TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Suprimentos

Artigos Científicos: Gestão De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  5.983 Palavras (24 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 24

informações necessárias ao sucesso de umespectáculo musical.

A realização de grandes eventos é sempre um processo complicado logístico, porque quando se juntam milhares de pessoas num local, há que assegurar toda a infraestrutura necessária para satisfazer as suas necessidades, bem como coordenar o programa proposto que, afinal, é o motivo que junta todas essas pessoas.

Regra geral escolhem-se locais que detêm estruturas pre-existentes, ou que facilmente se adaptam, mas existem eventos que devido à sua «natureza» fogem desses locais, tornando a sua organização um processo extremamente complicado e onde parece estar tudo por fazer.

Comum a todos os eventos musicais está o facto de os níveis de eficácia exigidos serem sempre os mais altos, e que o sucesso ou não destes depende numa grande parte de uma muito boa logística(Logística, 2007).

Índice

[esconder]

• 1 Logística da Dimensão

o 1.1 Logística da dimensão "recinto fechado"

o 1.2 Problemas logísticos

• 2 Logística da dimensão em "recinto aberto"

o 2.1 Problemas Logísticos

• 3 Logística de Estruturas

• 4 Logística de estruturas em "recinto fechado"

o 4.1 Segurança

o 4.2 Meio Ambiente

o 4.3 Alimentação

o 4.4 Infra-estruturas

o 4.5 Acessos

• 5 Logística de Estruturas em "Recinto aberto"

o 5.1 Infra-estruturas em "recinto aberto"

o 5.2 Segurança

o 5.3 Meio Ambiente

o 5.4 Acessos

o 5.5 Alimentação

o 5.6 Staff

• 6 Logística dos Artistas

o 6.1 Transporte

o 6.2 Alojamento

o 6.3 Infra-estruturas

o 6.4 "Caprichos das estrelas"

• 7 Ver também

• 8 Referências

• 9 Ligações externas

[editar]Logística da Dimensão

[editar]Logística da dimensão "recinto fechado"

Figura 2. Evento musical em "recinto fechado".

A dimensão do evento musicala realizar é sem dúvida um dos aspectos mais importantes e determinantes para o sucesso deste, dependendo do tipo de evento os problemas logísticos podem ser os mais diversos. Evento musical em "recinto fechado": O chamado "recinto fechado" é um local em que os eventos musicais não acontecem ao ar livre, normalmente estes espaços são infra-estruturas construídas de raiz ou adaptadas propositadamente para a realização dos mais diversos tipos de espectáculos, em que neles, ao contrário dos recintos abertos, problemas como iluminação, condições de higieneesaneamento, alimentação ou acessibilidades são à partida facilitados, pois estes estão preparados para satisfazer as mais diversas situações. Estes recintos são locais pontuais, que são alugados para eventos que normalmente acontecem apenas num dia, com tempo limitado de horas e apenas suportam uma actividade de cada vez(HOMEPAGE, 2006).

[editar]Problemas logísticos

Nos eventos musicais o número de pessoas esperadas é essencial para a escolha da dimensão do local, e os factores que influenciam mais este número são: os artistas que vão actuar, o preço dos bilhetes, e o "ambiente" que nele se vai gerar.

Os Artistas

Como em qualquer outro tipo de actividade os artistas estão naturalmente ranqueados devido a diversos factores, e têm vários tipos de popularidade, como tal o número de pessoas esperadas nos seus concertos dependem dela. Usando por exemplo um concerto de um artista conceituado mundialmente como a Madonna, é necessário um recinto mesmo muito grande, porque o número de pessoas esperadas quer nacional quer internacional é sempre muito elevado logo é necessário encontrar um local suficientemente grande para abranger todas essas pessoas, enquanto um artista não tão popular não requer um espaço tão grande, aliás um espaço muito grande para um artista que não o necessite torna-se prejudicial pois o recinto parece muito mais vazio tornando o espectáculo mais "pobre" comprometendo assim o sucesso do evento.

Preço dos bilhetes

Um factor essencial para a quantidade de pessoas é o preço dos bilhetes, tomando como o exemplo o dado anteriormente, devido à sua popularidade Madona tem uma legião de fãs enorme, logo isto permite que o preço dos bilhetes possa aumentar porque é quase certo que o número de pessoas permaneça o mesmo, mas se for mantido demasiado baixo dá origem a situações de esgotamento que por sua vez dão origem à prática de crimes derivado às vendas ilícitas de bilhetes. Num artista mais mediano se o preço dos bilhetes aumentar, muitas das pessoas que o iam ver desistem, e se este se manter mais baixo mais pessoas são tentadas a irem assistir mesmo não gostando tanto. No tópico Logística Económica abordarei este tema mais aprofundadamente.

O factor social ("ambiente")

O factor social em que está inserido o concerto também é essencial, a Madona é um artista que atravessa várias gerações, e o seu estilo é abrangente a uma grande maioria da população em qualquer parte do mundo, logo isto torna um dos factores que contribuem para o tão elevado número de pessoas. O contrário também pode acontecer e tem que ser tido em conta, por exemplo um artista se for muito popular mas apenas dentro de um determinado estilo musical é necessário ter em atenção se no país ou região que vai actuar existem comunidades ligadas ao seu meio, porque se nesse local não houver o número de pessoas vai ser certamente mais reduzido.

[editar]Logística da dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com