TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Visual

Dissertações: Gestão Visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

ADMISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

GESTÃO VISUAL

SÃO LUÍS – MA

2014

Gestão Visual

Muito se fala em gestão visual, de como ela pode ajudar nas funcionalidades da empresa. Mas pouco realmente se sabe sobre o assunto dentro de muitas empresas. Muitas pessoas ainda confundem gestão visual com poluição visual que por sua vez, são os exageros de informações como banners, anúncios, cartazes, folders, propagandas e etc. expostos em ambientes como um papel de parede no meio da rua e etc. O que não tem nada a ver, pois a gestão visual é um processo de métodos de dentro da empresa para o melhor funcionamento da mesma, diminuindo assim problemas na comunicação e desperdício na produção e no tempo, buscando sempre a qualidade nos serviços, produtos e melhorando o ambiente organizacional.

Hall (1987) define a comunicação visual como uma comunicação “sem palavras, sem voz”, ou seja, não apenas das condições básicas como a do chão de fábrica para os trabalhadores, mas sendo um verdadeiro mapa de sinais e cores, das condições da empresa para todos aqueles que podem ler sinais físicos. Para ele, a proposta da visibilidade que a gestão visual oferece é efetivo e imediato “realimentação”, cujos objetivos são em oferecer informações acessíveis e simples e capazes de facilitar o trabalho diário, aumentando o desejo e a necessidade de se trabalhar com maior qualidade. A gestão visual abrange várias áreas dentro de uma empresa, tanto na melhoria das funcionalidades quanto para sinalizar problemas de produção e também para verificar sugestões dos funcionários e clientes. Tudo isso usando sinais e cores para sinalizar de forma clara e objetiva.

A aquisição de uma gestão visual bem definida dentro de uma organização aumenta o conhecimento de informações para o maior número de pessoas possíveis (tanto funcionários quanto clientes), assim como reforçar a independência na tomada de decisões dos funcionários, no sentido de enriquecer os relacionamentos e atitudes e não enfraquecê-los e fazer com que o compartilhamento das informações passe a ser principalmente uma questão de cultura da empresa. Todo esse processo ajuda nos processos de produção ou fabricação da organização, facilitando assim o mesmo.

A Gestão Visual funciona como observação rápida, oferecendo a possibilidade de que você entenda a situação, tornando-a transparente para o destinatário, focalizando no processo e não nas pessoas, priorizando único e exclusivamente o que é necessário. É como um processo de planejamento, onde se tem o controle e a melhoria contínua.

É uma forma de colocação das ferramentas, indicadores de desempenho, em local fácil, com o objetivo de ao longo do processo ir resultando benefícios a organização, melhorando assim a compreensão sobre o funcionamento do processo, aumentando a conscientização dos funcionários para eliminação de desperdícios e um fornecimento de uma visualização imediata dos procedimentos operacionais padrão utilizados na empresa como um todo.

Mesmo para aqueles que não estejam familiarizados com esse processo de visualização, esse processo de exibição de informações serve para observação de qualquer pessoa que entre no local de trabalho, possa muito rapidamente ver o que está acontecendo e entende-la, mas para isso é preciso que a informação seja simples, clara e objetiva.

Muitas empresas, na prática de sua melhoria contínua, almeja que a produção flua sem interrupções, chegam a adotar a forma de andon que é uma ferramenta da gestão visual, cujo termo japonês para “lâmpada”; que se refere a um sistema utilizado para notificar gestão, manutenção e outros colaboradores que trabalhem em um processo.

São vários as formas, cores e significados, por exemplo: são colocadas luzes, verde, amarelo e vermelho ou montam "torres" no alto do processo da fábrica no caso, onde permite que se veja o estado de praticamente todas as máquinas. Por exemplo:

• Uma luz verde: significa a máquina está funcionando bem;

• Uma luz amarela: geralmente indica a máquina está funcionando, mas requer atenção;

• Uma luz vermelha: quase sempre significa que o processo foi interrompido e requer atenção imediata.

A padronização do local dentro da organização pode se dar através de cores na linha de produção, sinais, conforme descrita, como também na segurança deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com