TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em Rucursos Humanos

Exames: Gestão Em Rucursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Gestão em recursos humanos

JOILSON BRUNO DOS SANTOS

Gama/DF, maio de 2014.

INTRODUÇÃO

Fazemos parte de um mundo globalizado e que todos os dias nos apresentam diversas mudanças que nos desafia a sermos ágeis e criativos. Com isso a mudança deve ocorrer principalmente no mercado, inclusive no mercado de trabalho, pois tem descoberto que desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas e que o maior potencial de mercado está no desenvolvimento da mão-de-obra, ou seja, para que as empresas consigam enfrentar os desafios do novo mundo globalizado deverão investir na área de recrutamento e seleção.

Até pouco tempo atrás a área de Recrutamento e seleção não tinham uma grande importância dentro de uma organização mas, esse cenário vem se modificando dentro das empresas que descobriram que para obter profissionais mais qualificados é necessário ter um bom sistema de recrutamento e uma seleção eficaz.

O atual trabalho tentará relacionar os sistemas utilizados para a atração de candidatos à vaga e sua problemática no que refere a salários e benefícios. Busca-se também demonstrar como as áreas de recrutamento estão se atualizando para divulgar as vagas dentro de uma determinada empresa. Também pode ser verificada as dificuldades no processo de recrutamento, a demora na captação de profissionais no mercado, o método de seleção que está sendo aplicado para esta seleção, as entrevistas e até mesmos os testes utilizados pelo departamento de RH

Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e alcance os objetivos organizacionais. Podemos classificar o treinamento e desenvolvimento de pessoas como um fator primordial para o bom desenvolvimento da empresa.

Atualmente o tema sobre o recrutamento e seleção é de elevada importância para as organizações, onde a contratação de um potencial candidato e a política utilizada pela gestão de pessoas podem refletir positivamente nos resultados e obter melhores desempenhos, levando-a a reter profissionais capacitados e comprometidos com a empresa.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Conforme Ferreira, 1999, subentende-se como recrutamento de pessoal como atrair, ir ao encontro de pessoal que pessoal que possuam ao menos qualidades mínimas capazes de atender à necessidades de uma empresa.

O recrutamento de pessoal é um processo dentro de uma organização onde se convida algumas pessoas, que se encontrem disponíveis para o mercado de trabalho. A finalidade desse processo é captar um número satisfatório e adequado de profissionais para uma futura ocupação de um cargo dentro da organização.

Este processo deve sempre estar atento a vários aspectos dentro de uma seleção, entre eles o tempo despedido para esta ação, aos custos e à otimização para a fase posterior que é a seleção. Segundo Ribeiro (2005,p.52), “recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas”.

A falta de cuidado e a pouca importância das organizações no processo de recrutamento e seleção de pessoal, faz com que as empresas tenham que suportar significantes problemas futuros. O Recrutamento é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, onde se procura prover um número adequado de candidatos para as posições em aberto” (TOLEDO; MILIONE, 1983 apud PONTES, 1996, p. 81).

Segundo Chiavenato, recrutamento pode ser dividido em três formas, dentre eles podemos citar:

a) Recrutamento interno

Essa forma de recrutamento é feito com os próprios funcionários das empresas. Inicia-se com o recrutamento dentro da empresa, aproveitando e dando oportunidades aos funcionários ali existentes. Segundo o doutrinador CHIAVENATO, (1981) o recrutamento interno exige uma série de dados e informações relacionadas, como: resultado dos testes de seleção, resultado das avaliações de desempenho, resultado dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, exame das análises e discrições de cargos, exames dos planos de carreiras e verificação das condições de promoção e substituição.

a.1) Vantagens do recrutamento interno: Para ele, (Chiavenato, 2006, p. 210), o recrutamento interno tem as seguintes vantagens: é o mais econômico, é mais rápido, apresenta maior índice de validade e de segurança, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados, e aproveita os investimentos da empresa em treinamento de pessoal, além de desenvolver um espírito sadio de competição entre o pessoal.

a.2) Desvantagens do recrutamento interno: Essa forma de recrutamento pode causar algumas desvantagens que não são favoráveis à organização como: bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas; funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua e mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização. Ela também facilita o conservantismo e favorece a rotina atual (CHIAVENATO, 2006).

b) Recrutamento externo

O recrutamento externo como o próprio nome já diz é aquele feito com candidatos de fora da organização, isto é, a empresa busca candidatos disponíveis no mercado, ou atuantes em outras empresas, ou ainda busca estes candidatos em empresas especializadas no processo de recrutamento e seleção de profissionais, para que possam atuar em sua empresa e ter seu potencial destacado.

O Recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora da empresa. Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos, extraídos pelas técnicas de recrutamento. Chiavenato (2006, p. 212): afirma que esse recrutamento á consulta aos arquivos de candidatos, apresentação de novos candidatos por próprios funcionários, cartazes, jornais, revistas etc.

b1) Vantagens do recrutamento externo: A criação de novas ideias e melhoramentos; aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organização atual; e reduz custos de desenvolvimento de pessoal, já que a pessoa contratada do mercado já está teoricamente qualificada.

A entrada de novos profissionais para trazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com