TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Resultados

Artigo: Gestão Por Resultados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 6

Leia com atenção o texto a seguir:

O Brasil hoje já é umas das grandes potências emergentes, um país que busca cada vez mais desenvolver seu potencial, e concomitantemente melhorar a qualidade de vida de sua população, seus cidadãos estão progressivamente se adaptando a estas mudanças e crescendo junto com estas. Dentro deste novo panorama cresce a necessidade de se buscar uma maior qualidade de atendimento a este cidadão mais exigente. No serviço público esta expectativa não poderia ser diferente. Mas o que se verifica ao examinarmos o atual padrão da qualidade dos serviços públicos prestados no país é que este permanece, lamentavelmente, aquém de um serviço público eficiente. Segundo Bresser Pereira (2005, p.24) “Os cidadãos estão-se tornando cada vez mais conscientes de que a administração pública burocrática não corresponde às demandas que a sociedade civil apresenta aos governos no capitalismo contemporâneo.”.

1. A qualidade da gestão pública no Brasil é um dos temas estudados no conteúdo. Dentro deste contexto e utilizando os conhecimentos adquiridos na unidade que aborda o gerenciamento por resultados na Administração Pública, apresente um caso concreto que responda à seguinte questão: Como tornar a administração pública brasileira mais eficiente? (2,0 pontos)

A reforma administrativa está intrinsicamente ligada à reforma do Estado e se constitui em direito do cidadão e condição de governabilidade.

As desastradas reformas administrativas desorganizaram as mais altas estruturas da Administração Pública Federal, agravando a situação e produzindo, como resultado, a desmoralização a que foram expostos os órgãos que constituíam centros de excelência na área pública federal. São ao todo 45 as mudanças verificadas, nos últimos dez anos, nos organogramas e nas estruturas dos ministérios e secretarias, com fusão, criação, recriação ou extinção de órgão. Os reflexos estão sendo sentidos com o desmantelamento do sistema de produção de informações para a tomada de decisões governamentais, a desestruturação dos centros decisórios e a perda, em muitos casos, da memória administrativa.

A desprofissionalização do pessoal, a desorganização e a má distribuição interna, são fatores impeditivos da qualidade e produtividade do serviço público. Não há número excessivo de funcionários (aliás, na instituição pública onde trabalho clamamos por contratação de funcionários há anos) é inferior ao encontrado na França e na Itália. Metade do funcionalismo está concentrada em áreas-meio e existem ainda 2.000 cargos públicos com denominações imprecisas, remunerações díspares e atribuições mal definidas e por outro lado onerado pelas despesas, com grande número de inativos e pensionistas.

O Estado precisa dispor de uma burocracia profissionalizada e corrigir as distorções para se tornar ágil e eficiente e o servidor público tem que ter restauradas a sua dignidade, responsabilidade e capacidade de criação, de forma a que possa de fato cumprir a sua função de contribuir para o bem-estar da população.

2. No estudo da disciplina, verificou-se que a Administração Pública é uma organização que o Estado utiliza para canalizar adequadamente as demandas sociais, que serão atendidas por meio da transformação dos recursos públicos em ações modificadoras da realidade, mediante a produção de bens, serviços e regulações.Neste sentido, com base nos conhecimentos adquiridos, explique qual o significado real da reforma administrativa e qual é o seu propósito. (2,0 pontos)

O Princípio da Eficiência, acrescentado pela Emenda Constitucional de nº 19 aos princípios constitucionais da Administração Pública, impõe ao servidor público o encargo de realizar suas atribuições com maior agilidade, perfeição, qualidade e orientada pelas modernas técnicas administrativas. Assim, a Administração Pública, precisa de fato, valorizar seus recursos humanos, desenvolver suas habilidades, mesmo que suponha que estas não existam, pois o que se tem é a capacidade criativa do se humano, capaz de vencer barreiras.

Com essa reforma constitucional, o serviço é colocado nesse processo inovador de administração moderna, posto que o princípio da eficiência surge como elemento representativo da qualidade. O consumidor de serviços públicos é o mesmo que consome produtos de elevada tecnologia produzidos por diversas empresas pelo mundo e não pode mais ser submetido a procedimentos obsoletos, desatualizados e destituídos do mínimo de conforto que lhe pode ser oferecido como consequência natural da contraprestação devida pelo Estado.

O modelo gerencial, utilizado pela atual Administração Pública Brasileira, é um reflexo direto dos sistemas anteriormente utilizados (Patrimonialista Burocrático e pelo sistema Gerencial atual). Não houve transições radicais de sistemas, na realidade houve complementações e adequações. Esse modelo começa a preencher um vácuo teórico e prático, captando as principais tendências presentes na opinião pública, entre as quais se destacam o controle dos gastos públicos e a demanda por melhor qualidade nos serviços públicos. O ponto central é a busca pela eficiência, ou seja, deve ser incorporado o valor da eficiência na lógica do funcionamento da burocracia. A diferença existe na maneira de como é feito o controle, que passa a se concentrar nos resultados e não mais nos processos em si, procurando, ainda, garantir a autonomia do servidor para atingir tais resultados.

3. Ao estudar o conteúdo, tornou-se possível verificar a evolução da atividade pública. Fala-se muito na inovação e modernização das organizações públicas. Neste sentido, pergunta-se qual a diferença entre Reforma Administrativa e Reforma de Estado? (2,0 pontos)

A reforma do Estado envolve aspectos como político que se relacionam à promoção da governabilidade, econômicos e administrativos que visam aumentar a governança. O objetivo maior é aumentar a capacidade efetiva

que o governo dispõe para transformar suas políticas em realidade. As que primeiro foram iniciadas, ainda nos anos 80, foram aquelas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com