TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos Resumo Livro Fgv

Monografias: Gestão De Custos Resumo Livro Fgv. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Calculo Lucro para contabilidade Geral e de Custos: na contab geral o lucro envolve conceito de apuração de resultado, ou seja, representa o lucro de decisões játomadas. Na contab. Custos envolve uma percepção anterior à decisão de vender ou não, aumentar ou não a produção, ou seja, avalia antecipadamente os efeitos de uma decisão.

Objetivo Contabilidade de Custos: baseada no Planejamento e controle das operações os dois objetivos empresariais: crescimento patrimonial e participação mercadológica / Outros 3obj.: Determinação do Lucro, Controle das Operações e Tomada de Decisão.

Custo de Oportunidade: é o desejo mínimo de remuneração do investidor para o capital empregado.

EFEITOS ECONOMICOS: São valores registrados nos DREs mas que não representam desembolso de caixa (Depreciação, Amortização, exaustão..)

DEPRECIAÇÃO: Perda de valor de bens tangíveis, sujeitos a desgaste (terreno não deprecia).

AMORTIZAÇÃO: perda de valores de bens intangíveis

EXAUSTÃO: é a perda de valor dos recursos da natureza (petróleo, Minério)

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO: onde se acumula os custos em PROCESSO (custos acumulados por fase de fabricação, utilização em produção continua) ou por Ordem Serv. (custos acumulados por produto, utilização em produção descontinuada)

CUSTOS PRIMÁRIOS: Mat. Diretos + MOD; CUSTO TRANSFORMAÇÃO: esforço da empresa em transformar a MP em produto acabado. (MOD + Gastos Gerais Fab); CUSTO FABRICAÇÃO: é o custo produzido no período (Mat. Direto + MOD + GGF); CUSTO PROD. FABRICADO: é a soma dos custos no exercício (custo produção atual + exerc. Anteriores ainda em estoque); CUSTO PRODUTO VENDIDO: custos dos prod. Vendidos e entregues, que saíram do estoque.

2 – METODOS DE CUSTEIO (Absorção; variável ou direto; por atividade ABC)

CUSTEIO POR ABSORÇÃO: {Rec – CPV=LB-DespOperac=LO} (Exigência legislação societária), os produtos absorvem todos os custos incorridos no processo (dir e indir). ++ melhor valoração estoque, todos os custos são aplicados a todos os produtos,permite a apuração do custo por CC. ---Critério de rateios arbitrários; não considera o comportamento dos custos c a variação da produção; os produtos absorvem todos custos c isso o gestor não tem a noção da ociosidade da empresa.

CUSTEIO VARIÁVEL/DIRETO:{Rec-Custo,DespVariável=MC-Custo,Desp Fixa=LO} informações mais uteis ao processo gerencial, pois divide os custos em variáveis e fixos e somente os variáveis são alocados aos produtos.++++ Maior percepção e controle, custos produtos mensurados objetivamente, maior capacidade de planejamento. -Exclusão dos custos Indiretos ferindo os princípios contáveis, dificuldade para confrontação e competência, problemas c a Legislação fiscal.

CUSTEIO POR ATIVIDADE ABC:método de custeio baseado na análise ds atividades signifciativas da empresa. Visa eliminar as limitações impostas pelos sistemas tradicionais. Tem o obj. de alocar racionalmente os gastos indiretos aos produtosEle atribui custos às atividades em função da utilização dos recursos pelas atividades e atribui custos ao produto na proporção da utilização destas atividades. Para isso faz uso dos “direcionadores de custos” (n. Clientes, Qtd de OS) para definição dos custos unitários. Este Método é INDICADO quando: os custos ind. Tiverem parcela significativa do custo total; diversidade dos prod. Com variação dos volumes de produção; encomendas especiais onde volume ou especificações variadas.

USUÁRIOS DOS METODOS: ABSORÇÃO: usado por acionistas, financiadores com obj. específicos da contab. Financeira; VARIÁVEL: ger. Linhas e equipes de melhoria Processos, q precisam trabalhar com MC; ATIVIDADE: usado por gestores estratégicos, ger. Custos...

PREMISSAS GERENCIAIS: identificar faturamento mínimop/ cobrir os custos operac. (PEquil) 2º identificar faturamento necessário para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com