TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custo Hospitalar

Exames: Gestão De Custo Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 16

A GESTÃO DE CUSTOS HOSPITALARES

VOLTAR PARA MAIS TEMAS DE MONOGRAFIA E TCC DE ADMINISTRAÇÃO

Este artigo tem como missão oferecer um panorama de como estruturar monografias e tcc sobre gestão de custos na administração hospitalar.

INTRODUÇÃO ÀS DEMANDAS DE GESTÃO DE SAÚDE HOSPITALAR

É possível que no nível territorial municipal é onde se consiga uma melhor congruência entre demanda e oferta de serviços de saúde. Por um lado, desde a perspectiva econômica, pela maior proximidade entre a prestação do serviço de saúde e o paciente.

E por outro, desde o ponto de vista político e institucional, pela maior eficiência institucional induzida pela concorrência local. Depois a descentralização, como primeira estratégia, é a resposta à busca da eficiência na atribuição funcional do gasto público e na efetividade das políticas públicas de saúde, que podem conduzir a um maior bem-estar econômico e social. Para isso, deve-se ter em conta uma série de instrumentos que devem levar a uma maior concorrência dentro do setor de saúde. (MARTINS, 2000)

A centralização de decisões acercando-as aos clientes e transferências e incentivos à gerência privada territorial.

Num mercado livre, sem regras de jogo , composto por seguradores e provedores no lado da oferta, e consumidores individuais no lado da demanda, os mecanismos de concorrência destroem a eficiência e a equidade e deixam aos consumidores individuais inermes.

As estratégias de livre concorrência nos mercados de financiamento e provisão dos serviços de saúde incluem: a seleção de risco , a segmentação do mercado, a diferenciação dos produtos que eleva o custo de produtos comparáveis, a descontinuidade na cobertura, a rejeição de garantia de certos indivíduos, a exclusão de cobertura para condições preexistentes, a informação enviesada em relação com a cobertura e a qualidade, e a ereção de barreiras primeiramente ao mercado. (BORBA, 2008)

O mercado tem três protagonistas: os patrocinadores, os consumidores conscientes do custo e os prestadores dos planos de saúde, que integram as funções de financiamento e provisão dos serviços e disponibilidade de informação relevante a respeito de custos e qualidades dos serviços. No entanto, o Estado mantém as prerrogativas de poder de coerção e do comando e controle, com o objeto de maximizar o bem-estar da sociedade.

Supõe-se a existência de agentes, inteligentes e ativos, compradores de serviços que contratam os planos de saúde em nome de um grupo de filiados consumidores e que em forma continuada, monitoram, estruturam e ajustam o mercado em sua natural tendência a evitar a concorrência por preço. A tais agentes se denomina patrocinador ou "sponsor". Este agente atua como corredor e contrata com um plano de saúde o relacionado com os benefícios cobertos, os preços, os procedimentos de afiliação e outras condições da participação dos usuários. O patrocinador estrutura e ajusta o mercado de provedores, que competem entre si, para estabelecer regras de equidade, criar demanda elástica ao preço e evitar seleção de risco. (MATOS, 2002). Da mesma forma, todos os aspectos já discutidos podem e devem fazer parte de qualquer esforço na redação de monografias ou artigos científicos ligados à área de administração de saúde.

Mediante os mecanismos de regulação se podem estabelecer uma série de regras para a concorrência, que gratificam com mais clientes e rendimentos àqueles planos de saúde que fazem um bom trabalho melhorando a qualidade, diminuindo o custo e satisfazendo aos usuários. É concorrência pelo preço, mas o preço no qual se enfoca é a prima anual que se paga por um plano de benefícios e não o preço que se paga por cada serviço individual.

A regulação se define como as regras gerais ou a imposição de ações específicas pelas agências governamentais que interferem diretamente ou indiretamente com o mecanismo de atribuição do mercado ante eventuais mudanças dos consumidores ou sobre as decisões de oferta e demanda das assinaturas. A regulação é importante por três razões: ela interfere diretamente com o mecanismo de atribuição do mercado, afeta o equilíbrio do mercado através das decisões dos consumidores e afeta o equilíbrio de mercado através das decisões das assinaturas. Diretamente, atribuindo, indiretamente, intervindo os mecanismos de oferta e demanda.

O processo de regulação se caracteriza como um jogo definido pelo grupo de consumidores e assinaturas no mercado regulado, preferências do consumidor e tecnologias das assinaturas, estratégias disponíveis e um grupo de regras. (MEGLIORINI, 2002)

No Brasil, estabeleceu-se um sistema legal sob critérios e modelos internacionais dados pelo Banco Mundial orientado pela necessidade de investir em saúde para melhorá-la e enfocado sob três políticas fundamentais.

Em primeiro lugar, fomentar um meio que permita às unidades familiares melhorar a saúde já que as decisões destas são determinadas pelas condições de saúde, mas estas são álibis pelos níveis de rendimento e de educação de seus membros. O governo pode ajudar a que tais decisões sejam mais apropriadas através da adoção de políticas de crescimento econômico que beneficiem aos pobres, aumento dos investimentos em educação e promoção dos direitos e das condições das mulheres.

Em segundo lugar, melhorar o gasto público em saúde mediante a redução deste nas instituições de terceiro nível, formação de especialistas e financiamento aplicando a um conjunto de medidas de saúde pública encaminhadas a defrontar às altas externalidades, financiamento e prestação assegurada de um conjunto de serviços essenciais, e melhoramento da gestão dos serviços de saúde estatais através de medidas de descentralização e subcontratação de serviços.

Em terceiro lugar, deve promover a diversidade e a concorrência através de políticas que alentem os seguros sociais ou privados para cobrir a assistência clínica não abarcada pelo conjunto de serviços essenciais; alentar aos provedores a competir na prestação dos serviços clínicos e no fornecimento de insumos; e gerando e difundindo informação sobre o desempenho dos provedores dos recursos e serviços de saúde. Tal aspecto é uma ótima justificativa da pesquisa em monografia ou em tcc. (RAUPP, 2007)

Propôs-se, que no nível territorial é onde se consegue uma melhor congruência entre demanda, oferta de bens e serviços públicos, um de caráter econômico de maior proximidade entre produtor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com