TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Orçamento Empresarial

Trabalho Escolar: Contabilidade E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade nos últimos anos tem evoluído bastante, ao mesmo tempo em que a tecnologia. Para que um contador acompanhe toda essa evolução e se torne um profissional, polivalente, criativo, diversificado e crítico ele necessita de conhecer e acompanhar de perto essa evolução. Pois, a profissão contábil tem em sua ciência o estudo do patrimônio, dessa forma exigindo bastante cuidado e aplicação.

O profissional contábil pode apresentar ao seu cliente algumas formas de se conduzir bem um negócio, apresentando um bom planejamento financeiro e também um orçamento, e para evidenciar se essas ferramentas foram bem sucedidas ele elabora demonstrações contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – Características e Fundamentos

O Planejamento financeiro se tornou um aspecto imprescindível para que as empresas possam obter um bom funcionamento e sustentação. Pois é através dele que se pode traçar metas para guiar, coordenar e decidir suas ações para alcançar o sucesso. Esse planejamento pode se iniciar a qualquer etapa de um empreendimento, porém é aconselhável que se trace um planejamento antes mesmo de se iniciar qualquer tipo de empreendimento, para que assim possa ter um melhor monitoramento de tudo o que a empresa irá fazer.

O planejamento financeiro tem uma matemática inconstante, a principio os custos os lucros tem um valor fixado, mas ganha variações a depender da atuação da empresa.

Em qualquer estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é o principal fundamento para sua sobrevivência, tendo em vista que o caixa determina essa força vital. Dessa forma, poderemos saber se a empresa terá capital para assumir seus compromissos ou necessitará de financiamentos. Com o planejamento financeiro anula qualquer tipo de surpresa e proporciona várias alternativas para suprir possíveis dificuldades.

Quando as previsões desse planejamento demonstram que a empresa não vai obter os resultados projetados, cabe a mesma buscar novas formas de alcançar seus objetivos. É necessário que se analise todas as incertezas financeiras da empresa, internas e externas, para que isso não a surpreenda de forma brusca. Para se fazer essa análise o administrador precisar conhecer a empresa detalhadamente, para que possa conhecer os fatores externos que são: situação geral da economia, taxas de inflação, conhecimentos tributários, entre outros.

Existem planejamentos financeiros a longo e a curto prazo. Os planejamentos a longo prazo são planos elaborados com objetivos a serem alcançados em um futuro distante, geralmente em um período compreendido de 02 (dois) a 08 (oito) meses, por terem um longo período de duração as empresas adotam um sistema de revisa desse planejamento feito a cada ano, com informações atualizadas. Já os planos a curto prazo tem duração entre um e dois anos e são compostos por previsões de vendas financeiras e operacionais.

2.2 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

É necessário se cruzar o planejamento com a execução real para evitar que as atividades reais da empresa não saia diferente com as atividades planejadas. O nome desse processo é controle, sem ele não é possível saber se a empresa está indo no caminho certo ou errado, podendo também desviar possíveis fatores que venham a contribuir negativamente e evitar que o plano traçado saia dos trilhos.

Quando no cruzamento do planejamento com a execução real resultar em aspectos negativos e fora de tudo o que foi preparado, deve se então analisar todo o processo do inicio do planejamento até a data em que foi feito o cruzamento, para que assim possa localizar suas falhas e poder criar novas ferramentas e técnicas para contornar a situação e fazer com que as metas projetadas possam ser batidas.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

É uma ferramenta importantíssima para que os administradores possam saber o porquê do não cumprimento dos orçamentos previstos. Tem uma enorme utilidade no momento da escolha do nível da atividade ara planejamento, e também no acompanhamento de todo o processo para que eles possam analisar os resultados efetivos. O orçamento flexível faz com que os desvios das metas sejam divididos entre: preço da venda de produtos, do volume, da ociosidade, de desempenho e dos preços na compra de produtos, proporcionando ao administrador um relatório mais detalhado dos erros ocorridos.

O orçamento flexível se adapta às alterações dos mais variados tipos e níveis de atividade, podendo ser ajustados à um determinado tipo de vendas ou volume de produção. A avaliação de desempenho é facilitada através de um feedback dos resultados obtidos com as expectativas do orçamento realizado. Esse orçamento flexível ajuda os gestores e administradores a mostrar a variações dos preços de vendas, dos custos de produtos, dentre os mais variados fatores financeiros.

2.4 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS À LEI 6.404/76

2.4.1 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A Demonstração do Resultado do Exercício tem a brilhante função de apresentar a situação financeira de uma empresa, seja ela lucro ou prejuízo. É um relatório feito de forma vertical, onde são realizadas as deduções de todas as vendas brutas. Os grupos que a compõe são:

• RECEITA OPERACIONAL BRUTA: são os valores totais das vendas incluindo os impostos, abatimentos ou descontos concedidos, deduções que são discriminadas em grupos separados. Estes grupos representam as vendas;

• DEDUÇÕES DA RECEITA OPERACIONAL BRUTA: são valores diminuídos das receitas brutas para que se possa chegar a receita operacional líquida, estão nesse grupo deduções como: vendas canceladas, abatimentos e impostos incidentes sobre a venda;

• CUSTOS OPERACIONAIS: São valores que afetam diretamente o estoque da empresa, pois ele representa baixa no estoque devido à venda realizada. É dividido de acordo a atividade da empresa, e ficam divididos em CMV(Custo das mercadorias vendidas) que é apurado através de ficha de controle de estoque obedecendo seu critério de estoque Peps, Ueps ou Custo médio, e também CSP (Custo dos Serviços Prestados) que são todos os valores gastos pela empresa para que ela pudesse obter receitas relativas ao serviços prestado.

• DESPESAS OPERACIONAIS: despesas pagas ou incorridas para vender produtos administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com