TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Cadeia De Suprimentos

Casos: Gestão De Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da cadeia de suprimentos

A qualidade do produto final espelhada a qualidade de seus fornecedores de materiais e componentes, acredita-se que tenha chegado o momento de reformular essas antigas práticas que só trazem às empresas maiores custos de construção, em função de entregas erradas, retrabalhos, atrasos, esperas e perdas de produtividade. O gerenciamento de suprimentos deve abranger as diversas interfaces de atuação desse setor, seja com o projeto (através das especificações), com os fornecedores (aquisição e transporte), ou com a obra (recebimento, inspeção, estocagem, transporte interno e utilização de materiais). É importante também que exista na empresa um sistema de informação eficiente, a ponto de garantir a retroalimentação dos dados das obras às etapas anteriores de projeto e compra de materiais e componentes.

Há falta de organização na gestão de contratos e da cadeia de suprimentos, observando alguns pontos básicos a serem seguidos, como: estruturar uma equipe para coordenar as atividades, definir responsabilidades, estabelecer um sistema de informações e cadastrar o que foi executado, visando à formação de um banco de dados entre outros.

A importância do processo de aquisição para o resultado final depende de alguns fatores como; fornecer insumos ou serviços ao empreendimento atendendo aos parâmetros de qualidade e custo, negociar ao máximo com os fornecedores garantindo as melhores condições de compra e/ou contratação, avaliar e manter parcerias com fornecedores garantindo a melhoria contínua do processo. Decisões estratégicas dizem respeito a alianças, investimentos, aquisições de recursos, desenvolvimento do produto, cujo foco está no longo prazo. O horizonte de planejamento é longo, de uns cinco anos. Decisões táticas referem-se à produção agregada, planejamento agregado de distribuição e alocação de recursos, cujo foco está na minimização do custo total e maximização da receita líquida no médio prazo. O horizonte de planejamento é médio, de um mês a um ano. Decisões operacionais tratam da produção detalhada e do planejamento da distribuição, cujo foco está na minimização do custo local baseado nas decisões dos níveis mais altos, estratégico e tático no curto prazo. O horizonte de planejamento é curto, de um dia a um mês.

A atuação desses dois participantes, do cliente com fornecedor, não deve se resumir a uma simples relação, mas sobretudo, deve ser encarada como uma estratégia empresarial, que irá permitir ganhos globais de qualidade, custo e prazo em todo o processo de produção.

A cadeia de suprimentos é de extrema importância a diminuição dos problemas de comunicação entre o setor de suprimentos. Para os processos internos, deverão utilizar computadores interligados entre si e formalizando processos administrativos de requisição de compras, facilitando a aquisição de serviços e/ou compra de materiais para a devida aplicação. A disponibilidade de informações aumenta a flexibilidade com respeito a saber, quanto, quando e onde os recursos podem ser utilizados para obtenção de vantagem estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com