TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

AILSON ROBSON DE MATOS RA 5560123306

ANTONIO LAZARO BENTO RA 6706322471

CARLA HELENO BENTO MARQUES RA 6581324719

ROBSON MANOEL RA 6924380353

ROSEMIR CARDOSO DOS SANTOS RA 6506273663

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR EAD (INSERIR NOME COMPLETO)

TUTOR PRESENCIAL (JOSÉ ROBERTO

TUTOR A DISTÂNCIA ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

Santa Bárbara d’Oeste - SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 5

3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 6

4. CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMUNICAÇÃO 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Entender o comportamento individual e em grupos em situação de trabalho, constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. Visa investigar questões relacionadas a liderança e poder, individuais e processos de grupo como: iniciativa, vontade de aprender, discernimento, conceitos, prioridades, aceitação a mudanças, dimensionamento e trabalho. Tratam-se de indicativos do dia-a-dia da empresa, que afetam os indivíduos assim como as equipes dentro da empresa.

Baseado no estudo do comportamento organizacional, os líderes possuem poderosas ferramentas face a complexibilidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as continuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

O comportamento organizacional está se estabelecendo de forma sóolida como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisas.

O estudo do comportamento organizacional no trabalho é sistemático e rigoroso porque as pessoas são diferentes e a abordagem quanto ao estudo leva em conta uma estrutura contingencial, considerando diferentes situações para entender as relações de causa e efeito. Assim, cada caso é examinado conforme o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura de cada indivíduo.

Seu objetivo é que cada indivíduo aprenda a interagir e compartilhar informações, aceitar sugestões de forma que seus pares desenvolvam e avancem no conhecimento adquirido, sempre dividindo o que muitas vezes descobriu sozinho e multiplicando esse conhecimento, porque o resultado final do grupo depende da parcela de participação de cada membro ali interagido.

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional, nada mais é que o estudo das atitudes e hábitos dos indivíduos e seus efeitos no ambiente de uma empresa, visto que cada uma possui cultura e estrutura organizacional própria. Algumas conseguem influenciar o mundo todo por sua ousadia, inovação, qualidade e atitudes, levando funcionários com perfis de liderança a uma trajetória de sucesso. Muitas vezes simplesmente pelo designer dos produtos que oferece, viram tendências mundiais no modo de gerir pessoas buscar resultados e se transformar em referencias. (caso da APLE junto aos jovens do mundo todo).

É necessário levar em conta as diferenças do ser humano, considerar situações distintas e reações, assim como o ambiente, personalidade, cultura e o meio em que o individuo vive.

Pode-se dizer, então que o comportamento organizacional é um campo de estudo que auxilia a prever, explicar e compreender comportamentos nas organizações, através das percepções do meio social e dos outros. s informações colhidas são devidamente organizadas e relacionadas aos afetos positivos e negativos, situação que de forma favorável ou desfavorável predispõe com relação a pessoas, objetos e situações. Essa predisposição é chamada de atitude.

2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

A tecnologia da informação e da comunicação expõe as pessoas hoje, através de diversas mídias. Há uma avalanche de dados e informações que podemos nos considerar desinformados assim que acabamos de ler ou ouvir a noticia. Somos inundados de fatos novos, todos os dias, logo pela manhã ao ligar a TV, dezenas de jornais competem entre si, com noticias atualizadíssimas em tempo real.

A forma e velocidade que a informação circula, também reflete no ritmo das mudanças das organizações.

A velocidade da mudança é intensa e é preciso estar preparado para mudar constantemente, só que agora em tempos mais curtos.

A abertura de novos mercados, novos concorrentes, a quebra de fronteiras, perdas de emprego, novas oportunidades e dificuldades econômicas constituem-se em desafios permanentes.

As organizações estão cada vez mais baseadas em trabalhos em equipe, na interação, na inovação e no aprendizado continuo.

Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um continuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes.

A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e as inovações tecnológicas estão se acelerando, forçando as organizações a se inserirem nesse processo de mudanças, visando a competitividade no mercado globalizado.

É importante que as organizações levem em conta dois fatores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com