TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Finamceira

Dissertações: Gestão Finamceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 14

1.GESTÃO FINACEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

2. NOÇÕES DE ATUÁRIA.

2.1 CONCEITO DE ATUARIA

Ciência Atuarial é o ramo do conhecimento que lida com matemática de seguro incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada.

Prêmios de seguros são os pagamentos a troco da proteção contra o risco de morte.

A ciência contábil possui forte ligação com a ciência atuarial, pois além do óbvio que pode ser observado na exigência legal de contabilização das seguradoras, uma análise financeira neste segmento, deve ser direcionada para as relações entre disponibilidades e exigibilidades, portanto, envolve os Ativos Realizáveis e os Exigíveis da empresa no curto e no longo prazo, ou seja, analisa o que a seguradora dispõe em face de suas obrigações, bem como o que tem a receber e o que tem a pagar.

Além do exposto, na relação contábil-atuarial das seguradoras, pode-se observar também a junção com a economia, pois uma análise econômica considerará o capital investido e o volume monetário das receitas oriundas dos prêmios ganhos no período. Para essa análise, toma-se como base a Demonstração do resultado do Exercício.

Mesmo com as preocupações do mundo moderno no qual se acentua a insegurança de ordem econômica; financeira; integridade física e psicológica, entre outras, algumas empresas veem seu mercado expandir-se.

É o caso das empresas de seguro e dos fundos de pensão que objetivam oferecer certo grau de segurança para as pessoas, pelo menos no que se refere à área financeira. O que, diga-se de passagem, representa talvez a maior das preocupações quanto ao futuro, depois da insegurança relacionada à integridade física e da sobrevivência.

A ciência atuarial está se tornando mais conhecida no mercado à medida que crescem o número de empresas atuantes no mercado de seguro e fundos de pensão no brasil.

Além desse mercado, já são percebidas ações importantes dos profissionais atuários nas áreas estratégicas das empresas, principalmente aquelas que negociam suas ações em bolsa. Entender quais são seus principais objetivos é importante no sentido de incentivar que profissionais de outras areias se interessem pelo estudo de suas técnicas e metodologias, que certamente contribuem como relevantes fornecedoras de subsídios informacionais para a gestão das organizações de forma geral.

Trata-se de uma busca pela ampliação do campo de ação da área. Como não poderia deixar de ser, é apresentada a SUSEP, que regula a área de seguros privativos, além da FENAPREVI, que foi citada ao se destacar a construção de uma tábua biométrica padrão brasileira.

Para existir atuário, é necessário haver uma incerteza medida por uma probabilidade de ocorrência. Haver a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.

Diante do fato do crescimento de empresa que exploram o ramo de seguros e de fundos de pensão no brasil, a atuária tem seu papel ampliado. Além de suas importantes contribuições no sentido de garantir a solvência das obrigações futuras das empresas, também encontrando o espaço nas áreas estratégicas das empresas, principalmente no sentido de apoio ao processo decisório.

Uma ampliada a área de atuação, há reflexo sobre a formação dos profissionais que pretende nela atuar, principalmente no sentido de expansão dos assuntos discutidos, que deixam de estar restritos aos aspectos quantitativos.

Muitos profissionais atuários já são encontrados operando em outras áreas dentro das organizações que não aquelas exclusivamente relacionadas aos cálculos e previsões que não aquelas exclusivamente relacionadas aos cálculos e previsões. Embora posam oferecer suporte quantitativo, contribuem para a tomada de decisões importante.

Dessa forma, não aconselhável que o leitor se feche nos conceitos técnicos tratados e necessários para a compreensão da atuária, mas busque empreender uma visão mais holística sobre a área.

Cada vez mais os organismos de organização e fiscalização das atividades de seguro e de previdência buscam mecanismo de prevenção á inadimplência das obrigações dos planos e seguros.

Essa preocupação tem como principal razão o fato dessas atividades serem importantes vetores no mercado financeiro em termos de movimentação de recursos e investimentos, podendo, em caso de ruptura, comprometer a imagem e a credibilidade de todo o mercado.

Dessa forma sintética, pode-se dizer que os cálculos atuariais são aqueles que derivam das metodologias estudadas e desenvolvidas nas ciências atuariais.

As metodologias e técnicas desenvolvidas nas ciências atuariais utilizam como base, em sua maioria, os conhecimentos advindos da matemática e da estatística, em especial aqueles que envolve o estudos das probabilidades.

Justamente, a atuaria como é conhecida hoje tem sua origem a partir do surgimento da probabilidade, em meados do século XIX, principalmente na Inglaterra, onde suas técnicas já visavam estudos relacionados à mortalidade n da população e destinavam-se ao levantamento de risco das empresas de seguro por morte.

Com essa expansão das empresas de seguros e previdências levando-se à captação de recursos no mercado de capitais, pode-se dizer que a área expandiu seus horizontes, extrapolando os aspectos especificamente relacionados ás probabilidade de sinistros e morte. As necessidades do mercado de capitais exigiram do profissional atuário conhecimento sobre economia e finanças, transformando-o em especialista em cálculos de riscos também nessas áreas.

Certamente vem à mente de quem se separa com essas questões que as explicações são simples , ou seja: a pessoa da terceira idade paga mais pelo plano de saúde porque oferece maior risco de ocorrência de doenças ocasionadas pela idade e habito de vida ao longo de muitos anos; o jovem paga mais pelo prêmio de seguro porque oferece maior risco de ocorrência de acidentes em relação à pessoa mais madura; e ; finalmente ,quanto menos o prazo que se tenha para capitalizar um plano de aposentadoria , maior é o valor mensal a se contribuir.

Você deve concordar que todas as respostas estão perfeitamente corretas e representam a mais pura realidade no cotidiano das empresas seguradoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com