TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Oficina: boas práticas que não podem faltar no seu negócio

Por:   •  12/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 13

Gestão de oficina: boas práticas que não podem faltar no seu negócio

Assim como em qualquer outro negócio, as oficinas também são estabelecimentos que precisam receber uma boa gestão para ter bons resultados de curto e longo prazo. As especificidades do segmento podem ocasionar dificuldades até para os mais experientes, que já estão há anos trabalhando com este mercado.Neste post, vamos levantar alguns pontos que são necessários dedicar uma atenção maior e que vão fazer uma grande diferença para alcançar a gestão de oficina ideal. Daremos dicas e vamos sugerir práticas que podem ser seguidas para chegar ao resultado desejado com mais facilidade. A idéia aqui é discutir sobre questões como a organização dos processos internos para evitar, por exemplo, o retrabalho de tarefas e tentar otimizar ao máximo o processo em sua totalidade. Além disso, um ponto de muita atenção são os fornecedores. Como não depender deles e montar uma rede de fornecimento estratégica e de confiança?Outros tópicos que também serão levantados são atuações comerciais, como a prática de preços competitivos e a fidelização dos seus clientes. Por fim, temas essenciais como o controle financeiro e a responsabilidade ambiental também serão abordados para que você tenha uma leitura completa sobre a gestão de oficina. Agora que você já sabe um pouco do que será discutido, continue lendo o texto com bastante atenção para poder capturar o maior número de dicas possíveis que vão auxiliar no desenvolvimento e na mudança de gestão do seu negócio.

Garanta a organização dos processos internos

As oficinas, em geral, têm uma grande facilidade em se tornar locais desorganizados se não contarem com um plano bem definido de atuação. São peças, ferramentas e veículos que representam a organização física e as mais variadas atividades que representam a organização processual. Ambos fundamentais na gestão de oficina. Separar locais estratégicos para os itens e garantir a ordenação destes reduz o desperdício de tempo para procurar uma ferramenta, por exemplo, ou até evita que peças sejam perdidas ou trocadas entre os veículos. Situações que são inadmissíveis dentro de uma boa oficina, não são mesmo? O segundo tipo de organização é o que mais pode impactar na sua empresa. Saber definir bem o fluxo dos processos internos pode aumentar a rentabilidade da sua empresa consideravelmente. Com uma boa definição dos procedimentos é possível gerir o seu tempo e o dos seus funcionários da melhor maneira. E, como se sabe, tempo é dinheiro!

Capacite os funcionários conforme a demanda

Estar atualizado é essencial para empresas de qualquer ramo ou setor. Uma das formas de acompanhar as práticas do mercado e de manter a qualidade dos serviços prestados é capacitando o quadro de funcionários da oficina. Essa prática garante alguns benefícios:

  • deixa o cliente satisfeito pelo bom serviço prestado;
  • garante a qualidade do serviço;
  • reduz o tempo de atuação do funcionário em uma determinada tarefa;
  • faz com que os funcionários se sintam valorizados;
  • estimula o crescimento e motiva a equipe;
  • acompanha tendências e práticas do mercado.

Por isso, é importante que essa parte da gestão também seja contemplada e de forma alguma deve ser deixada de lado como em algumas companhias. Não se esqueça de que você também é parte da organização, por sinal, a mais determinante. Desse modo, realize treinamentos freqüentes para guiar a empresa e o seu corpo de funcionários.

Use a tecnologia a favor da gestão de oficina

A tecnologia veio para ficar e para acelerar o crescimento, então tente se manter constantemente por dentro das inovações e produtos tecnológicos que aparecem no ambiente das oficinas mecânicas. É certo que muitas vezes as tecnologias disponíveis ainda são muito caras e não se pagam dentro da operação, podendo ser um tiro no pé. Então, faça um estudo dos benefícios que a aplicação da tecnologia pode gerar e realize as escolhas adequadas. Em alguns casos, pode ser que produto inovador não traga diretamente um benefício financeiro, mas que seja um diferencial entre os concorrentes, chamando a atenção dos clientes para realizar mais serviços dentro da sua oficina. É necessário ter uma visão do todo para entender se realmente existe uma oportunidade na aquisição do produto. Além da tecnologia oferecida para o cliente, existem as que podem auxiliar nos seus processos internos. Softwares de computador são ótimos exemplos que podem gerar um aumento da produtividade. Com eles é possível ter uma maior noção da sua operação, principalmente a partir da visão do volume de clientes, quais serviços executados concentram a maior parte da sua operação, levantamento e acompanhamento financeiro, controle de clientes, fornecedores e estoques, entre várias outras possibilidades. Existem muitos produtos disponíveis que podem facilitar e desenvolver o seu negócio.

Tenha um bom relacionamento com os clientes

Os clientes são o principal motivo da sua empresa estar funcionando ou não, e por isso devem ser tratados com a devida importância. Exija um ótimo tratamento por parte dos seus funcionários para que um bom relacionamento seja criado e mantido ao longo do tempo. Oferecer um ótimo atendimento desde a chegada até a saída, mostrar transparência nos serviços prestados, explicar produtos e processos, quando necessário, são alguns pontos que podem fortalecer o relacionamento da sua oficina com os seus clientes. Esteja sempre aberto para receber críticas e sugestões de melhorias, desta forma o usuário se sentirá ouvido e você poderá guiar o desenvolvimento do estabelecimento.

Ofereça serviços diferenciados em relação à concorrência

O primeiro passo para poder oferecer serviços diferenciados em relação à concorrência é conhecendo ela muito bem. Por isso, comece justamente entendendo quem são os seus concorrentes, que produtos e serviços eles oferecem, qual é o preço cobrado, se tem qualidade e se os clientes estão satisfeitos. Pode ser difícil capturar todas essas informações, mas tente aprender o máximo que conseguir, quanto mais insumo você possuir, mais você poderá decidir qual será a melhor frente a atacar, se será abaixando o preço de um produto, oferecendo um serviço que ninguém disponibiliza, aumentando a qualidade perante as outras oficinas. Essa estratégia aumenta a captação e retenção de clientes, aumentando também a gama de serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com