TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública

Casos: Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo discutir por meio de um estudo de caso os aspectos fundamentais para a realização de uma Gestão Pública eficaz, através da parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação buscando enfatizar como o Marketing Social influencia de forma significativa e positiva na execução de Políticas Públicas.

Dessa forma será possível trabalhar com a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática. Para tal será feita uma análise do estudo de caso “Caso de ensino de Marketing Social: uma parceria entre a Administração Pública e uma empresa de comunicação"

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sugerida e enriquecido com outras bibliografias retiradas da internet.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Kotler apud Santos (2006) o marketing social tem uma contribuição significativa e positiva para que as Políticas Públicas se desenvolvam em diversos países. Para entender ainda mais sobre essa relação entre Marketing Social e Políticas Públicas é necessário entender como esta última se dá.

Atualmente o principal objetivo do Estado não é a segurança pública ou a defesa externa caso ocorra algum ataque inimigo, como acontecia nos séculos XVIII e XIX. Hoje o Estado preocupa-se mais em promover o bem estar social e para isso é necessário a propagação de uma série de ações e atuações em diversas áreas.

Nesse contexto surge as Políticas Públicas, que são todas as ações, metas ou planos que os governos municipais, estaduais ou nacionais firmam para promover o bem estar social e o interesse do povo.

No entanto vale dizer que os gestores públicos escolhem suas ações com base no que eles acreditam ser a verdadeira demanda da população, ou seja, é o próprio governo que define o bem estar social e não a sociedade.

O processo de elaboração de uma política pública se inicia apartir das demandas da sociedade que são levadas aos dirigentes públicos através de diversos grupos, como sindicatos, associações de moradores e etc..

Tendo em vista toda a diversidade social, as demandas são variadas e muitas e os recursos para atendê-las são poucos. De modo que, o gestor público é o responsável por selecionar , perceber e compreender essas demandas; e em seguida expor as respostas. Dessa forma nem todos os grupos serão contemplados. Porém, ao buscar atender as principais reivindicações, no seu ponto de vista, o governo está voltado para o interesse público e conseqüentemente elevar o bem estar social.

Ainda segundo Santos (2006), as ferramentas de marketing podem ser utilizadas para ocasionar a melhoria do bem-estar-social. São os 5P (Pesquisa, produto, preço, distribuição ou placement, e promoção. Porém é ainda necessário acrescentar o P de pessoas e o P de Políticas Públicas.

Todos nos somos alvo do marketing social e a pesquisa é essencial para saber suas características e comportamentos. Neste caso o produto é social e com grau de complexidade maior, já que não se trata mais de uma transação de bens e serviços. Procura-se uma relação eficiente entre custo e resultados, além de ter o seu financiamento difícil e lucro difuso.

A aliança entre o marketing social e as Políticas Públicas pode ser claramente observada no estudo de caso a ser estudado. Do qual fazem parte o Grupo VIT, representante da MTV no Rio Grande do Sul e o DETRAN/RS.

O DETRAN/RS por sua vez liga o Departamento do Estado de Trânsito à Secretaria do Estado da Segurança e da Defesa Social e caracteriza-se como uma empresa pública, uma empresa comprometida com o interesse e a prestação de serviço público de administração indireta. Ciro Bachtold (2006) conceitua a administração indireta como aquela que possui autonomia financeira e administrativa, estabelecidas pela administração direta para que serviços públicos possam ser realizados. Ao contrário da administração indireta, a direta possui além de autonomia financeira e administrativa, a autonomia política, sendo executada diretamente pela estrutura do governo.

A aliança entre o DETRAN/RS e o Grupo Vit iniciou-se em 2003 e tinha por objetivo uma mudança social de comportamento no trânsito.

Em 2003 a campanha elaborada pela MTV estava voltada para o rock e a atitude, em 2004 teve como base o filme Dogville do diretor Lars Von Trier (campanha que havia perdido um pouco do impacto do ano anterior, na opinião dos próprios produtores), em 2005 os próprios telespectadores participaram tendo como slogan “No trânsito você sempre é parte da solução” (esta campanha foi premiada em 2006), Já em 2006 seguiram a mesma linha de 2005 com o lema “A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para a prevenção dos acidentes de trânsito”.

Em 2007, as campanhas deveriam seguir com qualidade e para isso o Grupo VIT teria que responder a seguinte questão “Quais as melhores formas de mensurar uma campanha pública de marketing ligada a uma causa social?”, além de encarar problemas como:

̶ Devido a cortes no orçamento público feita pela Assembléia Legislativa verba ficou limitada.

O orçamento público é uma ferramenta de planejamento voltado para o lado financeiro dos recursos públicos. A sua elaboração passa por quatro etapas: o Poder Executivo elabora a proposta, o Legislativo aprecia e vota e então executa-se o orçamento, em seguida faz-se o controle, acompanhando e avaliando sua execução.

Segundo Bachtold (2008), neste caso, a Assembléia Legislativa que compõe o Poder Legislativo, tendo por função legislar ou criar leis decidiu por diminuir os custos com o projeto entre o DETRAN/RS e o Grupo Vit.

Por sua vez, o Poder Legislativo é formado de um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras. Entre outros tem como função fiscalizar as ações do Poder Executivo.

♦ Mostrar ao cliente que seria possível mensurar o investimento que estava sendo feito no marketing;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com