TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Serviços

Ensaios: Gestão De Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  4.177 Palavras (17 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE SALVADOR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO - EAD

GIOVANNA OLIVEIRA CARDOSO DE CERQUEIRA

MARIANA ALMEIDA GOUVEIA BATALHA

FEIRA DE SANTANA

2010

GIOVANNA OLIVEIRA CARDOSO DE CERQUEIRA

MARIANA ALMEIDA GOUVEIA BATALHA

SEGUNDA ATIVIDADE VIRTUAL DE GESTÃO EM SERVIÇOS

Trabalho de Dissertação apresentada

ao curso de Administração Unifacs,

como requisito parcial para avaliação

da disciplina.

FEIRA DE SANTANA

2010

SUMÁRIO

1. EXEMPLOS DE ALGUMAS EMPRESAS QUE UTILIZAM A ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA EM CUSTOS E ESTRATÉGIA DE PENETRAÇÃO NO MERCADO, SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS OFERECIDAS E O MERCADO EM SE ENCONTRAM..............................................................................................................4

2. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES, CRITÉRIOS COMPETITIVOS, CRITÉRIOS DE DESEMPENHO E EXEMPLO.....................................................................................5

3. PLANO DE NEGÓCIOS RESUMIDO.................................................................... 9

4. REFERÊNCIAS

1- Faça uma pesquisa e informe sobre algumas empresas que apresentam/ utilizam a estratégia de liderança em custos e estratégia de penetração no mercado. Informe quais são as vantagens competitivas oferecidas pela empresa e o mercado em que ela se encontra. Valor 3,0 pontos

Segundo Michael Porter (1986), a estratégia de liderança pelo custo total consiste em atingir a liderança total em um setor, através de uma série de políticas orientadas para atingir este objetivo básico. Esta estratégia exige a construção agressiva de novas instalações com equipamentos eficientes, uma grande perseguição na redução dos custos através de funcionários qualificados, um controle rígido nas despesas gerais e administrativas, e a minimização nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Tem-se também que uma posição de baixo custo permite que a empresa obtenha retornos acima da média, mesmo se houver um alto índice de competitividade (Porter, 1986).

Um exemplo bastante elucidativo de utilização da prática de estratégia por custo total, definida acima, é a entrada da Gol Linhas Aéreas no Brasil, que de maneira avassaladora, pelo ponto de vista da concorrência, tomou o mercado das duas outras empresas , TAM e Varig, passando a integrar esse grande mercado de serviços aéreos brasileiro. A Gol foca-se em possuir uma estrutura de custos que permita obter uma vantagem em termos de margem de lucro, em relação aos concorrentes, de maneira que tendo ou não um preço mais baixo, o fato de o volume de vendas ser alto fará com que obtenha-se uma diferença significativa nos lucros (preço –custo = lucro), podendo assim, obter lucros mesmo depois que seus concorrentes tenham consumido seus lucros devido à competitividade.

Com a otimização das rotas aéreas, sistema de vendas na internet e redução dos serviços prestados no ar, a empresa Gol reduziu drasticamente a quantidade de funcionários e de custos operacionais (entre manutenção de aeronaves e pessoal em solo), posicionando-se como líder em custos na aviação comercial no país.

Esta estrutura permitiu que a mesma inicialmente cobrasse um preço mais baixo que as concorrentes, e mesmo depois de 2 anos, quando as empresas conseguiram reduzir seus preços, a Gol manteve seus níveis de preço, mas com sua margem de lucro maior, cresceu vertiginosamente.

A posição de baixo custo utilizada pela Gol trás vantagens para a empresa como: a defesa contra compradores poderosos, porque estes só poderão barganhar seus preços até o nível do concorrente mais eficiente; uma proteção do poder de barganha dos fornecedores, trazendo uma maior flexibilidade em relação aos aumentos no custo dos insumos; a criação de barreiras de entradas a novas organizações, principalmente em relação à economia de escala e, ainda, também defenderá a empresa dos produtos substitutos concorrentes.

Contudo, tem-se que a estratégia de liderança dos custos utilizada pela Gol a protege contra as forças competitivas e embora tenha obtido prejuízos iniciais para conseguir consolidar sua parcela de mercado, atingiu a liderança total em custos, obtendo margens altas, que são reinvestidas em novos equipamentos e pessoal qualificado, permitindo assim, a manutenção de sua liderança em custo.

A estratégia de penetração consiste na prática de preços baixos, de modo a ganhar rapidamente uma fatia de mercado. Este tipo de estratégia é particularmente eficiente em mercados de elevada sensibilidade ao preço. Esta estratégia pode ocorrer de duas formas: rápida - consiste em lançar o novo serviço/produto a um preço baixo e com alto gasto em promoção; lenta - consiste em laçar o novo serviço/produto a baixo preço e com pouca promoção. O preço baixo encorajará a rápida aceitação do produto e a empresa manterá os custos da promoção baixos, obtendo assim a vantagem de realizar maior lucro líquido.

Vale citar ainda que muitas outras empresas de serviço utilizam a estratégia de penetração como hotéis, motéis e empresas aéreas afim de obterem rápida aceitação e concomitantemente também maior lucro.

Um exemplo de empresa que utiliza esta prática estratégica é a FS Online, integrante do mercado de provedores de acesso a internet banda larga, obteve a vantagem de rápida aceitação de seu serviço através de baixo investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com