TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar

Trabalho Universitário: Gestão Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo uma análise fundamentada teoricamente das disciplinas estudadas neste semestre cuja base curricular é Gestão de Operações em Serviços de Saúde e sua aplicabilidade no setor hospitalar.

2 DESENVOLVIMENTO

Empreendedorismo

Pode ser definido como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias e oportunidades. Seja na abertura de uma nova empresa ou na inovação nos processos de uma empresa já existente. O que difere os profissionais do empreendedorismo tradicional do intra-empreendedorismo é que enquanto o que mantém o foco em abrir o próprio negócio arrisca o seu capital, o intra-empreendedor põe em jogo sua carreira e o seu emprego, que são, respectivamente, o seu maior capital. De maneira que o intra-empreendedor depende das condições oferecidas pela empresa e o empreendedor cria as oportunidades para o desenvolvimento da sua criação.

Os setores de saúde possuem características que fomentam ações inovadoras em resposta as várias demandas do seu ambiente há evidências do intra-empreendedorismo nesses locais, pois é este comportamento que possibilita ações que contribuem na prestação de serviços aos pacientes. É de extrema importância que o empreendedor faça uma análise de mercado excelente, porque a análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionada ao marketing da organização; ela apresenta o entendimento do marcado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa colhe, em dados, informações de mercado onde atua.

Essa análise pode ser realizada através de aspectos: mercado, análise econômica, vantagem competitiva, equipe gerencial, sobre os critérios pessoais. O Plano de Marketing também é uma ferramenta indispensável, pois trata-se de um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças e tendências nada mais é do que um complemento do plano de negócios. É imprescindível a definição de estratégias de marketing para o sucesso do Plano de Negócios essas estratégias estão intimamente ligadas aos 4P’S de marketing, são eles:

Produto: pode ser classificado como tangível (objeto) ou intangível (serviço). Deve propiciar aquele que compra benefícios e vantagens além de satisfazer suas necessidades.

Preço: o valor em dinheiro que seu produto vale para o consumidor, 2 DESENVOLVIMENTO

o mesmo precisa ser suficiente para cobrir p custo e ainda trazer lucro.

Praça: define a forma como o produto será disponibilizado ao cliente levando em consideração a localização, os canais de distribuição e a relação com os fornecedores.

Promoção: possui três objetivos informar aos clientes potenciais a existência do produto ou serviço e suas vantagens, informar onde e como obtê-los e lembrá-los da existência dos produtos ou serviços.

Hotelaria e arquitetura hospitalar

A diferença entre a Hotelaria Tradicional e a Hotelaria hospitalar é que na Hotelaria tradicional reúne serviços com características próprias e que tem por finalidade oferecer hospedagem, alimentação, conforto e segurança as pessoas que por algum motivo estejam fora do seu domicílio, praticando qualquer tipo de turismo. Enquanto a hotelaria hospitalar reúne todos os serviços de apoio, que associado aos seus serviços específicos ofereçam aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem estar durante o período de internação.

Na área hospitalar o conceito de hospedagem está ligado na qualidade dos serviços ofertados, tornando o ambiente mais acolhedor para a família e o paciente ajudando a minimizar o desconforto dessa situação visando tornar a estadia mais agradável. O mercado está cada vez mais competitivo, a velocidade de informações e de mudanças é parte do cotidiano de qualquer empresa. A organização hospitalar não difere das outras organizações. O hospital, inserido neste contexto, além de atender aspectos físicos deverá principalmente estar dentro do aspecto humano, como hospitalidade e humanização no atendimento, para ter maior êxito no mercado globalizado.

É indispensável que a recepção de um ambiente de saúde conte com profissionais devidamente uniformizados e bem treinados, que saibam acolher o paciente bem como seus familiares fazendo uso da boa hospitalidade ocasionado assim um encantamento e satisfação aos usuários. A hotelaria e a arquitetura hospitalar contribuem para humanizar o ambiente hospitalar através de uma maior

2 DESENVOLVIMENTO

interação entre o ambiente físico e os valores humanos, uma maior qualificação do espaço por meio de atributos tais com: cor, iluminação, imagem; pois esses atributos provocam estímulos sensoriais benéficos aos pacientes. Muitos estabelecimentos da área de saúde oferecem a seus pacientes ambientes com foco na humanização com o intuito de oferecer ambientes que levem benefícios físicos e psicológicos. Além de tudo isso o setor hospitalar está agregando novos serviços como: Banco 24 horas, restaurantes e lanchonetes, lojas de conveniências, telefones públicos, fraldários, sala de fitnes, brinquedoteca hospitalar dentre outros; tudo para proporcionar um conforto tanto para os clientes externos como para os clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com