TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar

Artigos Científicos: Gestão Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO HOSPITALAR

INTRODUÇÃO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Incluindo tanto os aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Devido à necessidade de tornar o serviço de enfermagem padrão, houve a construção da estrutura organizacional do serviço de enfermagem, com isso, veio a inclusão dos enfermeiros gestores.

O gestor é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas. O gestor também pode usar seus conhecimentos em administração para coordenar e chefiar diversos serviços a saúde como: hospitalares, em clínicas e consultórios médicos.

Então o gestor visa a qualidade dos serviços hospitalares essa qualidade deve ser um produto de ações e prestação da assistência à saúde. A qualidade tem sido considerada como elemento diferenciado no processo de atendimento das expectativas do usuário do serviço de saúde.

Pois para alcançar essa qualidade de serviço e para melhorar as tarefas temos os cinco S, que é uma grande ferramenta de apoio para levar para o ambiente de trabalho. Assim podemos alcançar os objetivos que são compreender e melhorar o trabalho, o controle de uma boa atividade para fazer uma boa organização, implantar, planejar e treinar para termos uma boa execução.

Toda essa atividade tem o seu custo e o orçamento deve ser utilizado como instrumento de planejamento para controle das atividades financeira do hospital, através de coleta de informação, elaboração do orçamento. Tudo requer um planejamento para controlar as despesas e para traçar metas e definir a melhor forma de empregar os recursos, pois tudo tem um custo de produção.

Com isso precisamos da ética que funciona como um instrumento social orientador do comportamento humano. As instituições de saúde são constituídas por pessoas que convivem em um ambiente profissional e tomam decisões que podem afetar a própria instituição. Assim entende-se a existência de uma ética institucional como parte de uma cultura de organização e atualmente os hospitais agem como organizações nas quais se integram tecnologia, recursos humanos de natureza diversa, financiamento público ou privado, tendo missões e orientações de diferente natureza.

DESENVOLVIMENTO

Estrutura Organizacional. (Adriana Vieira)

O processo de organização é considerado como a segunda fase do planejamento e é composto de cinco etapas.

1- Listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização (1º planeja/2º organiza).

2- Dividir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser realizadas logicamente e confortavelmente por indivíduos ou grupos

3- Departamentalização que e um agrupamento em departamento de atividades de trabalhos que sejam semelhantes ou logicamente ligados.

4- Criar mecanismo de coordenação integrando os esforços de indivíduos, grupos e departamento; facilita o alcance dos objetivos. Sem coordenação as pessoas e os departamentos perdem a visão de seus papeis dentro da organização e são tendidos a buscar seus próprios interesses pessoais.

5- Monitorar a eficácia da estrutura organizacional e fazer os ajustes necessários, tais como avaliar/supervisionar/intervir.

Gestor Hospitalar. (Adriana Felix)

Com o planejamento o gestor hospitalar implica em acompanhar, supervisionar contratos e convênios, controlar compras e custo na instituição de saúde e na área de gestão de pessoas. O Ministério da Saúde defende o princípio de que a gestão e a assistência têm sempre que estar unidas para uma melhor atenção, respeito e humanização para com os pacientes.

A área de trabalho de um gestor pode ser em hospitais, policlínicas, clínicas e unidades de saúde, casas de saúde, laboratórios, empresas de exames clínicos complementares, farmácias, empresas de seguro hospitalar e setor público.

A Gestão de Qualidade nos Hospitais. (Eliete)

Os pilares fundamentais da qualidade de gestão hospitalar são:

Eficácia e a habilidade de ciência médica em oferecer melhorias na saúde e no bem estar dos indivíduos.

Efetividade e a relação entre benefício real oferecido pela assistência e o resultado potencial, representado por estudos epidemiológicos e clínicos.

Otimização e o estabelecimento do ponto de equilíbrio relativo em que o benefício eleva o máximo em relação aos seus custos.

Aceitabilidade e a adaptação dos cuidados médicos.

Ferramenta de Suporte de Gestão. (Giselly)

É importante o planejamento, para se alcançar metas e cumprir as tarefas para chegar ao objetivo, podendo utilizar os cinco S.

Senso de utilização- tudo aquilo que for desnecessário, evitando os desperdícios e altos custos;

Senso de arrumação- sempre organizar tudo em lugares de fácil acesso;

Senso de limpeza- manter tudo limpo, um ambiente agradável e os dados e informações organizados e atualizados.

Senso de saúde e higiene- ter ética, uma boa higiene pessoal, higiene do ambiente, ter respeito ao próximo.

Senso de autodisciplina- ordem mantida, ter uma boa comunicação, diálogo geral, com todos para facilitar o trabalho em equipe, mantendo sempre melhorias.

Orçamento Financeiro e Custo Hospitalar. (Renata)

Referindo ao orçamento geralmente existem dois tipos e custos:

O custo direto- que é aquele que e investido em compras de materiais descartáveis, gases medicinais e salários dos funcionários.

O custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com