TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento - Aula Tema 3 - Atividade Colaborativa

Artigo: Gestão Do Conhecimento - Aula Tema 3 - Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  811 Visualizações

Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

Segundo a leitura dos conteúdos fornecidos e fontes especificas, as organizações brasileiras privadas assim como as publicas, já estão se conscientizando sobre a importância da revisão dos seus modelos de gestão.

A gestão do conhecimento é uma ferramenta de muita importância dentro do processo sistêmico de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos, estratégico na vida de uma organização.

Há certa dificuldade de gestão brasileira em saber aproveitar as oportunidades, pois por causa de sua visão linear adotando o achismo para seus interesses particulares, inutilizando a capacidade de seus subordinados como geradores do conhecimento e obstruindo a espiral do conhecimento, fazendo também com que não se consigam levar o conhecimento para seus funcionários e mantê-los atualizados.

Os empregadores brasileiros que não adotam o sistema de gestão do conhecimento em suas empresas vivem em culturas e paradigmas ultrapassados, e há também o medo que faz com que os próprios colaboradores resistam às mudanças, o que dificulta todo o processo e a perda de ótimas oportunidades de crescimento.

Enfim a criação do conhecimento é algo complexo, pois depende muito da visão e missão de cada empresa, diante desses fatos, concluísse que muitas empresas brasileiras devem mudar seus conceitos de gestão para a gestão participativa, onde as boas idéias independentes do nível hierárquico sejam aproveitadas criando um veiculo entre empresa e colaborador na busca pelo sucesso.

REFERENCIAS BLIBIOGRAFICAS

Brasil começa a valorizar gestão do conhecimento.

WWW.simprorp.org.br/clipping/2004/187/.htm

www.techoje.com.br/site/artigo/420

Gestão de pessoas alinhada a gestão do conhecimento

WWW.1.serpro.gov.br/publicações/gco_site/m_capitulo04.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com