TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Cadeia De Suprimentos

Monografias: Gestão De Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 5

Mesmo o conceito de Cadeia de Suprimentos ser algo relativamente novo, suas bases remontam do nascimento da logística como ciência administrativa em 1950, entretanto na literatura administrativa são encontrados autores que apoiam a tese de que a Cadeia de Suprimentos seria a união da Logística com o Marketing e as operações de compra, o que concluiria na integração de todas as funções vitais da empresa em si e, também, com outras empresas. Logo, seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:

“É o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes”. (Rockford Consulting Group – RCG, 2001)

“Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009)

“Uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final em busca de resultados superiores” (Emerson BOND, 2002)

“Filosofia integradora para administrar o fluxo total de um canal de distribuição do fornecedor até o usuário final” (Martha C. COOPER e Lisa M. ELLRAM, 1993)

“Um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2007)

“O esforço de coordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes”. (Paulo Fernando FLEURY, 2002)

Assim, como explica o professor Edelvino Razzolini Filho, pode-se perceber que independente da variedade e até certa disparidade nas definições, a Cadeia de Suprimentos representa um conjunto de atividades que envolvem as atividades de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna distribuição e todo o suporte necessário para que tudo possa acontecer.

A Cadeia de Suprimentos também é conhecida ou chamada de Supply Chain.

Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) é responsável pelo fluxo de informações e materiais que saem do fornecedor e vai até o cliente, ou seja, é o caminho que o produto percorre desde a sua fabricação até o consumo, passando por distribuidores e revendedores. O Supply Chain está dividido em alguns módulos:

FONTE: http://fmugti.wordpress.com/2013/03/21/supplychain/

Processamento: São supridas mercadorias para satisfazer as necessidades das filiais, centros de distribuição e clientes. Essas necessidades são entradas manualmente pelo usuário ou determinadas automaticamente pelas funções de planejamento de necessidades, ordem de filial, promoção e ordem do cliente no sistema.

Web Service: Pode ser um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web.

CRM: É um processo interativo destinado a transformar a informação sobre os clientes em relações positivas com os mesmos.

Vendas: Quando é divulgado um certo produto e tenta vender aquele produto com intuito de que a venda deste produto gere lucros.

Finanças: É a gestão de recursos monetários e econômicos de um país, empresa ou indivíduo, com objetivo de gerar riqueza.

ERP: São sistemas transacionais que tendem a focar no nível operacional não possuindo muita capacidade analítica para ajudar em decisões de planejamento e estratégicas.

Pedidos: Os pedidos são solicitados e preparados para a distribuição.

Distribuição: Os pedidos que foram solicitados agora estão prontos para a distribuição para os fornecedores/clientes.

As oito características da SCM para Cox (1999):

1. Trabalhar sempre com o objetivo na perfeição da entrega de valor aos clientes.

2. Produzir apenas o que é necessário e se concentrar apenas nas ações que criem fluxo de valor.

3. Foco na eliminação de perdas de todo o processo operacional, como, por exemplo, superprodução, tempo de espera grande, transporte, processamento inadequado, defeitos, inventários e movimentos desnecessários.

4. Reconhecer que todos os membros da cadeia de suprimentos estão interessados em um mesmo objetivo, que é o de acrescentar valor ao produto.

5. Desenvolver relacionamentos de reciprocidade e confiança com fornecedores e clientes.

6. Trabalhar com fornecedores com o objetivo de criar uma logística mais eficiente.

7. Reduzir o número de fornecedores e trabalhar melhor com eles para se ter um relacionamento a longo prazo.

8. Criar uma rede de fornecedores para trocar informações de redução de perdas e eficiência operacional no fornecimento de produtos e serviços.

Três elementos formam a cadeia de suprimento, são eles: estrutura da cadeia de suprimentos, processos da cadeia de suprimentos e componentes de gestão da cadeia de suprimentos (LAMBERT & COOPER, 2000), como mostrado na figura abaixo:

Figura: Esquema dos elementos e decisões-chave da gestão da cadeia de suprimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com