TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Rh

Monografias: Gestão De Pessoas Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Pessoas RH

Titulo:Gestão de Pessoas

Objetivo:Comparar o setor de Recursos Humanos da Teoria Clássica de Taylor e Fayol eo setor de Recursos humanos atual nas organizações.

Justificativa: A evolução do conhecimento da administração procura evidenciou que o campo do comportamento organizacional e individual de um conceito voltado nas estruturas e processos de pequenos grupos, para uma perspectiva de grandes sistemas organizações e seus ambientes cada vez mais complexos,buscando contribuir para a compreensão e adaptação aos novos problemas relacionados com o trabalho criando possibilidades diversas de intervir na busca de soluções dos mesmos.Contundo para entendermos está nova visão é necessária a comparação com a teoria clássica de Taylor e Fayol.

Introdução: Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização.

A teoria da administração científica surgiu da necessidade de aumentar a produtividade da empresa por meio de aumento de eficiência no nível operacional, isto é, o nível dos operários. Deu-se destaque na divisão do trabalho do operário, já que as tarefas do cargo e o empregado constituem a unidade fundamental da organização. Predominava a atenção para o método de trabalho, para o tempo padrão determinado para a sua execução. Este processo ajudou a especialização do operário, as operações, tarefas, cargos etc. A ênfase nas tarefas é a principal característica de administração científica.

Desenvolvimento: A teoria de Fayol tal como a Taylor, apresenta uma visão mecanicista do homem porque não se interessava pelo comportamento humano considerado como um todo.Não tem em conta as relações humanas dentro da empresa.

A empresa é vista como um sistema fechado, onde todas as variáveis estão controladas e as conseqüências são previsíveis.

As duas teorias a clássica de Fayol e a científica de Taylor visavam à eficiência das organizações, porem a teoria cientifica se caracterizava pela ênfase nas tarefas que o operário realizava e a teoria anatômica se caracterizava pela ênfase nas tarefas na estrutura da organização necessária a se tornar eficiente pela sua estrutura administrativa.

Percebe-se que a teoria científica através do conceito abstrato de “homus economicus” cria um comportamento,onde pressupõe que o operário será subviniente, motivado simplesmente pela realização de suas necessidades materiais, tornando-se assim mais eficiente e produtivo.Porem é submetido à degradação de sua integridade moral já que se obriga ao trabalho metódico, repetitivo que não leva a qualquer realização pessoal.Enquanto Fayol concentra a responsabilidade em um único chefe direto sem possibilidades de dualidade de comando,Taylor divide as responsabilidades dos chefes em até nove supervisores por acreditar que ‘’O trabalho de direção deve ser subdividido de tal maneira que as diversas funções sejam desempenhadas por homens dessa capacidade.

A conseqüência da teria científica é que reduz os operários a seres mecânicos com se fossem componentes de uma máquina, embora isso conduza ao aumento de produção e melhoria da qualidade (Silva 1991).

A Teoria da administração científica almeja o avanço da eficiência no nível operacional por meio do enfoque nas tarefas,com uma abordagem de forma ascendentes,isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com