TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Produção

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

.2 Soluções Geradas pelos Procedimentos Subótimos

Usando os resultados discutidos na seção 7, implementou-se os procedimento subótimos pelo emprego do algoritmo de programação dinâmica (PD). Com exceção do procedimento MVC, os demais procuram tirar vantagem da informação disponível, ou seja, eles usam o nível de estoque medido do sistema, no início de cada mês, para atualizar suas respectivas soluções. Em particular o procedimento PMF mereceu um pouco mais de atenção, em virtude dele requerer a determinação do ganho ótimo Gk. Neste caso, o primeiro passo foi calcular o valor ótimo do parâmetro de ponderação lk. Para isto, adotou-se um esquema de busca, num intervalo de (0, +¥), visando minimizar a função j(lk) = Vx(k) + Vu(k–1), definida a partir do problema (20). Os valores acumulados de Vx(k) e Vu(k-1) são determinados a partir das seguintes equações:

(22)

Sem perda de generalidade, foi assumido que =lN "k. A razão disto é que o valor obtido para lk no período k=N contém a situação onde o crescimento das variâncias dadas em (22) atinge seu valor máximo, o que pode levar à inviabilização do procedimento PMF (vide SILVA FILHO, 1996 para maiores detalhes). Como resultado, o valor ótimo obtido neste processo de busca foi l*=0.85, o que implicou em um ganho ótimo de G*(l)=0.46.

Análise dos Resultados: a solução Malha-Fechada, obtida pelo procedimento MF-PDE, oferece uma solução ótima global para o problema (21), desde que escolhe dentro de todas as possibilidades disponíveis nos espaços das variáveis de decisão do problema, aquela de menor custo. Entretanto, como visto na seção 6, ela é uma solução cara e muitas vezes inviável para problemas de grande dimensão. Deste modo, os procedimentos subótimos, em particular aqueles que utilizam algum esquema de realimentação, são preferíveis para geração de planos de produção. A Tabela 3 confirma esta característica; a partir dela, verifica-se que o procedimento malha-fechada apresenta o menor custo, enquanto que a solução malha-aberta MVC traz o custo mais alto. Conseqüentemente, eles oferecem os limites extremos para identificarmos qual o procedimento que apresenta a estratégia mais adaptativa, como discutido na seção 4. Neste sentido, comparando-se os custos gerados pelos procedimentos subótimos, apresentados na Tabela 3, conclui-se que: JMF<JPMF<JOLFC<JNFC<JMVC. Assim, pode-se observar que o procedimento mais adaptativo, ou seja de melhor desempenho, foi o PMF. Isto não deve causar surpresa, haja visto que ele utiliza um mecanismo de realimentação, baseado na estratégia RDL (vide seção 4), para atualização dos níveis de estoque observados do sistema, a cada período de tempo k.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com