TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento Aula Tema 01

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento Aula Tema 01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 6

Aula tema : 01

Na década de 40 do século passado, cientistas alemães e americanos criaram as moléculas CFCs para facilitar a fabricação de gelo. Os CFCs foram decisivos para a fabricação em escala de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, desodorantes e muitos outros produtos e utensílios. Apenas recentemente com equipamentos que fornecem novos dados e informações sobre a atmosfera, descobriu-se que as moléculas de CFC destroem as moléculas de ozônio que compõem um escudo natural da Terra contra a luz ultravioleta (UV) do Sol. Com a diminuição do ozônio, ocorre o aquecimento do planeta e o possível desaparecimento de muitas espécies vegetais e animais. Hoje diminuiu a produção de CFC, mas pagaremos as conseqüências dessa utilização ainda por muito tempo.

Essa história ilustra que:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. O conhecimento não depende de dados ou informações

b. Dados, informações e conhecimento são sinônimos

c. Conhecimento novo não depende de informações novas

d. O conhecimento não muda ao longo da história

e. Informações novas levam a conhecimento novo

Resposta Correta: Informações novas levam a conhecimento novo.

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta pois as informações (novas) geradas por equipamentos de sensoriamento da atmosfera levaram ao conhecimento (novo) do impacto negativo das moléculas CFC para o planeta.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Verifique se cada afirmação é Verdadeira (V) ou Falsa (F).

I – A empresa moderna para crescer e se desenvolver, deve ter a capacidade de criar conhecimento novo na forma de novos produtos, processos e serviços.

II – Criar conhecimento novo na empresa depende apenas de conhecimentos explícitos e de altos funcionários especializados no assunto.

III – Pessoas com capacidade de gerar e desenvolver conhecimentos para a empresa serão cada vez mais necessárias nos cenários ambientais complexos em que vivemos.

IV – O objetivo da Gestão do Conhecimento é facilitar e aperfeiçoar a criação, o armazenamento e a disseminação do conhecimento nas empresas.

V – O conhecimento novo na organização nasce dos indivíduos, mas muitas vezes o acesso a esse conhecimento não é simples por se tratar de um conhecimento baseado na experiência, nas crenças e atitudes.

Escolha a alternativa mais adequada para as sentenças na ordem I-II-III-IV e V:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. V – V – V – V - V

b. F – V – V – F – V

c. V – F – F – V – V

d. V – F – F – F – V

e. V – F – V – V – V

Resposta Correta: V – F – V – V – V

Comentário resposta correta: Parabéns! Você acertou a alternativa, pois somente a frase contida na afirmação II “Criar conhecimento novo na empresa depende apenas de conhecimentos explícitos e de altos funcionários especializados no assunto” é FALSA, porque contraria a idéia de que o conhecimento emana de “insights” e podem vir de funcionários de todos os níveis da organização.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Indique (1) para dado, (2) para informação e (3) para conhecimento.

I – Tsunamis.

II – Livros escolares de Ciência na Inglaterra tratam do assunto tsunamis.

III – Em 2005, uma garota inglesa em férias na Indonésia lembrou das aulas de Ciências quando viu o repentino recuo do mar, o que sinaliza um tsunami. A garota alertou os banhistas que se afastaram da enorme onda na praia e com isso salvou a vida de dezenas de pessoas. Este é um caso real.

A sequência I-II-III corresponde, respectivamente, a:

Escolher uma resposta.

Escolher uma resposta.

a. 3-1-2

b. 1-3-2

c. 1-3-3

d. 2-1-3

e. 1-2-3

Resposta Correta: 1-2-3

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta e você entendeu a diferença entre dados, informação e conhecimento. Eles estão representados nesta ordem para demonstrar uma evolução. Neste exemplo, o conhecimento está ligado ao contexto e à sua aplicação prática.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Leia o texto:

“Depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl onde milhões de pessoas foram prejudicadas por vazamento de radiação resultante de falha humana, a relação entre pessoas e máquinas precisou ser revista. “Engenheiros do conhecimento” hoje são encarregados de observar o comportamento dos funcionários em salas de controle de usinas nucleares, UTIs de hospitais e cabines de avião, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com