TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Visual

Artigos Científicos: Gestão Visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Podemos observar nas empresas o baixo grau de disseminação de métodos e ferramentas de controle da produção, através do gerenciamento visual. O gerenciamento visual, através da utilização de indicadores e quadros de acompanhamento é relevante no controle da produção, por evidenciar os gaps (desvios) entre o real e o planejado, fornecendo um feedback (resposta) dos processos em tempo real.

As indústrias do setor metal mecânico com produção caracterizada por linhas de montagem utilizam como prática usual de controle de produção, indicadores e quadros de acompanhamento da produção na fábrica. Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de explicar melhor como funciona esse tipo de gestão visual, como funciona, sua importância de como contribuem para a medição da situação real registrada na forma de indicadores de produção, a ser utilizada para o gerenciamento da melhoria da gestão fabril. Como resultado, tem-se um esclarecimento mais preciso dos processos que possibilitam a identificação e resolução de problemas, a eliminação desperdícios e um ambiente propício à melhoria contínua.

GESTÃO VISUAL

Conceito

É a adoção do princípio da transparência na gestão da produção, permite que todas as pessoas possam ver e entender a mesma coisa, tornando a situação transparente, ajudando na focalização dos processos e das pessoas, além de priorizar o que é realmente necessário.

Podemos também definir a gestão visual, como um sistema de planejamento, controle e melhoria contínua que integra ferramentas visuais simples que possibilitam que se entenda, através de uma rápida olhada a situação atual e que apoia o trabalho padrão de liderança para garantir a aderência dos processos aos padrões e viabilizar as melhorias permanentes.

A gestão visual é muito confundida com “poluição visual”, ou seja, a disposição de uma diversidade de informações históricas em quadros e painéis expostos como papel de parede por exemplo. Mas há grande diferença para a gestão visual, pois ela nos permite entender e enxergar as anormalidades o mais próximo possível do local e momento em que acontecem e saber que medidas estão sendo tomadas para corrigi-las.

CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO VISUAL

É contínuo, busca constante pela eficiência, inclui atividades fora da rotina de trabalho, escrevendo relatórios e discutindo implementação. Quando falamos de gestão visual, nos referimos aos métodos e práticas que permitem realizar mudanças para obter a qualidade de um processo de produção, que possibilita que vejamos o local onde as coisas realmente acontecem com os seus próprios olhos. Lembramos a diferença essencial entre fatos (o mundo real) e dados (informações provenientes da realidade). A gestão visual ajuda a entender os fatos ocorridos, que na maioria das vezes passam despercebidos no ambiente.

As empresas sempre buscam melhorar a produtividade e reduzir desperdícios, o problema é que geralmente o foco é no processo produtivo. E isso significa a utilização de todas as ferramentas disponíveis para melhorar a produtividade na área fabril, não havendo foco em outras atividades.

E para que estas outras atividades sejam vistas é necessário que haja uma liderança capaz de perceber e identificar os problemas, dando soluções imediatas. Algumas empresas no Brasil já adotaram o “Lean office” que significa escritório magro ou seja, elimina desperdícios em ambientes de escritório, melhorando continuamente fluxos de informação, organização, interação entre colaboradores, e satisfação de clientes. Toda administração organizacional depende de ambientes de escritório, que tem mais ou menos influência na gestão mas com certeza abrangem atividades operacionais de geração de qualidade em produtos e serviços entregues a clientes da empresa.

Cabe aos gestores e colaboradores de escritórios administrar essa importância e, com base no Lean office, manter uma cultura de compartilhamento e melhoria constantes, interna e externamente.

SISTEMA VISUAL

• Dispositivos visuais

São colocadas luzes, verde, amarelo e vermelho ou montam “torres” no alto do processo, onde permite que seja o estado de praticamente todas as máquinas. Uma luz verde significa a máquina está funcionando bem, enquanto uma luz amarela geralmente indica a máquina está funcionando, mas requer atenção. Uma luz vermelha quase sempre significa que o processo foi interrompido e requer atenção imediata.

A padronização do local dentro da organização pode se dar através de cores na linha de produção, conforme descrita, como também na segurança deste local, utilizando as normas de segurança.

A comunicação visual confere aos programas de melhoria maior personalidade e visibilidade, aumentando o engajamento dos colaboradores.

• Indicadores Visuais:

Indicadores visuais, é um tipo de informação com maior grau de força, o dispositivo atrai nossa atenção e então transmite. Esse processo de exibição de informações serve para observação de qualquer pessoa que entre no local de trabalho, mesmo aqueles que não estejam familiarizados com os detalhes dos processos, pode muito rapidamente ver o que está acontecendo e entende-la. Muitas empresas, na prática de sua melhoria contínua, que a produção flua interrupções, chegam a adotar a forma de “andon” (um tempo que se refere a um sistema utilizado para notificar gestão, manutenção e outros colaboradores que trabalhem em um processo).

• Controle visual

Impõe um limite, restringindo as opções de escolha. Não aderir á mensagem pode resultar em algum tipo de perda ou dano, faixas pintadas no chão sinalizando locais de armazenamento são exemplos deste tipo de dispositivo, o controle visual passa a exigir um comportamento em função da informação.

• Garantia visual:

Tem a função de impedir o erro ou a falha. Os poka-yokes (prevenção de defeitos), que são dispositivos a prova de erros, são exemplos deste tipo de dispositivos.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO VISUAL

• Diminuição nos custos de manutenção.

• Melhoria da qualidade.

• Diminuição de reuniões/tempo.

• Eliminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com