TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH- Gestão De Pessoas

Monografias: RH- Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..................................................................................................................04

2- DEFININDO GESSTÃO DE PESSOAS..........................................................................04

3- AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS X MODERNA GESTÃO DE PESSOAS...04

4- TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS............................06

5- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL.........................................................07

QUESTIONÁRIO...................................................................................................................09

6- PLANO DE AÇÃO.............................................................................................................10

7- APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H.....................................................................12

8- RELAÇÃO ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR.............................................14

9- HIGIÊNE E SEGURANÇA NO TRABALHO...............................................................14

10- CONCLUSÃO..................................................................................................................15

11- BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................15

4

1. INTRODUÇÃO

Gerenciar pessoas é algo extremamente complicado e ao mesmo tempo apaixonante. Na atualidade, estamos vivendo a era das modificações, das adaptações e dessa forma o “Gestor” terá que dividir, ouvir e mudar a sua forma de pensar e agir dentro da organização.

2. DEFININDO GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e pro ação. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir sua missão.

3. AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS X MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Essa área vem passando por mudanças, umas das grandes transformações foram principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

5

A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

A gestão de pessoas incluem 6 processos dinâmicos interativos, que são:

• Processos de agregar;

• Processos de aplicar;

• Processos de recompensar;

• Processos de desenvolver.

• Processos de manter

• Processos de monitorar

Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

A gestão de pessoas na sua totalidade aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta, é focar em todo e não apenas em suas partes.

Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing (que em português significa achatamento ou diminuição de tamanho e é uma das técnicas da Administração contemporânea) provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.

Gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha e uma função de staff (pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular). O gerente ou líder tem o dever linear e direto pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.

Dentro da área de Gestão de Recursos Humanos o tema mais abordado é a gerência que ocorre em torno das pessoas que compõe uma organização. Essa gerência comtempla a administração de tudo que se refere a essas pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com