TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

TUTOR PRESENCIAL:

PROFESSORA EAD:

ATPS

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA

POLO MANAUS

OUTUBRO 2014

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distânci

ACADÊMICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Dercilene Gonçalves Leite

RA 357370

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA

POLO MANAUS

OUTUBRO 2014

ETAPA 1

Gestão de Pessoas

“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e

As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.

Conceito de Gestão de Pessoas

É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”

Tempos Modernos

O filme tempos modernos, o qual Charles Chaplin é o ator principal, retrata a vida de um operário que tem se adaptar ao árduo trabalho em uma fabrica. Ocorre que o trabalho consiste simplesmente em apertar botões, ou seja, o operário deixou de ter a visão global do que estava sendo produzido e ao perder o saber técnico cabia apenas a executar o que fora concedido e planejado em outro setor, com isso foi ficando cada vez mais estressado e por causar aborrecimento na fábrica, acabou sendo dispensado. O operário conhece uma moça depois que ela tenta roubar comida em uma padaria e para que a moça não seja presa, o operário assume a autoria do roubo, porém a policia percebe o engano e acaba prendendo a moça. O operário então rouba comida em um restaurante para ser preso também, os dois são postos em um camburão e fogem durante um acidente. Começa novamente a procura por emprego, e o operário consegue um como segurança em uma loja de departamento, contudo acaba sendo despedido por negligência. Em seguida irá trabalhar em uma fábrica, consertando máquinas, acaba sendo preso por “desacato a autoridade”, quando saiu da prisão a jovem espera para viverem em um barraco de madeira. A jovem consegue um emprego como dançarina em um café e outro para o operário como garçom. Os dois fazem muito sucesso como cantores, porém chega a policia para prender a jovem, eles acabam fugindo e terão que começar tudo de novo. Nesse filme podemos perceber a transformação da sociedade com a chegada das máquinas, ou seja, a industrialização. Enquanto na atividade artesanal doméstica o trabalhador conhecia todas as fases da produção, a mecanização fabril estimulava a divisão do trabalho, visando aumentar a produção. O então operário era obrigado a realizar uma atividade repetitiva e bastante estressante, durante horas. Ao longo da história o ser humano permaneceu inferiorizado e então aconteceu uma grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com