TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Em Saude

Tese: Gestão Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Tese  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE AVALIATIVA 01

Faça uma pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU não deixando de abordar os seguintes pontos:

a) Qual o objetivo do Indicador? Como é calculado? Quais os valores mais recentes do IDH para o Brasil, Piauí e seu município?

R- Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico ou programático. Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais. Em uma perspectiva programática, o indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas (Carley 1985, Miles 1985). O IDH- sintetiza as diferentes dimensões empíricas da realidade social em um só indicador, estas medidas estão relacionadas à cobertura escolar nos diferentes níveis de ensino, alfabetização, renda média e esperança de vida. Este índice usa uma escala de variação de 0 a 1.

Como é calculado o IDH.

1. Entenda as três maiores áreas nas quais o IDH foca: saúde, educação e renda. A saúde refere-se à longevidade e expectativa de vida dos cidadãos no nascimento. A educação mede a alfabetização, além da porcentagem de cidadãos envolvidos em diversos níveis de educação. Por último, a renda mede o Produto Interno Bruto (PIB) de um país em dólares. Juntos, esses fatores mostram níveis variados de desenvolvimento que podem apontar para áreas específicas que necessitam de atenção.

2. Entenda como os países são ranqueados em termo de IDH. A nota "1" é a perfeita, que significa que o país é o mais desenvolvido possível. A nota "0" é atribuída a países que não tenham nenhum nível de desenvolvimento. Os países são ranqueados entre esses dois extremos por pontos decimais, até os milésimos. A maioria dos países ocidentais está entre os 70% e 80%, o que indica que eles têm um nível relativamente alto de desenvolvimento.

3. Calcule a nota de saúde do IDH e veja a expectativa de vida no nascimento do país do qual você queira calcular o IDH. Subtraia 25 (a menor expectativa de vida aceitável, de acordo com a ONU) desse número. Divida a quantia final por "85 -25". Anote o quociente.

4. Calcule a nota de educação para o IDH. Subtraia "0" desse número e divida o total por "100". Anote o quociente.

5. Veja a taxa de alfabetização na Divisão de Estatísticas da ONU. Divida essa marca por "100" e anote o quociente.

6. Some 2/3 do quociente do passo 4 a 2/3 do quociente do passo 5. A soma será a o IDH de educação.

7. Calcule o PIB para o IDH. O número pode ser obtido na Divisão de Estatísticas da ONU (link na seção Recursos).

8. Coloque o número do PIB na seguinte equação, substituindo PIB pelo número obtido: log(PIB) - log(100). Escreva o total. Divida por log(40.000) - log(100). Anote o quociente.

9. Calcule o IDH do país escolhido combinando os dados obtidos nos passos anteriores. O IDH é calculado pela soma de 1/3 do quociente do passo 3, 1/3 do quociente do passo 6 e 1/3 do quociente do passo 8. A soma será o IDH do país.

Entre 1980 e 2012, o valor do IDH Brasileiro cresceu de 0,522 para 0,730. Hoje, o país ocupa a 85ª posição no ranking. A expectativa de vida no Brasil aumentou 11,3 anos, a média de anos de estudo aumentou 4,6 anos e expectativa de anos de estudo aumentou 4,3anos. O Brasil apresenta IDH alto.

O estado do Piauí apresenta graves problemas socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com média de 0,713 é o terceiro menor no ranking nacional, superior apenas ao do Maranhão (0,683) e Alagoas (0,677). O índice de analfabetismo é o segundo maior do país (23,4%), somente o estado de Alagoas possui índice de analfabetismo superior (24,6%). O Piauí apresenta Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5.373 reais, sendo o menor entre todos os estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com