TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da cadeia de suprimentos no Brasil

Seminário: Gestão da cadeia de suprimentos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

O gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou gestão da cadeia de fornecimento em Portugal ou ainda a expressão inglesa também muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas [Poirier & Reiter (1996)]; lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.

Os componentes de SCM são:

Planejamento de demanda (previsão)

Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)

Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)

Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual

Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário

Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto

Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.

Frequentemente, a metodologia de gerenciamento de cadeia de suprimentos encoraja a modelagem de processos reais para análise e otimização. Uma metodologia famosa é a SCOR, promovida pelo Supply Chain Council.

Quando gerentes de operações adotam uma abordagem estratégica, eles levam em conta o fato de suas operações não serem independentes de outras atividades. Para operar eficientemente e produzir itens de alta qualidade que satisfaçam as necessidades dos clientes, a organização precisa ter entregas confiáveis de alta qualidade e suprimentos emateriais a preços razoáveis. É necessário também haver um sistema eficiente e confiável para distribuir os produtos acabados, tornando-os prontamente acessíveis para os clientes. Os gerentes de operação com um foco estratégico, todavia, reconhecem que precisam gerenciar toda cadeia de suprimentos. A administração da cadeia de supriementos é o termo para a atividade de administrar a sequencia de fornecedores e compradores cobrindo todos os estágios do processamento, desde a obtenção de matérias-primas até a distribuição dos produtos acabados para consumidores finais.

Os avanços mais recentes na administração da cadeia de suprimentos envolvem o uso das tecnologias na internet para alcançar o equilíbrio correto de níveis de estoque baixos e sensibilidade do cliente. Uma cadeia de suprimentos cria uma linha sem interrupções e integrada que se estende dos clientes aos fornecedores, estabelecendo ligações eletrônicas entre as organizações e esses parceiros externos para compartilhamento e troca de dados.

A medida que os clientes compram os produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com