TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Serviços

Ensaios: Gestão De Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

liderança feminina

By samanthacavalcante | Studymode.com

Curso: CST em Recursos Humanos

Disciplina: Metodologia Científica

Trabalho: Projeto para a elaboração de arquivo

Data:

Alunos

Tema: Esse artigo tem por objetivo apresentar a evolução da participação da mulher no mercado de trabalho, a gradual ocupação em cargos de liderança e finalmente tentar identificar se de fato existe o diferencial desta liderança para as empresas.

Objetivos de estudo: analisar e identificar se as características se mulheres em cargo de liderança ,são distintas das caracteres de liderança encontrada nas empresas.

Objetivos específicos : Os objetivos específicos da pesquisa em questão estão organizados, conforme segue:

1º) Apresentar e discutir os conceitos de liderança, suas teorias, bem como, aspectos que envolvem suas características;

2º) Analisar a inserção da mulher no mercado de trabalho e sua evolução no ambiente organizacional;

3º) Identificar quais são as características que as mulheres participantes da pesquisa consideram importantes para uma pessoa ser líder;

4º) Conhecer os desafios, dificuldades e outras situações de contexto que envolve a liderança feminina.

5º) Identificar se as características de mulheres em cargos de liderança são distintas das características de liderança encontradas nas empresas.

Metodologia: Do ponto de vista social, a relevância s de um problema está relacionada indiretamente aos valores de quem o julga. O tema proposto neste estudo é de granderelevância à sociedade e para o mercado de trabalho que vive em constante mudança. Os líderes desenvolvem um papel fundamental e importante dentro das organizações, pois eles podem levar sua equipe ao sucesso, atingindo suas metas com eficiência e eficácia ou ao fracasso. Isso dependerá da atuação do líder e do seu estilo de liderança .

Fundamentação teórica:

Palavras-chave: Mulheres, Evolução e Liderança.

INTRODUÇÃO

Vimos ao longo dos anos grandes transformações ocorrerem no comportamento feminino, diante da sociedade, da família e do mercado. Acompanhamos o surgimento de novos formatos familiares, onde a figura do homem provedor e da mulher responsável somente pela condução do lar e da criação dos filhos passou a dar lugar a lares chefiados por mulheres, casais dividindo responsabilidades e com a mulher se tornando participativa economicamente. Ao longo dos anos O que caracterizavam a mulher como o sexo frágil, passivo e dependente foi dando lugar a outros, como versatilidade, capacidade de administrar conflitos, persuasão, dentre outros. E a partir desta quebra de paradigmas, a mulher foi não somente aumentando sua participação no mercado de trabalho como também constatamos sua crescente ocupação em cargos de liderança nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Observamos que o mercado tem enxergado na liderança feminina um agrupamento de características que vem a responder positivamente as necessidadeatuais.

Em um ambiente onde a concorrência torna-se cada vez mais acirrada, as empresas se viram impelidas a buscar estratégias que as tornem mais ágeis em suas tomadas de decisões, mais adaptáveis as constantes mudanças que com freqüência são obrigadas a administrar em um ambiente mais flexível nas negociações com seus clientes internos. E elas tem encontrado nas lideranças femininas as características ideais que vão de encontro a estas necessidades. Temos, no entanto primeiramente que definir qual o real papel da liderança do âmbito organizacional, não negligenciando o conceito de que homens e mulheres possuem suas características peculiares para o desempenho destas lideranças, sejam elas definidas por características de gênero, competência, habilidades ou atitudes. O tema a ser estudado trata da relação entre a liderança feminina e as organizações, que buscam características, habilidades e estilos diferenciados.

O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA

Segundo Chiavenato (2004) liderança “é o processo de dirigir o comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos”.

Liderar pode significar conduzir, motivar, orientar, agregar pessoas e idéias. E as organizações entendem que necessitam encontrar e/ou treinar pessoas que possam desempenhar estas capacidades com o objetivo de atender as crescentes exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Impulso ou motivação para perseguir objetivos; motivação para liderar; integridade,que também inclui confiança e vontade de transformar palavras em ações; autoconfiança para fazer os liderados se sentirem confiantes; inteligência, geralmente focada na habilidade de processar informação, analisar alternativas e descobrir oportunidades; conhecimento do negócio, para que as idéias geradas ajudem a a sobreviver e ser bem-sucedida; inteligência emocional, com forte qualidade na sensibilidade às situações e na habilidade de adaptar-se às circunstâncias quando necessário.

As empresas estão em busca de um perfil de liderança que faça a diferença, pois não há nos tempos atuais espaço para o antigo chefe centralizador e simples distribuidor de tarefas. O que o mercado procura obter de seus lideres são competências que os aproximem de suas equipes e as motivem para trabalharem como um verdadeiro time, de forma complementar e equilibrada. O líder atual precisa mais de suas habilidades emocionais que as técnicas, pois de fato ele é um gestor de pessoas, e não somente um gestor de negócios.

É importante ressaltar que as empresas vem aperfeiçoando seus processos seletivos e apurando suas habilidade em identificar quais características tem de ter o novo líder para atender a estas necessidades ,pois a busca por profissionais dinâmicos, proativos, com grande capacidade de adaptação, versatilidade, empatia, dentre outras características, tem sido o grande desafio das organizações.

A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL DA MULHER

Noinício, elas eram caracterizadas como “as rainhas do lar”. As organizações sociais eram compostas por famílias onde o homem era o provedor e à mulher cabia o papel de cuidar da casa, do marido e dos filhos. Uma mulher no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com