TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operações E Logística

Monografias: Gestão De Operações E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 6

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1. Faça uma pesquisa sobre embalagens de marketing e embalagem logística e leia o artigo "Logística reversa - Conceitos e componentes do sistema" encontrado em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf. O artigo também está na Midiateca da disciplina. Após isso, produza um texto único, de, uma página, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos: (3,0 pontos)

1. Identificar as características e funções das embalagens logísticas;

2. Identificar os três elementos do nível de serviços logísticos segundo Ballou;

3. Identificar as características do canal de distribuição reverso;

4. Apresente uma conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

Elabore uma dissertação com quatro parágrafos.

* No primeiro parágrafo apresente uma abordagem referente às características e funções das embalagens de marketing e das embalagens logísticas e o impacto destas últimas nos custos logísticos;

* No segundo parágrafo, apresente uma abordagem com os componentes da qualidade em serviços logísticos relacionados com o canal de distribuição reverso;

* No terceiro parágrafo, identifique os ganhos que a empresa pode obter no momento em que o Marketing interage com a Logística reversa;

* No quarto parágrafo, apresente a sua conclusão abordando a relação Marketing e Logística e como os programas de Gestão da Qualidade podem contribuir com as políticas ambientais.

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências.

As embalagens são como o cartão de visita das mercadorias quando expostas aos consumidores. Estas são chamadas as embalagens de marketing, que visam o apelo do mercado e voltam-se à conveniência do consumidor, sendo geralmente mais cosméticas, porém de maior custo. Mas também há as embalagens com ênfase na logística, as quais dão prioridade à facilidade de armazenamento, custo e transporte, permitindo maior facilidade no manuseio, são chamadas também de embalagens secundárias, geralmente são caixas de papelão, sacos plásticos ou até barris.

O canal de distribuição reverso, é basicamente o retorno do produto ou sua embalagem ao fabricante, como forma de reaproveitamento do todo ou parte deste, podendo inclusive gerar descontos ao consumidor na troca por um produto novo, por motivos como a sensibilidade ecológica, questões legais, redução do ciclo de vida do produto, redução de custos, e também com o intuito de dar uma imagem diferenciada ao produto e ao fabricante.

Após seu retorno à origem, este pode ser: reciclado, revendido (num mercado secundário ou outlet), remanufaturado, reparado ou até doado. Estas iniciativas podem tornar a empresa ecologicamente correta pelo marketing ligado à questão ambiental, obtendo o certificado ISO 14000 e selo verde, agregando valor à marca e simpatia dos consumidores.

Com estas características, o retorno dos bens de pós-consumo e pós-venda ao ciclo produtivo e de negócios produzem a revalorização tanto dos produtos que poderiam ser descartados, quanto dos seus fabricantes, que tornam-se diferenciais competitivos e acabam gerando novas receitas na cadeia produtiva.

2. Leia com atenção o estudo de caso "Indústria de confecções Zara" e em seguida responda as questões referentes ao texto.

INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES ZARA

A Zara é uma das mais dinâmicas e avançadas Empresas do ramo de vestuário na Espanha atuando na faixa dos 18-35 anos. Nos mais de vinte anos desde que foi fundada, estabeleceu instalações de tamanho ajustável na Espanha e obtenção no sudeste da Ásia e no Caribe, uma financeira na Holanda e cerca de 200 lojas na Europa e nas Américas. A posição da Zara no mercado internacional a coloca em disputa direta com alguns dos mais hábeis operadores no negócio, incluindo a Benneton italiana e as Americanas The GAP e THE LIMITED. Seu rápido crescimento e permanente sucesso neste meio tremendamente competitivo é um testemunho de sua habilidade em implementar sua estratégia baseada no duplo objetivo de trabalhar sem estoques e responder rapidamente às necessidades do mercado tão bem como, ou mesmo mais eficientemente que suas internacionalmente consagradas rivais. A perseguição destes objetivos conduziu a Zara a desenvolver um dos mais eficientes sistemas de resposta rápida no seu ramo.

O processo de fornecer mercadorias às lojas inicia-se com equipes multifuncionais - especialistas em moda, comercio e vendas - trabalhando no departamento de Design em La Corunha. Os designs refletem a última tendência da moda com inspiração em visitas a shows, lojas de concorrentes, campi universitários, pubs, cafés e clubes e mais alguns eventos julgados relevantes para a formação de opinião de seu público alvo. O entendimento da equipe a respeito das tendências é orientado posteriormente pelos fluxos regulares de vendas e informações de todas as instalações da Empresa pelo mundo. Especialistas em moda no departamento são responsáveis pelos desenhos iniciais e escolha dos tecidos, cores e estampas. É então tarefa dos integrantes da equipe comercial avaliar a viabilidade dos negócios com os itens propostos. Se os desenhos são aceitos, os especialistas iniciam as negociações com os fornecedores, compreendendo preços, custos e margens e fixam limites para preços dos produtos.

O tamanho da produção, isto é, o número de peças e datas de lançamento (que variam de país para país de acordo com costume e clima). Os sistemas de fabricação da Zara são similares em muitos pontos àqueles empregados com sucesso pela gigante Benneton no norte da Itália, mas refinado, empregando idéias desenvolvidas em conjunto com a Toyota. Somente as operações que incrementam custo-benefício através de economias de escala são conduzidas na sede (tais como pintura, corte, etiquetagem e embalagem ) todas as outras etapas da produção, incluindo os estágios de acabamento, de trabalho intensivo são executados por uma rede de mais de 300 subcontratados, cada um especializado em parte do processo. Os subcontratados trabalham exclusivamente para a holding INDITEX S/A.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com