TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Logística Integrada

Tese: Gestão Logística Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Gestão Logística Integrada

Há muitos anos as empresas vêm adotando as ferramentas de qualidade, como 5S, qualidade total, ISO 9000, para gerenciar seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam. O desafio de alcançar a gestão integrada resulta da antiga tradição de atuar e medir o trabalho de acordo com uma base funcional. Desde a Revolução Industrial, o objetivo de alcançar a melhor prática tem concentrado a atenção da gerência na especialização funcional. A crença prevalecente era que, quanto melhor o desempenho de uma função específica, maior a eficiência do processo em geral. Par mais de um século, esse compromisso fundamental com a eficiência funcional tem impulsionado a melhor prática na estrutura organizacional, na avaliação do desempenho e na contabilidade.

Em termos de gestão, as empresas tradicionalmente têm sido estruturadas em departamentos para facilitar o foco, o estabelecimento de rotinas, a padronização e o controle do trabalho. Práticas contábeis foram desenvolvidas para medir o desenvolvimento departamental. A maioria das medidas de desempenho concentra-se em funções individuais. Dois exemplos de medidas funcionais comuns são o custo por unidade fabricada e o custo por tonelada transportada. As medidas e alocações de recursos em diferentes funções normalmente eram limitadas aos custos comuns a todas as áreas funcionais do trabalho, como despesas gerais, mão-de-obra, serviços públicos, seguros, juros e assim por diante.

O desafio principal da gestão integrada é redirecionar a tradicional ênfase na funcionalidade em um esforço para se concentrar na realização do processo. Nas últimas décadas tornou-se cada vez mais claro que as funções, mais bem realizadas individualmente em grupo, não necessariamente se combinam ou se agregam para alcançar o menor custo total ou processos altamente eficazes. A gestão integrada de processos busca identificar e alcançar o menor custo total equilibrando as compensações (trade-offs) que existem entre funções. Usando um exemplo logístico temos a seguinte situação: uma empresa pode ser capaz de reduzir o custo total para atender a um cliente como resultado de gastar mais em um transporte mais rápido e confiável porque o custo total do estoque associado ao processo pode ser reduzido a um valor maior que o valor gasto com um transporte de alta qualidade. O foco da Gestão Integrada é o menor custo total do processo, que não necessariamente significa o menor custo para a função incluída no processo.

A utilização de modernas técnicas de gerenciamento de estoques adequadas à realidade da empresa, possibilita meios de minimizar impactos financeiros negativos pela imobilização desnecessária de capital de estoques, assegurando máximos níveis de atendimento aos clientes.

Um dos princípios básicos de gestão de estoques é como os estoques impactam os negócios da empresa o que representa capital imobilizado e sem liquidez imediata, representando custos financeiros para a empresa. O estoque pode muitas vezes ser um dos maiores aliados do lojista. Porém é importante lembrar que para uma empresa de sucesso se manter em pé e ativa no mercado precisa preservar seus clientes, que devem ser muito bem atendidos e satisfeitos. Por isso, o foco dos negócios sempre deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com