TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conceito

Seminário: Gestão de conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Administração: É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos OU É o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e de todos os outros recursos, para se atingir os objetivos estabelecidos.

Administração Científica: (Taylor) (9 itens) - Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; - Estudo da fadiga humana; - Divisão do trabalho e especialização do operário; - Desenho de cargos e tarefas; - Incentivos salariais e prêmios de produção; - Conceito de “homo economicus”; - Condições de trabalho; - Supervisão funcional; - Padronização. Características da Burocracia (Max Weber)(9 itens) 1-Caráter legal das normas e regulamentos;2-Caráter formal das comunicações; 3-Divisão do Trabalho; 4-Impessoalidade no relacionamento; 5-Hierarquização da autoridade;6-Rotinas e procedimentos padronizados; 7-Competência técnica e meritocracia; 8-Especialização da administração; 9Profissionalização dos participante.

Principios da administração cientifica(Taylor): 1-Seleção e treinamento de pessoal. 2-Salários altos e custos baixos de produção. 3-Identificação da melhor maneira de executar tarefas. 4-Cooperação entre administração e trabalhadores. Criticas a Administração cientifica(taylor) -Aumentar a eficiência provocaria o desemprego. -A administração Científica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.

Fayol dividiu a empresa em 6 atividades ou funções distintas:

Técnicas: produção de bens e serviços; Comerciais: compra,venda, troca;

Financeiras: gerência de capitais; Segurança: proteção dos bens e pessoas;

Contábeis: inventários, balanços, custos, estatísticas; Administrativas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle - integração das outras 5 funções. 14 princípios da administração segundo fayol:1-Divisão do Trabalho 2-Autoridade e Responsabilidade 3-Disciplina 4-Unidade de comando 5-Unidade de direção 6-Interesse geral 7-Remuneração do pessoal 8-Centralização 9-Cadeia escalar 10-Ordem 11-Equidade 12-Estabilidade do pessoal 13-Iniciativa 14-Espírito de equipe.

16 deveres do gerente segundo Fayol:1-Assegurar a preparação dos planos e sua execução; 2 Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa; 3 Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única; 4 Harmonizar atividades e coordenar esforços; 5 Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa; 6 Organizar a seleção eficiente do pessoal; 7 Definir claramente as obrigações; 8 Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade; 9 Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados 10. Usar sanções contra faltas e erros. 11 Manter a disciplina; 12. Manter a unidade de comando; 13 Subordinar os interesses individuais ao interesse geral;14 Supervisionar a ordem material e humana; 15. Ter tudo sob controle; 16. Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

Funções administrativas (POCCC): Prever (planejar), Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar. Funções não administrativas: técnicas, comerciais, financeiras, segurança contábeis.Segundo Fayol: - Administração é um conjunto de processos entrosados e unificados, que abrange previsão, comando e controle, enquanto que organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada. - Administração é um todo do qual a organização é uma das partes. O processo da APO consiste em: Definir os objetivos específicos: para as áreas-chave, específicos e mensuráveis; Tempo definido: prazo para o cumprimento; Feedback sobre o desempenho: avaliação do desempenho da equipe e ação corretiva

Eficiência:a organização utiliza produtivamente ou de maneira econimica seus recursos, é a melhor forma de desenvolver o trabalho – meios. Eficácia: a equipe que faz esse trabalho é eficaz na medida em que cumpre esse objetivo– fins.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »