TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pública Contemporânea

Trabalho Universitário: Gestão Pública Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  6.689 Palavras (27 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 27

DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENDE – IFSUL

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal conhecer o perfil dos dirigentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, assim como desvendar os principais desafios enfrentados pelos mesmos no cotidiano da gestão exercida junto à Instituição. Trata-se de um estudo de caso, onde foram coletadas informações por meio da aplicação de questionários a servidores que ocupam cargos de gestão, nas funções de pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos e chefes de departamentos, lotados nos campi do IFSUL. Os resultados obtidos poderão servir como fonte de informação para possíveis interferências na formação e capacitação do quadro de gestores da organização, além de ter apurado informações relevantes para o planejamento, tomadas de decisões e sucesso organizacional. Destaca-se que foi identificada a necessidade de utilização de ferramentas de gestão e de formação de pessoas na área de administração ou gestão pública. Ainda dentro do processo de gestão estratégica de pessoas, outros processos devem ser desenvolvidos ou aprimorados: como a avaliação de desempenho, trabalhados os valores e a cultura organizacional, os programas de capacitação para aperfeiçoar as relações interpessoais, a liderança e a habilidade de comunicação, procurando sempre a melhor forma de atingir os objetivos organizacionais.

Palavras-chave: gestão pública, gestão estratégica de pessoas, instituição pública de ensino superior.

Introdução

Este trabalho apresenta conceitos e princípios da administração pública e gestão pública, bem como relata seu processo de formação no Brasil, com a finalidade de auxiliar no entendimento do atual contexto da gestão pública. O objeto de estudo é a realização de uma pesquisa aplicada no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o qual faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Educação. Neste contexto, a instituição contribui substancialmente para a produção do conhecimento e desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante, já que este é o foco principal da instituição.

A excelência da gestão está associada à vinculação do gestor público à capacitação, possibilitando este a ser um conhecedor de técnicas e ferramentas adequadas ao processo de gestão? Qual a opinião dos gestores do IFSul? A resposta a estas indagações serão contempladas a seguir, como fruto dos resultados obtidos.

Com a pesquisa pretende-se conhecer o perfil dos dirigentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, assim como desvendar os principais desafios enfrentados pelos mesmos no cotidiano da gestão exercida junto à Instituição.

Os resultados apresentados poderão servir como fonte de informação para possíveis interferências na formação do quadro de gestores da organização, como também a pesquisas complementares sobre o tema.

Os modelos básicos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, foram contemplados no referencial teórico como forma de auxiliar no processo de entendimento da instituição, e dos processos que a compõem, objetivando a busca de soluções inovadoras e visando aumentar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Torna-se cada vez mais necessária a mudança de atitude, de pensamento e, sobretudo, a mudança comportamental, visto que se evidencia que não há mais espaço para a gestão irresponsável e amadora, assim como também não há mais espaço para a má aplicação dos recursos públicos e inadequações na implementação das políticas sociais da educação.

Constata-se que pouco conhecimento tem sido produzido com relação à gestão pública. Embora este seja um tema da atualidade, o qual merece reflexão e geração de soluções que auxiliem as organizações públicas a gerir seus processos e políticas de forma mais responsável, baseada nas ciências administrativas, buscando promover melhorias na organização, bem como cumprir seu papel perante a sociedade.

A pesquisa foi realizada no transcorrer do mês de setembro de 2011, através de questionário semiestruturado, aplicado aos servidores ocupantes das funções de pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos e chefes de departamentos, lotados no campus Sapucaia do Sul, campus Charqueadas, campus Venâncio Aires, campus Passo Fundo, campus Camaquã, campus Pelotas, campus Pelotas Visconde da Graça, campus avançado Santana do Livramento e na Reitoria.

A pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória, e caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, pois objetiva descrever o perfil e formação dos gestores do IFSul, capaz de explorar e analisar as possíveis implicações que esta formação proporcionará no desempenho de suas atividades, como também explorar e analisar a atual situação do quadro

de servidores investigado, buscando novas possibilidades como o investimento na formação específica dos gestores.

Outro fator que justifica a investigação da relação de trabalho dos gestores do IFSul é a importância do trabalho na vida do indivíduo. Segundo Krawulski (1998), desde que o homem passou a dominar formas elementares da execução de atividades, como a caça, a pesca ou mesmo rudimentos da agricultura, o trabalho ocupa um inegável espaço na existência humana. Em sentido lato, o trabalho está entre as atividades mais importantes e principal fonte de significados na constituição da vida dos indivíduos, podendo ser visto como o maior regulador da organização humana, pois questões como horários, atividades e relações pessoais são determinadas pelo trabalho.

O indivíduo tende a estar mais envolvido com o trabalho do que com as outras relações que estabelece na vida, afirma Coury (1993), dessa forma para muitos o trabalho é tido como único elo social fora do convívio familiar. O trabalho exerce outro papel importante, o da identidade individual, e reconhecimento social, status social, capaz de fortalecer a auto-estima e o sentimento de utilidade, necessário à maioria dos indivíduos.

Administração Pública

Com o objetivo de facilitar a compreensão, primeiramente conceituaremos administração pública no sentido amplo, de acordo com Matias-Pereira (2010), segundo o qual, deve ser entendida como todo o sistema de governo, todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana. Essas que determinam a forma de distribuir e exercer a autoridade política e de atender aos interesses públicos.

A administração pública é a execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com