TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Gestão De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O nosso trabalho enfatiza a gestão de recursos humanos seu conceito, evolução, e história dos recursos humanos.

Sendo assim Gestão de recursos humanos: É um conjunto de métodos, técnicas, e práticas definidas com o objectivo de orientar o comportamento humano e as relações humanas de forma a maximizar o potencial do capital humano no ambiente do trabalho. Ou também consiste num conjunto de funções de actividades que o gestor de recursos humanos exerce.

Recursos humanos: é a ciência que se dedica a gestão de empresas reúne a totalidade do empregados e dos colaboradores de uma organização.

A gestão de recursos humanos teve uma evolução muito importante ao longo do século xx, mais precisamente na década de 80 é nessa altura que surge a designaçõa de recursos humanos.

Uma das principais tarefas dos recursos humanos no seio da empresa é a implementação de relatórios e mapas de pessoal que beneficiar da melhor forma possível das competências dos assalariados sob o critério de custo, proporcionar um clima de trabalho harmónico e desenvolver o potencial humano de cada trabalhador.

A intenção de recursos humanos é fazer com que o trabalhador se sinta satisfeito com o seu trabalho e que com que seja incentivado e devidamente recompensado com vista a alcançar as metas da organização. Esses mapas e relatórios visam combinar as promoções do pessoal e as actividades de formação.

As políticas de recursos humanos tem como objectivo de alinhar os esforços dos empregados, com estratégias da função é contemplada em áreas como:

*Recrutamento e Selecção

*Remunerações e Benefícios

*Formação e desenvolvimento

Ela se dedica a gestão de empresas reúne a totalidade dos empregados e dos colaboradores de uma organização. A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os colaboradores.Por isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções de actividades que podem ser sintetizada no seguinte:

Recrutamento e Selecção;

Planeamento de recursos humanos;

Integração de recursos humanos;

Remuneração e Incentivos;

Higiene e Segurança no trabalho;

Planeamento de recursos humanos: consiste em determinar aquilo que deve ser feito para que os colaboradores possam prosseguir com a prossecução dos objectivos da organização.

Para um bom planeamento é necessário o seguinte:

*O conhecimento preciso da natureza dos objectivos da organização;

*O conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas;

*Domínio de técnicas do planeamento;

Recrutamento: é um conjunto de técnicas destinadas a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos na organização.Ela pode ser feito de duas maneiras que são:

*Recrutamento interno;

*Recrutamento externo,

O recrutamento tem a função de suprir a selecção de matéria-prima básica para o funcionamento da organização.

Selecção: é a fase que se segui ao recrutamento e corresponde á escolha das pessoas conforme as necessidades da organização e as aspirações das próprias pessoas.

O objectivo da selecção: é a de escolher e classificar aqueles homens adequados as necessidades da organização.

Integração dos recursos humanos: dedica-se a selecção dos funcionários segue-se a integração na organização.

Cada funcionário fica com determinada função e a integração numa carreira, por isso é efectuada uma apresentação da organização, das instalações e dos restantes colaboradores.

Avaliação de desempenho: consiste na sistematização de apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportado na análise objectiva do seu comportamento ao mesmo do resultado.

Actividades da avaliação de desempenho

*Observação do comportamento a medir;

*Medição do comportamento;

*Comunicação do resultado de forma a motivar o trabalhador;

Remuneração: entende-se por salário a compensação periódica como forma de pagamento do trabalhador.

Incentivos: são recompensas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com