TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em RH

Artigos Científicos: Gestão Em RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade da gestão de conhecimento, hoje é o fator primordial para a sobrevivencia das organizações, porém muitas empresas não conseguem desevolver esse processo.

Insentivar esse processo no grupo é o primeiro passo para a gestão de conhecimento, através disso podemos implantar a política que todos têm algo a oferecer, seja o domínio de ferramentas e linguagem, até as experiências em diferentes áreas,contribuem para esse processo.

Uma das formas para se implantar a gestão do conhecimento são

reuniões, onde podemos usar o brainstorming, levantando questões e discutindo e analisando diferentes pontos de vista. Vale destacar que pode ser um hábito, onde em momentos definidos podem ser realizada essas ações. É comum organizações realizarem isso a cada projeto, o que é um ponto positivo, mas é interessante expandir para a organização, auxiliando diferentes setores na tomada de decisão.

O conhecimento deve ser estimulado, mas deve ter canais de registro. O conhecimento individual enriquece o conhecimento organizacional, por isso a organização deve estimular colaboradores na busca de conhecimento constantemente e alinhar aos objetivos da organização.

Existem vários eventos de área específica de interesse de colaboradores, mas que o tempo e o custo para o individuo são altos e inviáveis, mas para a organização acaba não sendo. Por isso as organizações podem transformar o conhecimento individual em organizacional, exigindo o compartilhamento de conhecimento e investindo em quem pode contribuir.

Não centralizar a busca de solução no gestor. Gerenciar uma organização não é uma tarefa muito fácil, e muitas organizações centralizam nesse papel também toda e qualquer busca de solução para tomada de decisão.

A busca de solução deve ser descentralizada, por exemplo, precisamos encontrar uma ferramenta que permita gerenciar projetos mais rapidamente. Esse tipo de problema é típico de organizações de TI, então se cria um estimulo, como premiação para as melhores soluções, tempo adicional para pesquisa e outras formas para que diferentes envolvidos encontrem maneiras de melhorar o processo e apresente-as. Mesmo que a tomada de decisão seja centralizada, ela é baseada em um embasamento prático. Esses estímulos também são solucionadores de problemas de outros setores, como RH, por melhorar a satisfação e interação dos indivíduos, os tornando fundamentais para as melhorias na organização.

Grande parte das organizações são centralizadoras, onde, os gestores e lideres tem uma resistência e não aceitam inovações, nem sugestões para mudanças. A Centralização impede que o conhecimento organizacional seja desenvolvido, gerando também a falta de comunição entre os setores e impedindo que seus colaboradores e setor se desenvolva, nova em uma velocidade maior do que nos outros setores, gerando conflitos e disputas desleais por cargos e promoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com