TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade - Faculdade Anhembi Morumbi

Monografias: Gestão De Qualidade - Faculdade Anhembi Morumbi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  6.864 Palavras (28 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 28

GESTÃO DA QUALIDADE

Atividade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Sobre a evolução na qualidade o autor destaca que Deming, com fortes tendências às teorias estatísticas na qualidade, acabou aderindo em suas teorias à forte percepção dos japoneses em relação à participação dos trabalhadores nos processos da qualidade, assim como da alta gerência da empresa. Desta forma, a Gestão da Qualidade seguia rumos mais completos. Por exemplo, o Company Wide Quality Control – CWQC, que foi traduzido para o Brasil como “Controle da Qualidade por toda a Empresa”, trazendo outros elementos à Gestão da Qualidade que influenciaria o modelo TQC. Os japoneses tiveram influencia fundamental no novo conceito de qualidade difundido no mundo. Taiichi Ohno foi um dos grandes idealizadores do modelo Toyota de produção, que ficaria conhecido mundialmente como “produção enxuta” ou “lean production”. No texto da unidade 1 o autor destaca três características sobre este conceito. Você deve observar as afirmações abaixo e optar pela alternativa correta em relação ao destaque citado.

Afirmação I - Destacando o desperdício como preocupação no modelo da qualidade.

Afirmação II - Dispensando a figura do inspetor da qualidade.

Afirmação III - Devolvendo a responsabilidade pela qualidade aos trabalhadores.

Resposta

Resposta Correta: e.

Estão corretas as afirmações I, II, III.

Feedback da resposta: Todas as afirmações são citadas como característica da produção enxuta.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Observe as afirmações abaixo:

Afirmação I - Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda do grau de conformidade do planejado com o executado.

Afirmação II - Qualidade é uma variável subjetiva. Produtos de melhor qualidade atendem melhor aos desejos do consumidor.

Afirmação III - Qualidade é sinônimo de excelência inata. É absoluta e universalmente reconhecível.

Afirmação IV - Qualidade é uma abordagem de difícil aplicação, pois mistura dois conceitos distintos.

Considerando as definições de qualidade definidas por Garvin, Você deve optar pela alternativa correta.

Resposta

Resposta Correta: a.

A afirmação IV faz referencia a qualidade baseada no valor.

Feedback da resposta: Qualidade é uma abordagem de difícil aplicação, pois mistura dois conceitos distintos.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

No texto adicional sobre Qualidade e Gestão: A Gestão da Qualidade Total, que você pode acessar através do link que está em Conteúdo Complemantar, na página inicial da Unidade 1, é possível observar que a autora denomina a gestão da qualidade total como ”GQT” e informa que a mesma ocorre em um ambiente participativo. A descentralização da autoridade, as decisões tomadas o mais próximo possível da ação, a participação na fixação das metas e objetivos do trabalho normal e as metas e objetivos de melhoria da produtividade são considerações essenciais. Você deve optar pela alternativa correta quanto ao que a autora definiu sobre o clima da organização.

Resposta

Resposta Correta: b.

Nenhuma das alternativas faz referencia à definição dada pela autora.

Feedback da resposta: De maior abertura e criatividade leva a maior produtividade.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A evolução histórica da Qualidade, a modernidade de seus fundamentos em conceitos leva-nos de volta aos artesãos; paradoxalmente recupera alguns atributos como a busca da proximidade com os requisitos dos clientes e sua customização – atender necessidades específicas – embora tenha o elemento da produção em escala. Por exemplo, uma empresa pode produzir grandes quantidades de um mesmo produto, porém deve observar também as características de qualidade que são percebidas pelos seus clientes, que não necessariamente são as mesmas definidas pelo seu processo de produção. Essa abordagem nas dimensões da qualidade foi explicada por Garvin (1987) através das “cinco abordagens distintas da qualidade”. Das alternativas abaixo, uma está incorreta no tocante às definições de qualidade definidas por Garvin (1987). Você deve assinalar qual é ela.

Resposta

Resposta Correta: d.

Baseada na expectativa do cliente – Qualidade é uma variável não definida como especificação programada.

Feedback da resposta: Baseada na expectativa do cliente – Não é uma abordagem de Garvin.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Entender a importância do conceito de qualidade nos dias atuais é fundamental para evolução de uma empresa. Portanto saber o processo evolutivo dos seus conceitos facilita o domínio da sua relevância. Na introdução o autor afirma que, “Em 1924, o conceito de qualidade deu outro salto com a inclusão dos “gráficos de controles” de Walter A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com