. Uma importante contribuição para a qualidade mundial foi o estabelecimento de uma serie de normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO). Organismo internacional criado na Suíça onde fazem parte mais de 140 países.

Em, 1987, editaram as regras internacionais conhecidas mundialmente como normas ISO9000, as quais possibilitaram a padronização desses requisitos em todo o mundo.

A ISO 9000, em sua primeira versão, dá mais ênfase á garantia da qualidade do produto. Revisada em 1994 e em 2000, passou a acompanhar a tendência mundial, valorizando os aspectos de gestão empresarial e melhoria contínua, a fim de disciplinar os sistemas organizacionais e gerenciais, com base nos produtos, concebidos, projetados, fabricados e comercializados. No entanto, as normas não garantem, a qualidade da tecnologia empregada ou a capacidade de inovação da empresa.

Os programas e a gestão de Qualidade – Em resumo, a qualidade caminha junto com a administração e a busca incessante dos Pioneiros da Administração, Taylor, Fayol, Ford por técnicas que aumentassem a produtividade e a quantidade produzida, foi muito importante para estabelecer um conjunto de conhecimentos e representou a base da Administração ao longo de grande parte do século passado. Pode-se dizer que os pioneiros da Administração buscavam técnicas e formas de trabalho como as quais pudessem aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, padronizar os produtos e reduzir os custos de produção.

Segundo Silva (2006)- é preciso pensar sobre o futuro da gestão nas organizações, uma vez que:

O cliente não aceita erros, tem baixa fidelidade aos produtos e serviços adquiridos, pesquisa muito antes de tomar a decisão de compra e analisa com mais profundidade os prós e os contras de cada negociação sendo crítico e exigente a respeito da qualidade.

Para se manterem vivas no mercado global, as empresas tem buscado vários programas e ferramentas de qualidade, tais como:

• Qualidade Total (TQC, TQM, GQT) – são siglas do programa de qualidade total. Total Quality Control, Total Quality Management e Gestão da Qualidade Total)

• Qualidade ISO9001, QS9000, ISO/TS16949);

• Manutenção Produtiva Total (TPM);

• Produção Enxuta (Lean Mnufactoring);

• Just in Time (JIT);

• World Class Manufactoring (WCM);

• Boas Praticas de Fabricação (GMP)

• Kaizen;

• Balanced Scorecard (BSC);

• Gerenciamento Visual;

• Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001);

• Meio Ambiente (ISSO14001);

• Reengenharia;

• Dowsizing

• Rightsizing;

• Controle de Processos (CEP)

• Housekeeping (5S); Seiri (senso de utilização)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com