TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Recursos Humanos

Tese: Gestão De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

Nome da empresa escolhida: S.C. SEGURANÇA E MONITORAMENTO LTDA .

Localização: Rua Orozimbo Loureiro, 252- Vila Hlst, cidade de Jaú, estado de São Paulo.

Ramo de atividade: O Brasil é um país subdesenvolvido, apesar de ser uma potência econômica, apresenta falências, déficits, e carências em muitos setores onde o estado teria o dever de corresponder e dar o respaldo à sociedade que anseia por respostas e resultados, ante que a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo; logo um dos setores mais carentes por tais serviços, é a segurança pública, que como em outros setores, o estado brasileiro ou se associa ao setor privado, ou radicaliza e privatiza. Sendo assim, a SC segurança é uma prestadora de serviços de segurança privada em conjunto ou em associação com o setor estatal, ou seja, a SC segurança presta serviços ao estado brasileiro por intermédio de licitações ganha em pregões eletrônico promovidos pelo poder público. Para tal, a SC segurança está devidamente credenciada aos órgãos públicos, presta seus serviços e deveres rigorosamente com manda a legislação e requisitos exigidos pela polícia federal (órgão público responsável por controlar, auxiliar, e licenciar empresas de segurança privada).

Histórico da empresa: A empresa SC segurança está há 5 anos no ramo de segurança privada; atualmente são quase 400 vigilantes devidamente registrados, e todos também cursados com diploma de vigilante (curso que é realizado pela polícia federal que tem duração de 1 semana; e que a cada 2 anos o vigilante precisa fazer curso de reciclagem).

Os primeiros 3 anos da empresa SC segurança no mercado brasileiro foram conturbados e difíceis, devido à uma série de fatores que já foram superados com a maturidade de experiências superadas e conhecimentos adquiridos; entre os fatores que mais se destacaram na “vida” empresarial da SC segurança, foram: burocracia, falta de conhecimento do ramo pelos gestores, alta concorrência, turbulência econômica, problemas trabalhistas.

Porém os 2 últimos anos da empresa foram promissores, e até certo ponto lucrativos (econômico e gestão), logo que com a contratação/vinda de uma nova gestora, a empresa conseguiu primeiramente estar apta no mercado, suprindo dividas acumuladas com uma melhor gestão (custo + despesa, devem ser menores que a receita), assim como conseguiu organizar internamente para ambicionar maiores e melhores licitações.

Estrutura organizacional: Atualmente a empresa conta com 3 sócios, sendo que dois deles, o Sr. Luiz e o Sr. Márcio, estão encarregados no departamento de recursos humanos, e o outro sócio, encarregado do Dpto Pessoal, e ainda a Gerente Executiva, é a gestora e está encarregada do departamento comercial.

O departamento de recursos humanos é responsável pela contratação dos vigilantes, assim como também supervisionar as equipes, controlar, verificar os encargos trabalhistas, da legislação brasileira, dos sindicatos e assim como dos órgãos públicos.

O departamento comercial é responsável pelas prestações de contas, e os balanços econômicos de todas as transições que a empresa está ou estará presente.

O levantamento das necessidades da empresa se submetem a cada caso de licitação ganha, ou seja, cada posto de trabalho e seus encargos (pessoal, de número de vigilantes e também das particularidades do local de trabalho); para tal, é feito uma vistoria antecipada ao pregão da licitação vigente, com o intuito de verificar todas as ações que aquele estabelecimento necessita. Já sobre a questão sobre a necessidade do treinamento, é necessário que todo o posto de trabalho onde uma equipe de vigilantes irá atuar, haja um supervisor para coordenar tais tarefas e assim como controlar qualquer desventura no andamento do período da licitação ganha. Porém, como já citado anteriormente, todos os vigilantes da SC segurança, são diplomados com o curso realizados pela polícia federal, como exigido em legislação; isso garante padrão e qualidade no serviço dos vigilantes e consequentemente da empresa.

Gestão de conhecimento: Como já citado anteriormente, são dois os cargos mais importantes na empresa SC segurança; que são ocupados pelos sócios, que são eles: o departamento de recursos humanos e o departamento comercial.

O departamento do recursos humanos é importante porquê é através dele que os seus empregados e toda a gestão em cima dos mesmos será designada, ou seja, um mal trabalhador pode acarretar em muitos prejuízos econômicos para a empresa, assim como também pode afetar toda a equipe que ocupa um posto de trabalho. Sendo assim, entrevistando um dos sócios da empresa, que é responsável pelo departamento de recursos humanos, ele (Sr. Sidney), deixa bem claro suas estratégias para contratar seus funcionários, que são elas: fazer as perguntas certas e esperar as respostas certas, ver o histórico do candidato, e sentir confiabilidade na pessoa e no serviço que o tal candidato irá prestar (ver se essa pessoa está apta e compromissada com a empresa).

O departamento comercial é importante porquê é através dele que a “saúde” financeira da empresa corre, ou seja, qualquer erro de cálculo, qualquer erro de planejamento irá acarretar em custos que a empresa pode não estar supostamente viável a atender; por isso é necessário uma pessoa capacitada para não errar, ou errar o mínimo possível, logo que isso pode acarretar perda de dinheiro, e isso para uma empresa é vital e sumário.

Avaliação de resultados: Para a gestora da empresa, “os dois últimos anos da empresa foram satisfatórios”; mesmo que nem todas as licitações que ela gostaria de barganhar tenha tido sucesso, mas em resumo do contexto, foram bons, porquê conseguiram sanar as dívidas e conseguindo “andar com as próprias pernas”, e na esperança que anos futuros sejam ainda melhores.

Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com